Conteúdos

• Textos literários.

• Personagens.

Objetivos

·         Identificar a leitura como fonte de prazer.

 

·         Analisar a construção do personagem em textos literários.

 

·         Observar aspectos emocionais e características físicas dos personagens estudados.

 

 

1ª Etapa: Início de conversa

Sabemos que uma boa história, quase sempre, tem um personagem marcante. Aquele que com suas atitudes nos emociona ou nos provoca ira. Seja ele o principal ou o secundário, o vilão ou o mocinho. Uma narrativa de qualidade não é a mesma sem a figura de um personagem envolvente, interessante, fundamental para a composição do texto. Mas como identificar esse personagem? Leve essa discussão para a sala de aula e apresente aos alunos personagens que marcaram a história da humanidade sem nunca terem vivido. 

2ª Etapa: Analisando personagens

Para essa aula selecione diversos livros de literatura com personagens bem construídos por seus autores. Algumas opções são: Sítio do Picapau Amarelo, A fantástica fábrica de chocolate, Alice no País das Maravilhas, Harry Potter, Peter e Wendy, Sherlock Holmes, O pequeno príncipe, Matilda, Pipi Meialonga, O mágico de Oz, Contos de Grimm, Pinóquio, O menino maluquinho, entre tantas outras opções. É extremamente importante que você já tenha lido os livros selecionados, pois precisará conhecer os personagens para apresentá-los aos alunos.

 

Em seguida, organizados em roda, apresente os livros escolhidos para a sala (o ideal é selecionar tantos livros quantos forem os alunos) para facilitar as próximas etapas). Pergunte se conhecem as histórias, o que sabem sobre os personagens presentes nas narrativas. Coletivamente faça uma lista com os personagens identificados pelos alunos e, depois, analise-os com o grupo.

 

Para a análise você poderá se basear nas seguintes questões:

O que faz o personagem?

Quais são suas características físicas?

Como é sua personalidade? (Calma, nervosa, agitado, humilde, etc)

Qual a importância dele na história lida?

 

Uma dica é construir um quadro com as análises feitas, pois ele facilitará o processo de caracterização que será feito pelos alunos posteriormente.

 

3ª Etapa: Adivinhe quem sou eu

Nessa etapa você ensinará para os alunos uma brincadeira baseada no jogo “Eu sou”, para saber mais como se joga, assista ao comercial publicitário disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Essa brincadeira consiste em, por meio de perguntas e respostas, descobrir qual personagem você é.

 

Imprima imagens dos personagens listados na etapa anterior e faça fichas com eles, como a do modelo (Veja tabela/figura/imagem no material de apoio anexo neste plano de aula.)

 

Com as fichas prontas, em roda, inicie o jogo. Um aluno por vez deverá pegar uma ficha e colocar, sem olhar, em sua testa (pode colocar em uma espécie de tiara ou faixa) e fazer perguntas aos colegas, contudo as perguntas só podem ter dois tipos de resposta, sim ou não. Você deverá ficar com um cronômetro e marcar o tempo em que cada um demorou para descobrir seu personagem. Quem levar menos tempo vence o jogo.

 

A brincadeira pode ser repetida quantas vezes quiserem e se tornar uma atividade permanente da turma, com o acréscimo de personagens trabalhados por vocês ao longo das aulas.

 

 

4ª Etapa: Piquenique literário

Para finalizar a proposta, convide os alunos para um piquenique literário. Cada um poderá escolher um dos personagens trabalhados ao longo do processo e se caracterizar como ele. Também deverá trazer para o piquenique um prato que tenha relação com a história desse personagem, como o lugar em que ele mora ou sua comida preferida, por exemplo. 

 

Para essa brincadeira, não se esqueça de enviar um comunicado aos pais explicando a proposta e solicitando o auxilio deles.

 

Materiais Relacionados

1.         Para saber mais sobre o gênero literário.

2.         Para saber mais sobre a construção dos personagens

3.         Para compartilhar com os alunos os 101 personagens mais influentes da história.

4.         Para compreender como se brinca de “Eu sou” assista ao vídeo do jogo distribuído pela Estrela.

Arquivos anexados

  1. Quem sou eu?

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.