Publicado em
24 de fevereiro de 2012
Conteúdos
Objetivos
1ª EtapaIntrodução do tema
2ª EtapaExploração da atividade interativa
3ª EtapaRetomada Conceitual
Materiais Relacionados
Arquivos Anexados
Conteúdos
Polígonos, Quadrado, Retângulo, Losango, Trapézio, Paralelogramo, Ângulo.
Objetivos
Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com suas planificações. ;
Identificar semelhanças e diferenças entre quadriláteros, por meio de suas propriedades.
1ª Etapa: Introdução do tema
Para falar sobre o tema, divida a sala em pequenos grupos e apresente algumas obras de arte construídas com formas geométricas. Cada grupo deverá escolher uma obra de arte para trabalhar.
Seguem algumas sugestões de imagens que podem ser trabalhadas com os alunos:
Piet Mondrian – composition with red – 1921
Piet Mondrian Braodway Boogie Wooie – 1942
Piet Mondrian – composition with gray and light brown
Romero Brito – Spanish sensations – 1999
Romero Brito – Party Time – 2005
Romero Brito – Summer Chair 2006
Peça para que os alunos identifiquem as formas geométricas que conhecem, presentes na obra selecionada. Posteriormente, proponha questões aos grupos:
Que polígonos encontraram? Quais são os seus nomes?
Quais desses polígonos são quadriláteros?
Quantos Quadriláteros diferentes, conseguimos encontrar na obra?
Quais as características desses quadriláteros? Podemos organizá-los em diferentes grupos?
Quais critérios usamos para agrupá-los? Como podemos classificá-los?
Quais nomes utilizamos na classificação?
2ª Etapa: Exploração da atividade interativa
Posteriormente, organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática. Peça para que os alunos acessem a atividade interativa “Quadriláteros”, disponível no site NET Educação.
Nessa atividade, os alunos serão convidados a estabelecer as relações existentes entre os quadriláteros, suas semelhanças e diferenças. E posteriormente, serão desafiados a classificá-los de acordo com as suas características.
É importante que você circule entre as duplas problematizando os erros.
3ª Etapa: Retomada Conceitual
Ao término da atividade, reorganize a sala nos mesmos grupos do início da atividade, peça para que os alunos retomem a obra de arte que escolheram e, com o auxilio do que aprenderam na atividade interativa, oriente que eles classifiquem os quadriláteros presentes nas obras de arte.
Depois peça para que cada grupo exponha suas obras, identificando para os demais os quadriláteros e justificando sua classificação.
Materiais Relacionados
Antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.Leia o conteúdo disponível nos links abaixo:
Site do Romero Britto em português (menos imagens que no site em inglês)
Site do artista plástico Piet Mondrian que trabalha com formas geométricas
Arquivos anexados
Tags relacionadas
Please login to comment
0 Comentários