Conteúdos

Produto Interno Bruto, Coeficiente de Gini, Natalidade e Mortalidade: Indicadores Sociais e Econômicos

Objetivos

Conhecer o PIB (Produto Interno Bruto) e sua importância como indicador da riqueza gerada por determinada população. Entender o que distribuição de renda e relacioná-la a desigualdades sociais e conhecer e conhecer os índices para calcular. Identificar a relação das taxas de natalidade e mortalidade com a composição da população mundial. Sensibilizar-se quanto aos índices de mortalidade infantil mundial. Relacionar políticas públicas de investimentos em saúde e habitação e índices de natalidade da população. Identificar informações em mapas e tabelas e relacioná-las. Antes dar início às Etapas consulte a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Taxas de Natalidade e Mortalidade

TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL

 

Antes de falar sobre o tema, cite que já somos mais de 7 bilhões de habitantes no planeta e que isso tem grande impacto sobre o ambiente, sobre os investimentos governamentais globais para a qualidade da população. 

Peça para que os alunos pesquisem na internet sobre o tema, orientando que acessem o site do IBGE para conhecer as pesquisas com informações produzidas sobre o Brasil http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/.

Oriente também para pesquisarem sobre fecundidade total no campo de busca (1940-2000 e 2001 – 2009). Eles encontrarão dois gráficos nos seguintes endereços:

http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=POP263&t=taxa-de-fecundidade-total

http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=POP264&t=taxa-de-fecundidade-total

Posteriormente, construa uma árvore genealógica de famílias da sala de aula. Pergunte sobre quantos irmãos os pais e os avós tinham e quantos irmãos os alunos têm. Faça uma tabela na lousa com as informações dos bisavós, dos avós e dos pais dos alunos. Mas atenção: somente aqueles que sabem quantos irmãos tinham seus avós e seus pais poderão participar para que a atividade faça sentido. Lembre-se: a taxa de fecundidade é relacionada aos genitores, portanto, a quantidade de irmãos dos alunos refere-se à taxa de fecundidade de seus pais e assim sucessivamente:

 

Some todos os irmãos dos avós (incluindo eles) e divida pelo número de alunos que forneceram a informação, por exemplo: se houverem 77 avós e tios-avós por 11 alunos teremos a média de 7,0 filhos por mulher na linha “bisavós”. Faça a mesma conta com os avós e os pais. E depois, compare os resultados obtidos em sala de aula com os resultados do IBGE.

Discuta com seus alunos sobre a queda contínua dessa taxa. Pergunte se eles sabem qual o motivo da queda. Deixe que eles reflitam e ofereçam suas hipóteses.

Organize as diferentes hipóteses oferecendo as seguintes informações: Há alguns anos, o Brasil deixou de ser um país rural e tornou-se urbano. A maioria da população que antes morava no campo, migrou para as cidades. No campo, o número de filhos era importante para compor a força de trabalho da família. Todos trabalhavam e ajudavam na produção, até as crianças. Quanto mais filhos, maior era a capacidade produtiva da família. O acesso à educação básica era precário. Muitas crianças sequer frequentavam a escola.

No processo chamado êxodo rural, acentuado na década de 1960, a migração do campo para as cidades, a forte entrada das mulheres no mercado de trabalho, em conjunto com políticas públicas, saúde, planejamento familiar, prevenção à gravidez indesejada, acesso a métodos anticoncepcionais, tudo isso contribuiu para que o índice de natalidade fosse diminuindo ao longo dos anos no Brasil.

Talvez nesse momento seja necessário combater alguns preconceitos sobre a ideia de que o Brasil ainda é um país com alta taxa de natalidade. Enfatize o conceito de “média” para que os alunos entendam que embora ainda existam famílias extensas, a tendência é de as famílias se tornarem cada vez menores, alterando a média para baixo.

 

TAXA DE MORTALIDADE

 

Para finalizar a apresentação de conteúdos, explique que a taxa de mortalidade reflete as condições sociais que uma população tem à disposição. Por exemplo, uma boa rede pública de saúde, incentivo à prevenção de doenças, acesso à alimentação adequada, informações sobre doenças infecto-contagiosas etc. Quanto maior a qualidade de vida, maior será a expectativa de vida.

Explique aos alunos que a expectativa de vida é a quantidade de anos de vida que uma pessoa tem ao nascer, baseado nas condições socioeconômicas de uma determinada área. No Brasil, alguns fatores como mortalidade infantil, acesso à saúde de qualidade, mortes violentas de jovens por armas de fogo e no trânsito diminuem a expectativa de vida da população em geral. 

A Organização das Nações Unidas (ONU) recomenda que a taxa de mortalidade infantil fique abaixo de 10 óbitos a cada 1.000 nascimentos. Peça aos alunos que comparem com a taxa brasileira e discuta quais os caminhos para diminuí-la. Aborde itens como políticas públicas de informação sobre saúde sexual de jovens, saúde da gestante, acesso ao acompanhamento pré-natal e durante o parto, saneamento básico e alimentação adequada.

2ª Etapa: Retomada Conceitual

Para finalizar a aula, realize alguns questionamentos que podem ser transformados em tarefas para fazer em casa ou para a aula posterior, como a elaboração de uma redação, pesquisa de dados, debate entre grupos etc.

