Conteúdos
Fenômeno Efeito Estufa;
Conceito de carbono neutro e créditos de carbono.
Objetivos
– Entenda os conceitos de carbono neutro e créditos de carbono;
– Efetuar o cálculo de sua pegada de carbono a partir de um teste;
– Organizar uma campanha para diminuição da liberação de gases do efeito estufa;
Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio", você encontra este plano de aula disponível para download.
1ª Etapa: Revisão de conceitos
Faça, inicialmente, uma revisão básica com a turma sobre efeito estufa, aquecimento global e Protocolo de Kyoto.
2ª Etapa: Conhecendo o conceito de carbono neutro e créditos de carbono
Faça uma leitura compartilhada com a turma do textos sugeridos nos links 2 e 3 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Procure esclarecer as possíveis dúvidas que surgirem em meio à leitura.
Assista aos vídeos sugeridos no item 4 para complementar a discussão e ainda esclarecer eventuais dúvidas dos alunos.
3ª Etapa: Calculando a pegada de carbono
Na sala de informática da escola, reúna os alunos e solicite que façam o teste recomendado no item 1 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Como o teste está redigido em português de Portugal, o professor deverá estar atento para dúvidas de vocabulário dos alunos. Por exemplo: telemóvel = aparelho celular; comboio = trem.
Ao finalizar o teste, procure fazer um levantamento junto aos alunos respondendo às seguintes questões:
• Quantos alunos apresentam um déficit em relação à sua pegada de carbono, ou seja, tem um saldo positivo na emissão de gases estufa?
• Esse saldo positivo está relacionado à moradia ou transporte? Ou a ambos?
4ª Etapa: Exercendo a cidadania
Divida a classe em grupos, de no máximo 4 alunos, e solicite a elaboração de uma campanha, a ser direcionada à comunidade escolar, para a diminuição da emissão dos gases estufa. Esta campanha deve alertar para ações individuais, ou seja, o que cada um pode fazer para contribuir com o Planeta.
Articule com os demais professores a produção desta campanha, tendo como variáveis o público alvo (dos diferentes segmentos e perfis) e a mídia a ser utilizada. Poderão ser elaborados: tirinhas, cartazes, intervenções artísticas nas áreas livres da escola (esquetes teatrais, instalações tridimensionais, emissões sonoras) ou qualquer outra mídia, adequada ao objetivo e ao público escolhido.
A avaliação deverá considerar o processo e a participação de cada aluno, a linguagem, a qualidade informativa e estética do produto, assim como a sua adequação ao público alvo selecionado.
Materiais Relacionados
1) O site Calculadora de Carbono disponibiliza um teste bastante simples de ser realizado para calcular a pegada de carbono de cada cidadão. A pegada de carbono indica quanto de CO2 é liberado por cada indivíduo em determinado tempo. O teste está redigido em português de Portugal.
2) Acessse a seção Perguntas e Respostas: Créditos de Carbono e entre em contato com as principais questões sobre o tema.
3) O artigo "Como funcionam os créditos de carbono?" apresenta um artigo bastante didático sobre o funcionamento dos créditos de carbono.
4) Assista aos vídeos sugeridos e obtenha informações sobre efeito estufa e neutralização de carbono sob o ponto de vista de dois entrevistados no Programa Meio Ambiente por Inteiro: Fernanda Carvalho, da ONG TNC (The Nature Conservancy) e Gustavo Baptista, professor e pesquisador do Instituto de Geociências da UNB.
– Parte 1
– Parte 2