Conteúdos

Microconto;
Síntese da Linguagem;
Produção Textual.
 

Objetivos

– Conhecer as principais características de um microconto ilustrado e utilizá-las em produções coletivas e individuais com o objetivo de produzir um livro digital.

– Exercitar o poder de síntese e de precisão da linguagem na produção de micronarrativas.

– Realizar atividades de produção textual em que a leitura e a escrita possibilitem a troca e a interação entre estudantes com variadas aptidões técnicas e apreciações estéticas diferentes.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. Na aba "Material de Apoio", você encontra este plano de aula disponível para download.

1ª Etapa: Apresentação do projeto

Inicie a aula apresentando para os alunos a proposta de produção de microcontos. Para isso, acesso o aplicativo no Facebook pelo endereço: https://www.facebook.com/#!/neteducacao/app_500392756643829



Diga que eles vão escrever histórias bem curtas, e que esse projeto será realizado conjuntamente com outros alunos de várias escolas do Brasil. O resultado dessa produção será um livro digital. Acrescente ainda que essas histórias serão escritas no computador e que devem ter máximo de 250 caracteres. Eles terão que usar, portanto todo o poder de síntese e concisão em suas escritas.

2ª Etapa: Apresentação de um microconto

Um dos caminhos para iniciar a turma na leitura de microcontos é apresentar O canto dos cronópios, narrativa adaptada de Histórias de cronópios e de famas, de Julio Cortazar. Antes, porém, algumas explicações sobre o texto: nessa micronarrativa, vemos seres insólitos rompendo a barreira do real e dispensando o auxílio da lógica. Essa característica é que os faz ser um gênero pertencente ao fantástico. Nesse gênero, as personagens subvertem a visão racional do mundo pragmático. O próprio Cortázar, descreveu assim suas personagens:



“Eram tão estranhos que eu não conseguia vê-los claramente, uma espécie de micróbios flutuando no ar, uns glóbulos verdes que pouco a pouco iam tomando características humanas”.



Ainda sobre essas personagens, Glória Rodríguez, estudiosa da obra de Julio Cortázar, escreveu: “a força dos cronópios é a poesia”. Eles cantam como as cigarras, indiferentes ao prosaísmo do cotidiano. E  quando cantam, esquecem tudo, são atropelados, perdem o que levam nos bolsos e até a conta dos dias”.



Os famas são seres acomodados, prudentes, dados ao cálculo, e embalsamam suas recordações.



Além dos cronópios e famas, há também as esperanças. As esperanças, sedentárias – escreve Cortázar – deixam-se viajar pelas coisas e pelos homens, e são como as estátuas, que é preciso ir vê-las, porque elas não vêm até nós.



O canto dos cronópios

Quando os cronópios cantam, ficam tão entusiasmados que se deixam atropelar por caminhões e ciclistas, caem da janela e perdem até a conta dos dias.



Nesse momento, as esperanças e os famas vão ouvi-lo. No meio da roda, o cronópio suspende seus bracinhos como se segurasse o sol. Os famas e as esperanças aplaudem o cronópio, que se recupera, olha em redor e começa também a aplaudir, coitadinho.

3ª Etapa: Estudo do conto

Solicite aos alunos que identifiquem a personagem principal do texto. Escute as observações deles e peça para que exponham as razões por que escolheram determinada personagem como sendo a principal. Em seguida, e no caso de eles estarem certos, valide a observação dos alunos e acrescente outras que achar pertinentes.

4ª Etapa: Apresentação do gênero

Agora é o momento de repertoriar a turma sobre o que significa um microconto. Antes, acesse os links sugeridos na aba “Para organizar seu trabalho e Saber Mais” e relembre os conceitos de conto, miniconto e  microconto. Leia também, nesses mesmos links, vários minis e microcontos. Essa etapa é importante para o embasamento teórico sobre o trabalho. Em seguida, detenha-se no link 3 da mesma seção, selecione a narrativa “Proustiano” e reescreva-a na lousa, refazendo, com os alunos,  o mesmo percurso da etapa anterior.



Realizada essa etapa, e conforme sua predileção e a conformação da turma, selecione outras micronarrativas da seção “Para organizar Seu Trabalho e Saber Mais” e leia com eles, permitindo que todos se familiarizem com o gênero. Discuta com o grupo como é realizada a apresentação das personagens e quais os elementos responsáveis por identificar a principal. Peça para que eles observem outras personagens, o espaço, o tempo, o enredo. Solicite que exponham as respostas tendo como base elementos textuais.



Registre, junto com a turma, essas observações para que possam ser revistas mais tarde, se necessário.

5ª Etapa: Escrita de microconto

Proponha aos alunos a escrita de microcontos. Enquanto os alunos escrevem, vá realizando intervenções, observando se a história está ficando harmônica (se tem coerência interna, verossimilhança), se apresenta elementos como personagens, tempo, espaço, enredo. Cuide também para que os alunos não se estendam demais, pois a proposta é escrever apenas 250 caracteres.