 

RELAÇÃO ENTRE INDICADORES 

Questione seus alunos sobre a relação entre PIB, desigualdade social e taxas de natalidade. Os indicadores apresentados nesta aula podem se relacionar entre si? O PIB per capita é afetado pelo aumento da taxa de natalidade? Os investimentos em políticas sociais do governo podem ser afetados? Oriente-os a refletir sobre este tema levando em consideração o que aprenderam hoje e a elaborar uma tarefa específica de reflexão (pode ser um texto dissertativo, uma publicação em mural, uma produção cultural usando músicas de rap etc.).

 

PROPOSTA PARA O PAÍS

Pergunte como podemos melhor a distribuição de renda no país. Incentive-os a pensar em temas como melhor distribuição de renda com melhores salários, mais empregos, políticas públicas de transferência de renda, maior acesso à educação e formação de mão de obra qualificada. Incentive diferentes formas de comunicação – por exemplo, um debate virtual, por meio de troca de e-mails entre os alunos, ou usando recursos de redes sociais.

3ª Etapa: Exploração da Atividade Interativa

Para introduzir o assunto, peça aos alunos que, em duplas, acessem a atividade interativa “PIB” disponível no NET Educação (material de apoio)

Nesta atividade interativa, os alunos poderão entrar em contato com os indicadores: PIB, Coeficiente de Gini, Taxa de Natalidade e Taxa de Mortalidade.

Durante a exploração da atividade interativa, oriente que os alunos anotem as principais informações obtidas sobre os indicadores trabalhados para serem socializadas posteriormente no momento de exploração individual de cada indicador.

4ª Etapa: PIB e Coeficiente de Gini

PIB

Pergunte aos alunos o que observaram durante a exploração do objeto sobre o significado da sigla PIB. Aproveite o momento para apresentar o Produto Interno Bruto como uma unidade de medida de riqueza econômica de um país. Faça um paralelo com o orçamento familiar de cada um. Tudo o que os pais e alunos arrecadam com o trabalho se traduz na renda auferida pela família. Informe que o PIB de um país, grupo de países, estados ou municípios pode ser dividido pelo número de habitantes. Desta relação, temos o PIB per capita. Da mesma forma, podemos ter a renda per capita da família, dividindo o orçamento geral da família pelo número de componentes. 

Oriente que os alunos façam este exercício individualmente e questione-os sobre os membros da família que não contribuem para a renda familiar (crianças, idosos, incapazes, se existirem). Os levantamentos individuais poderão ser retomados num momento posterior, ao se discutir a relação entre investimentos do governo e altas taxas de natalidade.

Peça para seus alunos calcularem o PIB per capita do Brasil em 2010, tomando por base os dados do IBGE presentes no objeto interativo. 

Apresente o quadro dos 15 maiores PIBs do mundo, presente no objeto “PIB” enfatizando a colocação do Brasil como a sétima economia do mundo. Questione seus alunos se eles acreditam que isto significa que somos a sétima população mais rica do mundo. 


COEFICIENTE DE GINI

Espera-se que a partir do questionamento anterior, os alunos cheguem à conclusão que a distribuição desigual de renda no nosso país faz com que não tenhamos a sétima população mais rica do mundo. A concentração de renda é um entrave para o nosso desenvolvimento. Apresente o quadro desta desigual distribuição de renda no Brasil.

Mostre aos alunos o Coeficiente de Gini como sendo um indicador para medir a distribuição de renda nos países. Peça para que observem no mapa mundial a má colocação do Brasil, enfatizando que nossos índices são piores do que nossos vizinhos da América do Sul, por exemplo, Argentina, Uruguai e Paraguai. Verifique se os alunos conseguem identificar pelas cores a distribuição de renda e a localização desses três países. Peça ainda que digam o nome de, pelo menos, um país sul-americano com índice similar ao do Brasil. Aproveite para nomear alguns países e ajudá-los a fixar a identificação dos nossos vizinhos em um mapa mundi.

Materiais Relacionados

Professor, esta aula abordar os temas que compete alguns dos índices que medem o grau de riqueza e desenvolvimento de uma nação. Serão apresentados os conceito de PIB, Distribuição de Renda, Taxa de Natalidade, Taxa de Mortalidade, Taxa de Mortalidade Infantil e algumas relações entre estas informações. Os índices e números apresentados nesta aula são de conhecimento público. No Brasil, o órgão federal responsável pela produção de estudos e pesquisas sociais e econômica, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subordinado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Visite o site do IBGE para obter dados sempre atualizados para suas aulas: www.ibge.gov.br. No Estado de São Paulo, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos (SEADE) também exerce um papel semelhante ao do IBGE, porém no hambito estadual. Confira em www.seade.sp.gov.br. Entre outros órgãos confiáveis de pesquisa, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (PEA) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Consulte também o site do IBGE para conhecer como pesquisar as informações produzidas sobre o Brasil http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/. Links que serão usados durante a 3ª etapa: http://seriesestatisticas.ibge.gov.br/series.aspx?vcodigo=POP263&t=taxa-de-fecundidade-total

Arquivos anexados

  1. Produto Interno Bruto, Coeficiente de Gini, Natalidade e Mortalidade: Indicadores Sociais e Econômicos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.