Conteúdos

Conceituar potencial biótico e de resistência ambiental.
Contextualização histórica de dados demográficos.

Objetivos

– Reconhecer os conceitos de potencial biótico e resistência ambiental no caso da espécie humana, em particular na Idade Média;

– Construir um gráfico do comportamento demográfico humano durante a Idade Média;

– Reconhecer os principais fatores de resistência ambiental que promoveram a oscilação do número de indivíduos da população humana durante os anos da Idade Média.

Caro professor, os links para conteúdos sugeridos neste plano de aula estão disponíveis nas abas “Material de Apoio” e “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.

1ª Etapa: Levantamento de dados

Providencie cópias do capítulo 1 do livro sugerido no item 1 do tópico “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” e distribua aos alunos, solicitando a leitura prévia, individualmente, como lição de casa. Oriente-os a fazer a leitura respondendo às seguintes questões:



• Qual passagem do 2º parágrafo do texto que poderia ser utilizada para definir “potencial biótico”?



• Quais são os eventos que ocorreram durante a Idade Média que podem ser considerados fatores de resistência ambiental? Enumere-os e indique o ano (ou século) em que ocorreram.



• Indique a(s) passagem(ns) do texto na(is) qual(is) se verificam práticas de controle populacional que se assemelham ao utilizado pelos animais.

2ª Etapa: Construindo o gráfico do comportamento demográfico da população humana na Idade Média

Oriente os alunos a providenciar papel milimetrado. Esta atividade será realizada individualmente.



Utilizando os dados referentes ao total da população nos países da Europa apresentados na tabela 1 (Evolução demográfica da Cristandade ocidental, segundo fronteiras atuais, em milhões de habitantes (McEVEDY e JONES, pp. 43, 57, 63, 65, 69, 87, 101, 103, 107) do Capítulo 1 da mesma referência indicada na 1ª. etapa, solicite aos alunos que confeccionem um gráfico cujo eixo das abcissas deve apresentar os anos e o eixo das ordenadas o número de indivíduos da população. Observe exemplo abaixo:

 





Escala: 2 quadradinhos equivalem a um século x 2 quadradinhos equivalem a 10 milhões de indivíduos.

 

Solicite aos alunos que façam uma análise do gráfico tendo como base as seguintes questões:

• Descreva como ocorre a oscilação da população humana no período estudado.

• Quais são os fatores ambientais de resistência que estão relacionados a estas oscilações? Indique o período (ano) e o fator. Estes dados podem ser obtidos a partir da resolução da questão B da 1ª. Etapa deste plano de aula.

3ª Etapa: Socializando o conhecimento

Esta etapa será direcionada à correção das atividades das etapas anteriores. Inicie a correção respondendo à questão A, do item 2 da 2ª. etapa. Esta questão mostrará se os alunos confeccionaram corretamente o gráfico.  Em seguida responda à questão B, deste mesmo item e, finalize, corrigindo as questões propostas na 1ª. etapa.

Materiais Relacionados

1. O capítulo 1 do livro “A Idade Média – Nascimento do Ocidente” de Hilário Franco Júnior, disponível em será a referência principal deste plano de aula. Este capítulo mostra de forma bastante clara e acessível as principais causas da oscilação da população humana durante a Idade Média.

2. Para fazer uma revisão básica dos conceitos de potencial biótico e resistência ambiental consulte o texto "Relações entre os sereves vivos e sucessão ecológica". Esses conceitos serão fundamentais para o desenvolvimento das atividades do plano.

3. Peça com antecedência que os alunos providenciem papel milimetrado.

Arquivos anexados

  1. Potencial Biótico e Resistência Ambiental na População Humana

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