Leitura e interpretação de mapas,&
Objetivos
Compreender o significado do conceito de problema ambiental.
Conhecer as principais características de outros dois tipos de problemas ambientais atmosféricos:a chuva ácida e a ilha de calor.
Ler e interpretar textos informativos, imagens, mapas temáticos, gráficos e tabelas relacionados aos problemas ambientais selecionados.
Pesquisar as causas, as consequências e as soluções dos problemas ambientais selecionados.
Montar um folder informativo para divulgar informações relativas a cada um dos problemas ambientais urbanos, destacando iniciativas de resolução ou de diminuição desses problemas.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.
Inicie a proposta de estudo apresentando à turma uma charge sobre chuva ácida e atividades industriais, que é citada no item 7 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais, e a questão problematizadora: O que poderia provocar uma “chuva
que não cai bem”?
Os alunos serão divididos em pequenos grupos (trios ou quartetos). Cada grupo deverá analisar a charge e elaborar uma resposta à questão. Na resposta, os grupos precisam contemplar/ apresentar elementos contidos na charge que valorizem a relação entre atividades humanas (indústria, transporte, modo de vida urbano-industrial) e a chuva. Essa relação será a base para a construção da crítica sobre a chuva ácida, destacada na charge.
Os grupos apresentarão suas respostas e o professor construirá um esquema de síntese na lousa, de modo a elencar os principais aspectos relacionados ao tema de estudo. Esse esquema será registrado por todos os alunos da turma para uso na próxima etapa do percurso.
2ª Etapa: Compreendendo as causas e as consequências da chuva ácida
A turma será levada ao laboratório de informática, aonde será organizada em duplas ou trios. Cada grupo deverá estudar, primeiramente, o texto da Revista Mundo Estranho citado no item 2 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. Em seguida, cada grupo estudará os textos dos itens 1 (apenas os dois primeiros links), 3 e 4, de modo a complementar e relacionar as informações já conhecidas aos novos saberes.
Depois da leitura atenta dos textos, os alunos sintetizarão as principais informações do material estudado em uma tabela, conforme o modelo a seguir.
Problema Ambiental Urbano: ______________________ (nome do problema)
Ao final desta etapa, o professor fará uma roda de conversa com correção coletiva da tabela e discussão das possíveis dúvidas surgidas.
3ª Etapa: Compreendendo as causas e as consequências das ilhas de calor
Os procedimentos de estudo da etapa anterior serão retomados. A turma será levada ao laboratório de informática, aonde será organizada em duplas ou trios. Cada grupo deverá estudar o texto da Revista Mundo Estranho citado no item 5 da seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. Em seguida, os grupos estudarão os textos indicados nos itens 1 (apenas os dois últimos links)e 6 da mesma seção.
Depois da leitura atenta dos textos, os alunos sintetizarão as principais informações do material estudado em uma tabela, conforme o modelo a seguir.
Problema Ambiental Urbano: ______________________ (nome do problema)
Ao final desta etapa, o professor fará uma roda de conversa com correção coletiva da tabela e discussão das possíveis dúvidas surgidas.
4ª Etapa: Construção de um folder informativo
O professor retomará com a turma o percurso realizado até o momento e orientará os grupos de pesquisa para o trabalho de elaboração de um folder que terá como objetivo divulgar as informações sobre as causas, as consequências e possíveis soluções para os problemas ambientais estudados.Cada grupo montará apenas um folder contendo os dois problemas: chuva ácida e lha de calor.
Sugerimos o uso do software Canva, link 8 , ou do program MS Publisher, nessa etapa do plano de aula
O folder deverá conter também imagens (gráficos, esquemas ilustrativos, mapas, fotografias) para dar significado ao texto escrito pelos alunos.
5ª Etapa: Apresentação dos folders à turma
Na etapa final, o professor organizará uma exposição dos folderes com a turma. Além da exposição do material escrito, cada grupo apresentará os principais aspectos do conteúdo estudado e as dúvidas que ainda permaneceram.
A turma avaliará a produção do folder e a apresentação dos grupos, destacando os aspectos positivos e propositivos do trabalho.Também poderá apontar as lacunas e os pontos que não ficaram tão bem explicados pelos colegas.
Materiais Relacionados
4.
Texto informativo que relaciona a ocorrência das chuvas ácidas às atividades humanas.
5. No
link a Revista Mundo Estranho apresenta uma reportagem sobre as relações entre o aquecimento global e algumas de suas consequências no território brasileiro, dentre elas a formação das chuvas ácidas e das ilhas de calor nas grandes cidades.
6 . A Revista Scientific American Brasil traz uma
reportagem que aborda a formação das ilhas de calor e métodos de estudo para monitoramento de temperaturas na cidade de Madison, em Winsconsin (EUA).
7 . Há muitas charges disponíveis na internet que abordam os temas deste plano de aula.
Selecionamos uma, que será usada para introduzir o tema.
8.
Site do programa Canvas para a confecção de cartazes.
Arquivos anexados
- Problemas Ambientais Urbanos