Conteúdos
– Formação dos solos
– Tipos de solos
– Desenvolvimento vegetal em diferentes tipos de solos
– Importância da preservação dos solos
Objetivos
– Compreender a formação dos solos como resultante da degradação da rocha, a partir de intemperismo.
– Conhecer os principais tipos de solo.
– Comparar o desenvolvimento de sementes de feijão em solo arenoso e solo humífero.
– Compreender que a importância da preservação dos solos para a agricultura.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Inicie esta etapa procurando resgatar os conhecimentos dos alunos acerca do solo e sua importância. Em seguida, com a turma reunida, assista ao vídeo indicado no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Após o término do vídeo, procure esclarecer eventuais dúvidas. Para finalizar esta etapa, peça aos alunos que, em duplas, preencham o roteiro a seguir.
– Quais são as principais características dos solos?
– Como se formam os horizontes que caracterizam um solo?
– Faça um desenho que represente as camadas do solo estudadas no vídeo.
OBS: OBSERVAÇÃO: Neste vídeo, um dos entrevistados, na marca 1:50 minutos, utiliza a expressão “apodrecimento” para se referir às consequências do intemperismo sobre as rochas. Normalmente essa expressão não é utilizada, para se referir ao processo de desgaste das rochas devido ao intemperismo. ., mas é também utilizada pela professora da UFV, Cristine Muggler, no
vídeo. Considerando-se que um dos sinônimos de “apodrecer” é “deteriorar”, acreditamos que não haja um erro conceitual nesta expressão. Caso considere importante, converse com os alunos sobre essa questão.
2ª Etapa: Conhecendo os diferentes tipos de solos e suas características
Para esta etapa, providencie antecipadamente cópias do texto sugerido no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….” e também recipientes com três diferentes tipos de solo (arenoso, argiloso, humífero) tratados no texto e facilmente encontrados no comércio. Distribua as cópias aos alunos e faça uma leitura compartilhada deste texto. Finalizada a leitura, agrupe os alunos em trios e distribua os recipientes com os diferentes tipos de solo. Cada trio deverá receber recipientes com os 4 tipos de solo. Solicite aos alunos que observem os solos e preencham a tabela.
Para o preenchimento do último item (permeabilidade), você poderá assistir com os alunos ao vídeo sugerido no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho….” ou realizar o experimento em sala de aula, em caráter de demonstração. Esclareça, caso o conceito ainda não tenha sido trabalhado, que permeabilidade está relacionada à capacidade do solo em reter água. Quanto maior a permeabilidade, menor será a retenção de água.
Finalize esta etapa questionando os alunos: uma espécie vegetal se desenvolve da mesma forma em diferentes tipos de solo?
3ª Etapa: Cultivando uma espécie vegetal em diferentes tipos de solos.
Esta etapa consiste em um experimento que, depois de montado, apresentará resultados que poderão ser interpretados somente após pelo menos vinte dias.
Experimento
Materiais: 2 copos de plástico, etiquetas, 6 sementes de feijão, areia e húmus
Procedimento: Faça furos no fundo do copo. Preencha um dos copos com areia e o outro com húmus. Coloque 3 sementes de feijão em cada um desses copos. As sementes devem ficar cobertas com pelo menos 0,5 cm de areia e de húmus. Utilize as etiquetas para identificação dos alunos, componentes de cada grupo. Coloque os copos em local arejado e com luminosidade direta.
Informe aos alunos que neste experimento o objetivo é avaliar o desenvolvimento do feijão em dois diferentes tipos de solo. Sendo assim, é fundamental que as outras variáveis (água, luz), relacionadas também ao desenvolvimento vegetal se mantenham constantes.
Os copos devem ser colocados num mesmo local e as regas devem ocorrer diariamente, sempre com o mesmo volume nos dois copos (sugestão – 10 mL). Peça aos alunos que façam as observações diariamente, registrando no caderno, por meio de desenhos, o desenvolvimento das plantas. Espera-se, ao final do experimento, que a semente cultivada no solo humífero apresente um melhor desenvolvimento em relação às sementes cultivadas no solo arenoso.
Sugestão de roteiro de acompanhamento
Esta etapa deverá ser desenvolvida em grupos de no máximo 4 alunos e a discussão dos resultados deverá ocorrer após 20 dias.
4ª Etapa: A importância da preservação dos solos na agricultura
Enquanto o experimento da etapa anterior é acompanhado pelos alunos, vamos discutir a preservação dos solos para a agricultura. Para isso, assista, com a turma reunida, ao vídeo sugerido no item 4 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Terminado o vídeo, separe os alunos em duplas e solicite que discutam e respondam às seguintes questões:
Quais são as principais práticas que prejudicam os solos?
Por que é fundamental fazer uma análise do solo antes de iniciar uma plantação?
Principais agentes erosivos
Represente por meio de um desenho, o perfil do solo do agricultor do vídeo (Sr. João) e os tipos de solo encontrados em cada horizonte.
De acordo com o pesquisador, por que tende a ocorrer erosão neste tipo de solo? Justifique utilizando o conceito de permeabilidade estudado na etapa 2.
Quais foram as práticas sugeridas para conter a erosão deste solo?
5ª Etapa: Verificando o experimento
Após vinte dias de acompanhamento do experimento proposto na 3ª. etapa, reúna a turma e faça a discussão dos resultados. Inicialmente, permita que os grupos apresentem os desenhos que fizeram durante o acompanhamento do desenvolvimento do feijão.
Esclareça que a ideia da discussão é responder à questão: uma espécie vegetal se desenvolve da mesma forma em diferentes tipos de solo?
O objetivo final é permitir que os alunos compreendam que os vegetais necessitam de nutrientes, presentes no solo, para se desenvolver. Neste caso, a areia não apresenta os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento do feijão. O texto indicado no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho….” fornece elementos para conduzir essa discussão com os alunos.
6ª Etapa: Sistematizando o conhecimento
Solicite aos alunos que, individualmente, elaborem um texto narrativo, no qual irão demonstrar o conhecimento adquirido neste plano de aula. Neste texto é importante que os alunos apresentem informações sobre a formação do solo, a importância do solo para a agricultura e os diferentes tipos de solo.
Materiais Relacionados
1) O vídeo produzido pela TV Paulo Freire em parceria com a UFPR, mostra a formação dos solos a partir das rochas, apresenta alguns exemplos de solos e, em linhas gerais, ressalta a importância dos solos.
2)
O texto disponível no
link traz informações sobre os diferentes tipos de solo, em uma linguagem coloquial que facilita a compreensão dos alunos, além de resgatar conceitos relacionados à sua formação.
3)
O
vídeo apresenta um experimento bastante simples sobre permeabilidade dos solos.
4)
O
vídeo apresenta um estudo de caso sobre a necessidade de conhecer as características de um solo para garantir a produção agrícola. Mostra as orientações de um técnico do Embrapa a um agricultor.
5)
Para conhecer os tipos de nutrientes e sua importância para o desenvolvimento vegetal,
acesse.
Arquivos anexados
- Preservação do solo e agricultura