Conteúdos
Conceito de hábitos de higiene pessoal. Higiene pessoal e saúde: microrganismos. Processo histórico dos hábitos de higiene. Higiene Pessoal e Convívio Social: bullying e preconceito. O aplicativo “Pepi Bath” para aprendizagem.
Objetivos
Objetivo Geral:
Promover hábitos de higiene pessoal;
Objetivos específicos:
Diagnosticar o conhecimento prévio dos estudantes a respeito do assunto;
Discutir a importância dos hábitos de higiene para a prevenção de doenças;
Debater sobre o papel dos hábitos de higiene para o convívio social;
Estimular o uso do aplicativo “Pepi Bath”, de jogos educativos sobre higiene pessoal;
Verificar por meio do aplicativo como os hábitos de higiene foram explorados.
1ª Etapa: Diagnóstico do conhecimento prévio dos estudantes sobre o tema.
O professor poderá fazer um levantamento dos saberes dos alunos sobre a temática da higiene pessoal. O docente pode realizar uma conversa em tom informal com o objetivo de promover o debate. Perguntas como “vocês já ouviram falar em higiene pessoal?”, “quais são os hábitos que vocês mais utilizam?”, “todas as pessoas em sua casa fazem a higiene pessoal?”, “o que vocês acham que acontece quando uma pessoa não tem hábitos de higiene pessoal?”.
2ª Etapa: Exibição de animações
Para introduzir o tema, o professor poderá exibir as animações elencadas como sugestão de material de apoio. Após a exibição, o docente promove o debate, questionando os estudantes acerca do que eles tinham conhecimento com o que foi apresentado nos vídeos.
3ª Etapa: Explanação sobre higiene pessoal
Utilizando textos e imagens, o professor explicará aos alunos os conceitos de higiene pessoal, seus tipos, a importância para promoção da saúde, prevenção de doenças e para o convívio social. O docente também deverá enfatizar as consequências da falta desses hábitos.
4ª Etapa: Utilização do aplicativo “Pepi Bath”
O professor explicará a forma como utilizar o aplicativo para a criação de hábitos de higiene pessoal. Para isso, usará as duas cenas disponíveis na versão gratuita do aplicativo. A atividade poderá ser realizada em grupos de até 3 alunos.
5ª Etapa: Processo avaliativo
A avaliação do projeto será realizada, por meio da utilização do aplicativo nas rotinas de higiene pessoal. Serão avaliados os seguintes critérios: relação interpessoal, aquisição da rotina de higiene no banheiro e no cotidiano escolar (roupas lavadas, cabelo penteado, unhas cortadas etc.).
Materiais Relacionados
Com o objetivo de estimular o debate, o professor poderá utilizar arquivos de vídeos infantis disponíveis nos endereços abaixo:
1 –
Música de Arnaldo Antunes – Lavar as mãos.
2 –
Animação “Ratinho tomando banho” do Castelo Rá Tim Bum.
3 –
Animação “Ratinho escovando os dentes” do Castelo Rá Tim Bum. Disponível em:
4. O
aplicativo “Pepi Bath”, utilizado neste projeto, pode ser baixado gratuitamente no endereço abaixo:
Descrição do aplicativo: Pepi Bath é um jogo de role-play, em que as crianças aprendem sobre higiene pessoal de uma forma divertida. O aplicativo tem dois avatares (personagens), um menino e uma menina que, na versão gratuita, precisam utilizar seus conhecimentos em higiene em duas situações: no banheiro e na lavadora de roupas.
Arquivos anexados
- Hábitos de higiene no ensino fundamental