Conteúdos

Propriedade dos Imãs – Imãs, suas características, propriedades e utilização

Objetivos

• Compreender a Física presente no mundo vivencial e nos equipamentos e procedimentos tecnológicos. Descobrir o "como funciona" de aparelhos;
• Relacionar o conhecimento físico com conhecimentos de outras áreas do saber científico;
• Utilizar leis físicas para interpretar processos naturais ou tecnológicos inseridos no contexto do eletromagnetismo.

1ª Etapa: Introdução do tema

Inicie a atividade fazendo um levantamento sobre os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos imãs, pergunte se eles sabem como os imãs funcionam, onde podemos encontrar imãs no nosso cotidiano e questione se os alunos já manipularam utilizaram um imã.



Anuncie que esse será A atividade tem como objetivo identificar os materiais que possuem as propriedades o elemento principal da experiência deles nessa aula, e que, paramagnéticas. Para isso, eles deverão se organizar em pequenos grupos para realizar a atividade. Disponibilize para cada grupo alguns imãs e objetos feitos de diferentes materiais. Algumas sugestões estão no procedimento 2 Trabalhando com a propriedade física da Matéria em “Para Organizar o Seu Trabalho e Saber Mais”

Arrume os materiais citados acima (sugestão – você pode colocar outros) e solicite aos estudantes que verifiquem  se esses materiais são ou não atraídos pelo imã.



Durante a experiência, peça que realizem anotações referentes aos quais materiais o imã atraiu e com quais materiais não  foram atraídos.Oriente que organizem esses resultados em uma tabela.



Problematize questionando:



– Como os imãs se comportam quando são aproximados?

– Por que o imã não atrai todos os tipos de materiais?

– Existem imãs naturais?

– Existe relação entre os imãs, o magnetismo e a bússola?

– Como funciona uma bússola?



Registre coletivamente as principais ideias levantadas pelos alunos e avise-os que retomará com eles os conceitos na 3ª etapa.

 

2ª Etapa: Exploração da atividade interativa.

Organize a turma em duplas de trabalho para utilização de computadores portáteis ou dos computadores da sala de informática. Proponha que pesquisem na internet sobre o tema.buscando compreender o magnetismo e responder às questões propostas na etapa anterior  Inclua também as perguntas: 



 – Quando o magnetismo foi descoberto?

 – Em que objetos e aparelhos os imãs são utilizados hoje em dia?

 – Você poderia propor uma utilização inovadora para o imã?

– Quais são as propriedades dos ímãs?



Peça para que os alunos acessem a atividade interativa “Propriedade dos Imãs”, disponível no site NET Educação (material de apoio).



Nessa atividade interativa, uma dupla de amigos está perdida na floresta e precisa utilizar um imã para construir uma bússola caseira e assim encontrar o caminho de volta para casa. Nessa aventura os alunos poderão entrar em contato com algumas propriedades específicas dos imãs, e aprenderão o funcionamento de uma bússola alguns conceitos relacionados a magnetismo e campo magnético.

3ª Etapa: Finalização.

Para retomar os conceitos e finalizar a atividade, o professor pode levar os alunos até o laboratório ou outro espaço disponível na escola e pedir para que eles realizem o experimento 1, Construindo uma Bússola disponível em “Para Organizar o Seu Trabalho e Saber Mais” possibilitando assim que eles coloquem em prática os conceitos trabalhados tanto na pesquisa realizada quanto na atividade interativa.



Construir uma bússola é muito simples. Basta imantar uma agulha de costura e depois colocá-la para flutuar numa vasilha com água.



Procedimento:



1. Pegue uma bacia de plástico e encha-a com água.

2. Esfregue um ímã numa agulha de costura, sempre em um mesmo sentido, para direcionar seu magnetismo.

3. Faça duas fendas opostas na parte lateral da tampinha plástica de uma garrafa de refrigerante.

4. Encaixe a agulha imantada na tampinha da garrafa de modo firme.

5. Coloque o dispositivo para flutuar na bacia com água e sua bússola estará pronta.



Após o desenvolvimento do procedimento, peça para que os alunos façam um relatório sobre o que realizaram, enfatizando a necessidade de escrever os resultados e uma análise sobre eles, vinculada aos objetivos. Posteriormente, sugira aos alunos que preparem uma apresentação dos resultados para o grupo. Defina os itens a serem contemplados no relatório tais como tabelas, gráficos de barra, de acordo com o tipo de dados a serem mostrados.



Aproveite para retomar com os alunos e orientá-los sobre o que aprenderam desde a primeira etapa da atividade, após a experiência com imãs e levantamento de hipóteses.

 

 

Materiais Relacionados

Antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.

Leia o conteúdo disponível nos links abaixo:

Como funcionam os imãs:
http://ciencia.hsw.uol.com.br/imas1.htm

Eletricidade e Magnetismo – algumas experiências com imãs:
http://www.searadaciencia.ufc.br/sugestoes/fisica/elet2.htm

Criando um imã:
http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/ele14.htm

Clonagem Magnética:
http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/ele15.htm

Bussola de copo d`água:
http://www2.fc.unesp.br/experimentosdefisica/ele16.htm

Materiais necessários para as experiências propostas durante as atividades:

1. CONSTRUINDO UMA BÚSSOLA
Objetivo: Construir uma bússola simples.
Material:  imã, tampa plástica de garrafa de refrigerante, agulha de costura,  recipiente com água

2. TRABALHANDO A PROPRIEDADE FÍSICA DA MATÉRIA
Objetivo: Verificar as propriedades magnéticas de  alguns materiais.
Material: imã, moedas, objetos de alumínio, objetos de ferro, objetos de plástico, limalha de ferro

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