Conteúdos

Indicadores demográficos

Modelo de Transição Demográfica
 
Teorias Demográficas

Objetivos

Indicadores demográficos 

Modelo de Transição Demográfica
Teorias Demográficas
Gráfico de Pirâmide
*Verificar planejamento de Matemática para usar “ferramentas” da área, principalmente média e porcentagem.

1ª Etapa: Atividade sobre os conceitos básicos trabalhados

Proponha à sala o seguinte exercício: 

 

– Peça que façam um levantamento de dados com os integrantes da própria sala: composição da família (número de pessoas, sexo e idade, local de nascimento de pais avós e bisavós). A partir dos dados apurados, organize com os alunos os dados da sala. Pode-se fazer gráficos utilizandos a planilha Excel.  É desejável que faça uma pirâmide etária com os dados da sala. 

 

–  Peça, então, aos alunos para observar a divisão por faixas etárias, presente na pirâmide da população brasileira de 2010 (Atlas do Censo Demográfico do IBGE 2010 – item Características Demográficas).

 

– Agora, em grupos, convide os alunos a comparar os gráficos e registrar suas observações.

 

No fechamento, tenha em mente os principais indicadores (Sempre ter em mente os principais indicadores: Crescimento Vegetativo, Expectativa de Vida ao Nascer, Taxa de Mortalidade, Taxa de Natalidade, Taxa de Fecundidade, População Total e por Gênero etc.) para poder articular esta atividade aos conceitos iniciais trabalhados.

 

Organize com a sala um mural com as definições mais importantes relativas ao estudo das populações, os links 1, 5 e 9 podem ajudar.

 

 

 

2ª Etapa: Trabalhando com os dados do município em que a escola está

– Agora, vamos trabalhar a partir dos dados do município. Para isso, consulte o Atlas do Censo Demográfico do IBGE 2010 (intens Caracacterísticas Demográficas, Distribuição Espacial da População e Urbanização.  Os dados do município, sobre a distribuição por faixas etárias, gênero, nível de urbanização, por exemplo, deverão ser analisados com mais atenção e cada grupo deverá produzir um pequeno texto com suas conclusões (se a população jovem é muito expressiva, se predominam adultos ou velhos, etc). Partindo dessa análise, solicite que reflitam sobre quais os investimentos são essenciais para a cidade. (Se existem muitos jovens a escola é prioritária, mas se predominam os idosos o posto de saúde com especialidades de geriatria deverá estar contemplado) 

 

Faça um fechamento analisando com os alunos os dados levantados e as conclusões

 

 

3ª Etapa: Estudo de caso: gravidez na adolescência

O tema População é contemplado nas provas do ENEM com questões que fazem uso frequente de mapas, gráficos, tabelas e imagens. Há uma grande preocupação com o crescimento populacional e a pressão que esse crescimento exerce sobre os recursos naturais. A interpretação dos dados apresentados também é muito importante, além de saber ler o gráfico, encontrando ali indicação de diminuição do número de crianças, também é preciso saber quais são as consequências para aquele grupo em particular, ou a sociedade em geral, dessa diminuição.

 

É comum também a preocupação com a diversidade cultural e na formação étnica do povo brasileiro, bem como com os deslocamentos populacionais e suas implicações territoriais.

 

Os conteúdos analisados na temática de População podem ser contemplados também na redação, como a análise da questão da imigração dos haitianos e bolivianos para o Brasil, presenta na proposta de redação do ENEM 2012.

 

Para finalizar proponha aos alunos a resolução destes testes e faça o fechamento relacionando as respostas ao tema trabalhado. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Essa questão apresenta um gráfico chamado de Pirâmide Etária e nele está representado o número de habitantes divididos entre homens e mulheres e ainda por faixas etárias.

 

É tranquilo observar uma redução no número de habitantes, nota-se claramente um estreitamento na base da pirâmide. Entre a população urbana esse estreitamento é mais forte do que entre a população rural, indicando então que nas áreas urbanas as mulheres tendem a ter menos filhos.

