Conteúdos

Conceitos de problema ambiental e problema ambiental urbano
Principais problemas ambientais urbanos: ilha de calor e chuva ácida
Leitura e interpretação de mapas,&

Objetivos

Compreender o significado do conceito de problema ambiental.
Conhecer as principais características de outros dois tipos de problemas ambientais atmosféricos:a chuva ácida e a ilha de calor. 
Ler e interpretar textos informativos, imagens, mapas temáticos, gráficos e tabelas relacionados aos problemas ambientais selecionados.
Pesquisar as causas, as consequências e as soluções dos problemas ambientais selecionados.  
Montar um folder informativo para divulgar informações relativas a cada um dos problemas ambientais urbanos, destacando iniciativas de resolução ou de diminuição desses problemas. 
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.

 

Inicie a proposta de estudo apresentando à turma uma charge sobre chuva ácida e atividades industriais, que é citada no item 7 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais, e a questão problematizadora: O que poderia provocar uma “chuva 

que não cai bem”?

 

Os alunos serão divididos em pequenos grupos (trios ou quartetos). Cada grupo deverá analisar a charge e elaborar uma resposta à questão. Na resposta, os grupos precisam contemplar/ apresentar elementos contidos na charge que valorizem a relação entre atividades humanas (indústria, transporte, modo de vida urbano-industrial) e a chuva. Essa relação será a base para a construção da crítica sobre a chuva ácida, destacada na charge. 

 

Os grupos apresentarão suas respostas e o professor construirá um esquema de síntese na lousa, de modo a elencar os principais aspectos relacionados ao tema de estudo. Esse esquema será registrado por todos os alunos da turma para uso na próxima etapa do percurso.

 

2ª Etapa: Compreendendo as causas e as consequências da chuva ácida

A turma será levada ao laboratório de informática, aonde será organizada em duplas ou trios. Cada grupo deverá estudar, primeiramente, o texto da Revista Mundo Estranho citado no item 2 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. Em seguida, cada grupo estudará os textos dos itens 1 (apenas os dois primeiros links), 3 e 4, de modo a complementar e relacionar as informações já conhecidas aos novos saberes.

 

Depois da leitura atenta dos textos, os alunos sintetizarão as principais informações do material estudado em uma tabela, conforme o modelo a seguir. 

 

Problema Ambiental Urbano: ______________________ (nome do problema)

 

 

 

Ao final desta etapa, o professor fará uma roda de conversa com correção coletiva da tabela e discussão das possíveis dúvidas surgidas.

 

3ª Etapa: Compreendendo as causas e as consequências das ilhas de calor

Os procedimentos de estudo da etapa anterior serão retomados. A turma será levada ao laboratório de informática, aonde será organizada em duplas ou trios. Cada grupo deverá estudar o texto da Revista Mundo Estranho citado no item 5  da seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. Em seguida, os grupos estudarão os textos indicados nos itens 1 (apenas os dois últimos links)e 6 da mesma seção.

 

Depois da leitura atenta dos textos, os alunos sintetizarão as principais informações do material estudado em uma tabela, conforme o modelo a seguir. 

 

 

Problema Ambiental Urbano: ______________________ (nome do problema)

 

Ao final desta etapa, o professor fará uma roda de conversa com correção coletiva da tabela e discussão das possíveis dúvidas surgidas.

 

4ª Etapa: Construção de um folder informativo

O professor retomará com a turma o percurso realizado até o momento e orientará os grupos de pesquisa para o trabalho de elaboração de um folder que terá como objetivo divulgar as informações sobre as causas, as consequências e possíveis soluções para os problemas ambientais estudados.Cada grupo montará apenas um folder contendo os dois problemas: chuva ácida e lha de calor. 

 

 

Sugerimos o uso do software Canva, link 8 , ou do program MS Publisher, nessa etapa do plano de aula

 

 

O folder deverá conter também imagens (gráficos, esquemas ilustrativos, mapas, fotografias) para dar significado ao texto escrito pelos alunos. 

 

5ª Etapa: Apresentação dos folders à turma

Na etapa final, o professor organizará uma exposição dos folderes com a turma. Além da exposição do material escrito, cada grupo apresentará os principais aspectos do conteúdo estudado e as dúvidas que ainda permaneceram.

 

A turma avaliará a produção do folder e a apresentação dos grupos, destacando os aspectos positivos e propositivos do trabalho.Também poderá apontar as lacunas e os pontos que não ficaram tão bem explicados pelos colegas. 

 

Materiais Relacionados

1. Nos links http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/chuvas-acidas.htm, http://brasilescola.uol.com.br/geografia/chuvaacida.htm, http://brasilescola.uol.com.br/geografia/ilha-de-calor.htm e http://www.infoescola.com/clima/ilha-de-calor/ , o professor encontrará sínteses explicativas sobre os conceitos de chuva ácida e lha de calor. Os textos trazem, ainda, as principais causas desses fenômenos.
 
 
2. A Revista Mundo Estranho disponibiliza explicações acerca do fenômeno atmosférico da chuva ácida.
 
 
3.Por tratar-se de um tema interdisciplinar, sugerimos dois textos informativos que relacionam o fenômeno da chuva ácida aos processos químicos. Acesse http://www.explicatorium.com/sociedade/chuvas-acidas.html e http://parquedaciencia.blogspot.com.br/2013/06/chuva-acida-consequencias-do.html para obter maiores explicações sobre as reações químicas ocorridas na formação da chuva ácida e suas consequências ambientais e socioeconômicas.
 
 
4. Texto informativo que relaciona a ocorrência das chuvas ácidas às atividades humanas.
 
 
5. No link a Revista Mundo Estranho apresenta uma reportagem sobre as relações entre o aquecimento global e algumas de suas consequências no território brasileiro, dentre elas a formação das chuvas ácidas e das ilhas de calor nas grandes cidades.
 
 
6 .  A Revista Scientific American Brasil traz uma reportagem que aborda a formação das ilhas de calor e métodos de estudo para monitoramento de temperaturas na cidade de Madison, em Winsconsin (EUA).
 
 
7 . Há muitas charges disponíveis na internet que abordam os temas deste plano de aula. Selecionamos uma, que será usada para introduzir o tema.
 
 
8.     Site do programa Canvas para a confecção de cartazes.
 

Arquivos anexados

  1. Problemas Ambientais Urbanos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.