Conteúdos

Produção de um jornal, com matérias escritas e publicadas pelos alunos, a partir do conhecimento de sua cidade e região.

Objetivos

Conhecer as características do gênero notícia
Ser capaz de elaborar um texto nesse gênero
Aprender a fazer pesquisas
Conhecer mais sobre a região em que habita
Aprender a utilizar várias ferramentas tecnológicas para processar e compreender conteúdos.

1ª Etapa: Introdução sobre a cidade

Para começar, trabalhe em sala de aula a cidade em que vivem.  Traga para os alunos informações sobre o município, sua história, seu espaço geográfico, cultura, pessoas, etc. Para enriquecer a aula, você pode utilizar apresentações e recursos de imagem que mostrem as modificações pelas quais a cidade passou ao longo do tempo.

2ª Etapa: Gênero Notícia

Em seguida, trabalhe com os alunos o gênero “notícia”. Mostre a eles jornais da cidade para que vejam as notícias e observem suas características: o que integra uma notícia, que tipo de texto é usado, qual a linguagem. Mostre as características do gênero, esfera de circulação, etc.

3ª Etapa: Visita à cidade

Se for possível dentro do seu tempo, leve os alunos para fazerem uma visitação guiada à cidade. Organize para que coletem imagens e informações durante o passeio. Passe por pontos principais, conte a história do ponto e qual sua relevância para o município. Peça que façam anotações para a próxima etapa.

4ª Etapa: Digitação de textos

Leve os alunos para o laboratório de informática para organizarem os textos e editarem as páginas. Oriente o uso de um editor de texto como Word ou Writter.

5ª Etapa: Edição das páginas

Compile as informações dos alunos e utilize com eles uma ferramenta de edição para unir e dar formato ao jornal. Você pode fazer isso no próprio editor de texto ou no Google Drive. Para publicar, utilize um blog da turma ou a ferramenta ISSUU.

6ª Etapa: Publicação

Imprima uma edição do jornal e disponibilize no mural da escola, faça também a publicação desse jornal online. Compartilhe com a comunidade para mostrar o trabalho dos alunos!

Materiais Relacionados

1. Busque sites que tenham informações sobre a sua cidade, incluindo um acervo de imagens.

2. Acesse o link abaixo para ter mais informações sobre os elementos das notícias.

3. Conheça do Google Drive / Google Docs, trata-se de um ótimo software de armazenamento em nuvem que possibilita a edição de informações online e pode auxiliar na produção do jornal

4. Explore o site ISSUU, que faz a publicação de arquivos online e permite uma visualização mais interativa. 

Arquivos anexados

  1. Produção de Jornal
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.