6ª Etapa: Revisão

Proponha revisões para organizar a segunda versão do texto. Agora é hora de enxugar, cortar tudo o que é prescindível. Oriente os alunos para deixarem apenas o essencial sem que se perca o principal da história. Após essa etapa, é hora da revisão pelo professor. Nesse momento, faça a correção de modo a ajustar o microconto aos propósitos do projeto.

7ª Etapa: Leitura dos contos para a classe

Depois de realizados os ajustes, proponha a leitura dos microcontos pelos alunos. Oriente-os no sentido de cuidar da entonação, da dicção, do ritmo da leitura. Se for o caso, eles podem sonorizar esse momento introduzindo alguma melodia ou algum instrumento de percussão para acompanhar a apresentação para a turma.

 

8ª Etapa: Apresentação do projeto

Inicie a aula apresentando para os alunos a proposta de produção de microcontos. Para isso, acesso o aplicativo no Facebook pelo endereço: https://www.facebook.com/#!/neteducacao/app_500392756643829



Diga que eles vão escrever histórias bem curtas, e que esse projeto será realizado conjuntamente com outros alunos de várias escolas do Brasil. O resultado dessa produção será um livro digital. Acrescente ainda que essas histórias serão escritas no computador e que devem ter máximo de 250 caracteres. Eles terão que usar, portanto todo o poder de síntese e concisão em suas escritas.

9ª Etapa: Estudo do conto

Solicite aos alunos que identifiquem a personagem principal do texto. Escute as observações deles e peça para que exponham as razões por que escolheram determinada personagem como sendo a principal. Em seguida, e no caso de eles estarem certos, valide a observação dos alunos e acrescente outras que achar pertinentes.

10ª Etapa: Apresentação do gênero

Agora é o momento de repertoriar a turma sobre o que significa um microconto. Antes, acesse os links sugeridos na aba “Para organizar seu trabalho e Saber Mais” e relembre os conceitos de conto, miniconto e  microconto. Leia também, nesses mesmos links, vários minis e microcontos. Essa etapa é importante para o embasamento teórico sobre o trabalho. Em seguida, detenha-se no link 3 da mesma seção, selecione a narrativa “Proustiano” e reescreva-a na lousa, refazendo, com os alunos,  o mesmo percurso da etapa anterior.



Realizada essa etapa, e conforme sua predileção e a conformação da turma, selecione outras micronarrativas da seção “Para organizar Seu Trabalho e Saber Mais” e leia com eles, permitindo que todos se familiarizem com o gênero. Discuta com o grupo como é realizada a apresentação das personagens e quais os elementos responsáveis por identificar a principal. Peça para que eles observem outras personagens, o espaço, o tempo, o enredo. Solicite que exponham as respostas tendo como base elementos textuais.



Registre, junto com a turma, essas observações para que possam ser revistas mais tarde, se necessário.

11ª Etapa: Escrita de microconto

Proponha aos alunos a escrita de microcontos. Enquanto os alunos escrevem, vá realizando intervenções, observando se a história está ficando harmônica (se tem coerência interna, verossimilhança), se apresenta elementos como personagens, tempo, espaço, enredo. Cuide também para que os alunos não se estendam demais, pois a proposta é escrever apenas 250 caracteres.

12ª Etapa: Revisão

Proponha revisões para organizar a segunda versão do texto. Agora é hora de enxugar, cortar tudo o que é prescindível. Oriente os alunos para deixarem apenas o essencial sem que se perca o principal da história. Após essa etapa, é hora da revisão pelo professor. Nesse momento, faça a correção de modo a ajustar o microconto aos propósitos do projeto.

13ª Etapa: Leitura dos contos para a classe

Depois de realizados os ajustes, proponha a leitura dos microcontos pelos alunos. Oriente-os no sentido de cuidar da entonação, da dicção, do ritmo da leitura. Se for o caso, eles podem sonorizar esse momento introduzindo alguma melodia ou algum instrumento de percussão para acompanhar a apresentação para a turma.

 

Materiais Relacionados

1. Acesse o Portal dos Microcontos e conheça várias dessas micronarrativas ilustradas. São escritas para adultos, mas é uma boa experiência de leitura para quem quer conhecer melhor o gênero.

2. Entre minicontos e microcontos há diferenças conceituais. Para conhecê-las, acesse:
Minicontos

Blog Minicontos

Blog mini mínimos

3. Relembre a origem dos contos na literatura infanto-juvenil. Para tanto, acesse Contos e Mini-contos. Nesse link, há, na primeira parte, uma adequada análise do conto Dona Baratinha. A segunda parte, os minicontos, no entanto, carece de cuidados na leitura, pois falta revisão por parte da autora.

4. No link www.educacional.com.br/…/AULA%20DE%20REDACAO%20– você encontra uma breve apresentação em power point sobre minicontos, que esclarece e se adapta bem aos propósitos do presente projeto. Vale a pena conferir.

Arquivos anexados

  1. Produção de Microconto

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