Conteúdos
Indicadores demográficos
Objetivos
Indicadores demográficos
1ª Etapa: Atividade sobre os conceitos básicos trabalhados
2ª Etapa: Trabalhando com os dados do município em que a escola está
– Agora, vamos trabalhar a partir dos dados do município. Para isso, consulte o Atlas do Censo Demográfico do IBGE 2010 (intens Caracacterísticas Demográficas, Distribuição Espacial da População e Urbanização. Os dados do município, sobre a distribuição por faixas etárias, gênero, nível de urbanização, por exemplo, deverão ser analisados com mais atenção e cada grupo deverá produzir um pequeno texto com suas conclusões (se a população jovem é muito expressiva, se predominam adultos ou velhos, etc). Partindo dessa análise, solicite que reflitam sobre quais os investimentos são essenciais para a cidade. (Se existem muitos jovens a escola é prioritária, mas se predominam os idosos o posto de saúde com especialidades de geriatria deverá estar contemplado)
Faça um fechamento analisando com os alunos os dados levantados e as conclusões
3ª Etapa: Estudo de caso: gravidez na adolescência
O tema População é contemplado nas provas do ENEM com questões que fazem uso frequente de mapas, gráficos, tabelas e imagens. Há uma grande preocupação com o crescimento populacional e a pressão que esse crescimento exerce sobre os recursos naturais. A interpretação dos dados apresentados também é muito importante, além de saber ler o gráfico, encontrando ali indicação de diminuição do número de crianças, também é preciso saber quais são as consequências para aquele grupo em particular, ou a sociedade em geral, dessa diminuição.
É comum também a preocupação com a diversidade cultural e na formação étnica do povo brasileiro, bem como com os deslocamentos populacionais e suas implicações territoriais.
Os conteúdos analisados na temática de População podem ser contemplados também na redação, como a análise da questão da imigração dos haitianos e bolivianos para o Brasil, presenta na proposta de redação do ENEM 2012.
Para finalizar proponha aos alunos a resolução destes testes e faça o fechamento relacionando as respostas ao tema trabalhado. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)
Essa questão apresenta um gráfico chamado de Pirâmide Etária e nele está representado o número de habitantes divididos entre homens e mulheres e ainda por faixas etárias.
É tranquilo observar uma redução no número de habitantes, nota-se claramente um estreitamento na base da pirâmide. Entre a população urbana esse estreitamento é mais forte do que entre a população rural, indicando então que nas áreas urbanas as mulheres tendem a ter menos filhos.
Note que o gráfico faz referência à população de 2010. Assim na linha de 70 anos entende-se que se trata de nascidos em 1940, por exemplo. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)
Nessa questão do ENEM 2013 observa-se uma queda acentuada na Taxa de Fecundidade, o que resultará num crescimento vegetativo menor. O CV também é chamado de crescimento natural e é obtido diminuindo-se a Taxa de Natalidade da Taxa de Mortalidade.
4ª Etapa: Estudo de caso: gravidez na adolescência
Apresente o tema a ser trabalhado e justifique a escolha (alta incidência no país, dificuldade de retomada dos estudos pelas jovens mães, etc). É importante redobrar o cuidado nessa abordagem para evitar constrangimentos às alunas e aos familiares, em todos os momentos desta etapa.
– Comece por estabelecer uma roda de conversa para um primeiro apanhado sobre o assunto, explorando relatos de caso e conhecimento do grupo sobre o assunto. As intervenções devem ser registradas (escritas ou gravadas em vídeo).
– Peça aos alunos que relatem a idade da mãe na primeira gravidez e, na sequência, proponha que comparem os dados levantados pelo grupo com os indicadores que aparecem nos links indicados em 10, 11 e 12
– Em pequenos grupos, peça que discutam as condições encontradas, procurem analisar o tema e produzam um pequeno texto com as possíveis consequências de uma gravidez na adolescência. Essa abordagem deve englobar o papel do pai e da mãe (adolescentes) e da família.
– Peça, então, que leiam os textos e vejam os vídeos indicados no 12 e se preparem para o debate de fechamento.
5ª Etapa: Conceitos básicos necessários ao estudo de populações
A compreensão da dinâmica demográfica é fundamental para o entendimento do país e do mundo, bem como pensá-los e preparar-se para intervir neles de maneira a favorecer a existência dos seres humanos, de forma equilibrada e sem esgotar os recursos naturais.
Para isso, torna-se fundamental entender determinados indicadores básicos: Crescimento Vegetativo; Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Taxa de Mortalidade Infantil, Taxa de Fecundidade, Expectativa de Vida ao Nascer e População Total, dentre outros, relacionando-os entre si e com a realidade presente.
Com estes dados será possível tratar vários aspectos do cotidiano das pessoas, que vão além de meros indicadores, como gravidez na adolescência, questões de gênero, étnico-racial, violência etc.
Uma aula expositiva poderá dar conta dessas situações, nela o professor poderá explicitar os indicadores e dar exemplos da situação da população brasileira, mostrando que o número de crianças e jovens tem diminuído rapidamente e a população, gradativamente, envelhece.
Materiais Relacionados
1. Consulte o Atlas do Censo Demográfico do IBGE 2010.