Conteúdos

Este plano de aula de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental propõe o uso de diferentes materiais para a investigação de suas propriedades, focando especificamente em massa e volume. Os alunos deverão identificar e comparar a massa e o volume de diferentes materiais, compreendendo como essas propriedades influenciam seus usos no cotidiano.

Objetivos

  • Compreender as propriedades físicas dos materiais, especificamente massa e volume;
  • Identificar e comparar a massa e o volume de diferentes elementos da natureza; e
  • Desenvolver habilidades de observação, medição e registro de dados.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Conceito de massa: o que é massa e como se mede;
  • Conceito de volume: o que é volume e como se mede;
  • Comparação entre massa e volume: exemplos práticos e atividades de comparação;
  • Propriedades dos materiais; e
  • Ferramentas de medição (balança e recipiente graduado).

Palavras-chave:

Materiais. Massa. Volume. Peso. Elementos da natureza.

Previsão para aplicação:

3 aulas (50 min/aula).

Materiais necessários para a proposta:

  • Balança de cozinha;
  • Recipientes medidores, de diferentes tamanhos;
  • Objetos variados, para medição de massa e volume: água/pedras/areia/folhas/galhos/argila/papel; e
  • Caderno e lápis, para registro de dados.

1ª Etapa: Preparação

Organizar os alunos em pequenos grupos e levá-los à área externa, em busca de pedras, folhas, galhos etc.

Em seguida, distribuir roteiro de observação, com as seguintes provocações:

  • Os materiais são iguais?
  • Quais características semelhantes os materiais possuem?
  • Quais diferenças os materiais apresentam?
  • Quais desses materiais irão afundar e quais irão boiar?
  • Qual material tem mais massa?
  • Qual material altera mais o volume da água?

Em seus respectivos grupos, permita que os alunos explorem cada uma dos materiais coletados e repensem suas hipóteses.

2ª Etapa: Medindo volume

Utilizar recipientes de diferentes tamanhos e água, para mostrar como o volume pode ser medido, permitindo que os alunos experimentem o uso de copos medidores. Em seguida, peça aos alunos que estimem e depois meça o volume de diferentes recipientes, registrando os resultados.

3ª Etapa: Medindo massa

Com os objetos da natureza que foram coletados, peça aos alunos que comparem e registrem quais objetos têm maior massa e quais ocupam mais espaço. Discutam as observações e relacionem com o uso dos materiais no cotidiano.

4ª Etapa: Final

Compartilhar com o grande grupo as observações e comparar com as hipóteses iniciais.

  • Quais materiais afundaram e quais boiaram?
  • Qual tem mais massa?
  • Qual altera mais o volume da água?
  • A que conclusões o grupo chegou?

 

Plano de aula elaborado pela Professora Gabriela Rampazo.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: FatCamera – Getty Images

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.