Conteúdos
Este plano de aula aborda os principais tópicos relacionados à química ambiental, como poluição atmosférica, contaminação da água e do solo e os impactos ambientais causados pela atividade humana. O objetivo é desenvolver a consciência crítica dos estudantes a respeito da ação antrópica sobre o meio ambiente e propor alternativas sustentáveis para a preservação ambiental, relacionando os conteúdos com o cotidiano e enfatizando o papel da química na construção de um futuro sustentável.
Objetivos
- Compreender os principais tipos de poluição e suas causas químicas;
- Identificar os poluentes mais comuns presentes no ar, no solo e na água;
- Avaliar os impactos ambientais e à saúde humana decorrentes da poluição química;
- Propor soluções e atitude sustentáveis para mitigar os problemas ambientais;
- Desenvolver o pensamento crítico e a cidadania ambiental.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Fazendo o uso de metodologias ativas, este plano de aulas tem como objetivo explicar o que é a química ambiental e relacionar os seus conceitos com o cotidiano.
Palavras-chave:
Química ambiental, poluição, resíduos, sustentabilidade, contaminação.
Previsão para aplicação:
3 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: Introdução à química ambiental
Inicie a aula perguntando aos alunos: “O que vocês entendem por química ambiental? Em que situações do dia a dia a química pode afetar o meio ambiente?” Registre as ideias na lousa.
Depois do bate papo, explique aos alunos que a química ambiental estuda os efeitos das substâncias químicas no meio ambiente, abordando poluentes, suas origens, impactos e formas de prevenção. Utilize vídeos curtos ou notícias atuais para ilustrar casos reais de contaminação ambiental.
Para essa etapa, é possível propor aos alunos que façam um breve texto ou esquema no caderno com os principais problemas ambientais causados por produtos químicos (ex: agrotóxicos, gases industriais, detergentes).
2ª Etapa: Tipos de poluição e causas químicas
Divida a turma em três grupos e atribua a cada um deles um tipo de poluição (ar, água ou solo). Cada grupo deverá pesquisar:
- Principais poluentes químicos envolvidos;
- Fontes de emissão ou descarte;
- Efeitos sobre os seres vivos e o meio ambiente.
Sugestão de recursos: sala de informática, jornais e revistas ou materiais didáticos (livros).
Cada grupo fará slides sobre o conteúdo e apresentará para a sala. Nessa etapa, é importante reforçar os conceitos químicos envolvidos, como a presença de metais pesados, gases do efeito estufa e compostos orgânicos tóxicos.
3ª Etapa: Soluções sustentáveis e consciência ambiental
Para essa etapa, promova um debate guiado com os alunos com o seguinte tema: “O que podemos fazer para reduzir os impactos ambientais causados por substâncias químicas?”
Apresente propostas como:
- Coleta seletiva e reciclagem;
- Substituição de produtos tóxicos por biodegradáveis;
- Tratamento de efluentes industriais e domésticos.
Faça uma atividade prática com os alunos para que eles criem campanhas de conscientização (cartazes, folders ou slides) com mensagens educativas sobre atitudes sustentáveis no uso de produtos químicos. Os materiais podem ser expostos na escola e divulgados nas redes sociais da escola.
Para essa avaliação, é importante verificar: a clareza das informações, a criatividade, participação do grupo e aplicação de conceitos químicos.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Gabriela Ribeiro do Prado.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: cmturkmen – Getty Images
 
                