Conteúdos
Este plano de aula de ciências para os anos iniciais do ensino fundamental propõe o uso de diferentes materiais para a investigação de suas propriedades, focando especificamente em massa e volume. Os alunos deverão identificar e comparar a massa e o volume de diferentes materiais, compreendendo como essas propriedades influenciam seus usos no cotidiano.
Objetivos
- Compreender as propriedades físicas dos materiais, especificamente massa e volume;
- Identificar e comparar a massa e o volume de diferentes elementos da natureza; e
- Desenvolver habilidades de observação, medição e registro de dados.
Conteúdos / Objetos do conhecimento:
- Conceito de massa: o que é massa e como se mede;
- Conceito de volume: o que é volume e como se mede;
- Comparação entre massa e volume: exemplos práticos e atividades de comparação;
- Propriedades dos materiais; e
- Ferramentas de medição (balança e recipiente graduado).
Palavras-chave:
Materiais. Massa. Volume. Peso. Elementos da natureza.
Previsão para aplicação:
3 aulas (50 min/aula).
Materiais necessários para a proposta:
- Balança de cozinha;
- Recipientes medidores, de diferentes tamanhos;
- Objetos variados, para medição de massa e volume: água/pedras/areia/folhas/galhos/argila/papel; e
- Caderno e lápis, para registro de dados.
1ª Etapa: Preparação
Organizar os alunos em pequenos grupos e levá-los à área externa, em busca de pedras, folhas, galhos etc.
Em seguida, distribuir roteiro de observação, com as seguintes provocações:
- Os materiais são iguais?
- Quais características semelhantes os materiais possuem?
- Quais diferenças os materiais apresentam?
- Quais desses materiais irão afundar e quais irão boiar?
- Qual material tem mais massa?
- Qual material altera mais o volume da água?
Em seus respectivos grupos, permita que os alunos explorem cada uma dos materiais coletados e repensem suas hipóteses.
2ª Etapa: Medindo volume
Utilizar recipientes de diferentes tamanhos e água, para mostrar como o volume pode ser medido, permitindo que os alunos experimentem o uso de copos medidores. Em seguida, peça aos alunos que estimem e depois meça o volume de diferentes recipientes, registrando os resultados.
3ª Etapa: Medindo massa
Com os objetos da natureza que foram coletados, peça aos alunos que comparem e registrem quais objetos têm maior massa e quais ocupam mais espaço. Discutam as observações e relacionem com o uso dos materiais no cotidiano.
4ª Etapa: Final
Compartilhar com o grande grupo as observações e comparar com as hipóteses iniciais.
- Quais materiais afundaram e quais boiaram?
- Qual tem mais massa?
- Qual altera mais o volume da água?
- A que conclusões o grupo chegou?
Plano de aula elaborado pela Professora Gabriela Rampazo.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: FatCamera – Getty Images