 

Note que o gráfico faz referência à população de 2010. Assim na linha de 70 anos entende-se que se trata de nascidos em 1940, por exemplo. (Veja a tabela/ figura/ imagem no material de apoio anexo nesse plano de aula)

 

Nessa questão do ENEM 2013 observa-se uma queda acentuada na Taxa de Fecundidade, o que resultará num crescimento vegetativo menor. O CV também é chamado de crescimento natural e é obtido diminuindo-se a Taxa de Natalidade da Taxa de Mortalidade.

 

 

 

 

 

4ª Etapa: Estudo de caso: gravidez na adolescência

Apresente o tema a ser trabalhado e justifique a escolha (alta incidência no país, dificuldade de retomada dos estudos pelas jovens mães, etc). É importante redobrar o cuidado nessa abordagem para evitar constrangimentos às alunas e aos familiares, em todos os momentos desta etapa. 

 

– Comece por estabelecer uma roda de conversa para um primeiro apanhado sobre o assunto, explorando relatos de caso e conhecimento do grupo sobre o assunto. As intervenções devem ser registradas (escritas ou gravadas em vídeo).

 

– Peça aos alunos que relatem a  idade da mãe na primeira gravidez e, na sequência, proponha que comparem os dados levantados pelo grupo com os indicadores que aparecem nos links indicados em 10, 11 e 12

 

– Em pequenos grupos, peça que discutam as condições encontradas, procurem analisar o tema e produzam um pequeno texto com as possíveis consequências de uma gravidez na adolescência. Essa abordagem deve englobar o papel do pai e da mãe (adolescentes) e da família.

 

– Peça, então, que leiam os textos e vejam os vídeos indicados no 12 e se preparem para o debate de fechamento. 

 

 

 

5ª Etapa: Conceitos básicos necessários ao estudo de populações

A compreensão da dinâmica demográfica é fundamental para o entendimento do país e do mundo, bem como pensá-los e preparar-se para intervir neles de maneira a favorecer a existência dos seres humanos, de forma equilibrada e sem esgotar os recursos naturais.

 

Para isso, torna-se fundamental entender determinados indicadores básicos: Crescimento Vegetativo; Taxa de Natalidade; Taxa de Mortalidade; Taxa de Mortalidade Infantil, Taxa de Fecundidade, Expectativa de Vida ao Nascer e População Total, dentre outros, relacionando-os entre si e com a realidade presente.

 

Com estes dados será possível tratar vários aspectos do cotidiano das pessoas, que vão além de meros indicadores, como gravidez na adolescência, questões de gênero, étnico-racial, violência etc.

 

Uma aula expositiva poderá dar conta dessas situações, nela o professor poderá explicitar os indicadores e dar exemplos da situação da população brasileira, mostrando que o número de crianças e jovens tem diminuído rapidamente e a população, gradativamente, envelhece.

 

Materiais Relacionados

1. Consulte o Atlas do Censo Demográfico do IBGE 2010.

 
2 – Consulte a obra Conceitos básicos de Demografia de CERQUEIRA, Cézar Augusto & GIVISIEZ, Gustavo Henrique Naves.
 
Reveja as definições simplificadas 
 
 
4 – Indicadores e Dados Básicos – Brasil – 2012: indicadores de saúde, sociais e econômicos atualizados ano a ano.
 
5 – Indicadores demográficos básicos.  
 
6 – Modelo de transição demográfica. 
 
 
 
 
Fontes para trabalhar a gravidez na adolescência
 
10 – Gravidez na adolescência – informes da ONU.
 
 
12 – Gravidez na adolescência. Site comercial com uma coletânea de notícias e vídeos sobre o tema. 
 
Consulte também os livros
 
13 – DAMIANI, Amélia Luiza. População e Geografia. São Paulo: Contexto, 2006.
 
14 – ROSS, Jurandyr Luciano Sanches (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996, p. 383-400.
 

Arquivos anexados

  1. População no Brasil

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