Conteúdos

Pontuação

Objetivos

– Utilizar a pontuação como recurso coesivo dando significado ao texto;
– Diferenciar sentidos em frases pontuadas de maneiras diferentes;
– Participar das interações em sala de aula, respondendo às questões propostas pelo (a) professor (a), expondo opiniões na defesa de ideias em conjunto com os demais colegas. 

1ª Etapa: Introdução do tema

Com um projetor multimídia, apresente o texto a seguir, a respeito da Vírgula.

Estimule que a turma dê exemplos de uso dos sinais de pontuação. Depois entregue o texto impresso aos alunos, indicando que você propositalmente o copiou sem as vírgulas, para que eles explorem os possíveis sentidos das frases, colocando-a de maneira diferente, ou ocultando-a, conforme a necessidade textual. Recolha as produçõespara que você possa observar a pontuação que os alunos fizeram e promova uma discussão coletiva sobre os sentidos atribuídos às frases, de acordo com a omissão ou posicionamento da vírgula.

Por fim, apresente a versão original do texto ou exiba o vídeo “Vírgula – Campanha dos 100 anos da ABI”.

"A Vírgula A Vírgula pode ser uma pausa… Ou não. Não espere. Não espere. Ela pode sumir com seu dinheiro. 234. 234. Pode ser autoritária. Aceito obrigado. Aceito obrigado. Pode criar heróis. Isso só ele resolve. Isso só ele resolve. E vilões. Esse juiz é corrupto. Esse juiz é corrupto. Ela pode ser a solução. Vamos perder nada foi resolvido. Vamos perder nada foi resolvido. A vírgula muda uma opinião. Não queremos saber. Não queremos saber. Uma vírgula muda tudo". Associação Brasileira de Imprensa – ABI Campanha dos 100 anos da ABI.

2ª Etapa: Exploração do objeto

Com os alunos usando netbooks ou no laboratório de informática, apresente a atividade interativa “Confusão no reino de Parlópolis” disponível no NET Educação.

Diga-lhes que a história envolve duas decisões:

1. Atacar ou não uma cidade;

2. Decidir com quem ficará uma herança.

 

Organize, então, grupos de trabalho para discussão das possíveis respostas:

Grupo 1: deverá defender que a cidade seja atacada, apresentando a pontuação da resposta correspondente.

Grupo 2: deverá defender que a cidade não seja atacada, apresentando a resposta correspondente.

Grupo 3: deverá defender que a irmã ficará com a herança, apresentando a resposta correspondente.

Grupo 4: deverá defender que a sobrinho ficará com a herança, apresentando a resposta correspondente.

Grupo 5: deverá defender que o alfaiate deverá ser pago, apresentando a resposta correspondente.

Grupo 6: deverá defender que a herança será doada aos pobres, apresentando a resposta correspondente.



Os grupos deverão reunir-se e discutir se as respostas que dariam individualmente atendem adequadamente à tarefa que lhes foi atribuída. Se houver divergências, terão que chegar a um consenso. Peça-lhes que escolham um representante para apresentar a resposta e a sua justificativa. É importante que você circule pelos grupos, problematizando as respostas escolhidas pelos alunos, no decorrer do processo. Quando os grupos chegarem a uma resposta, peça que retomem a atividade coletivamente para a socialização das discussões e conclusão da atividade interativa “Confusão no reino de Parlópolis”, apresentando os resultados obtidos em cada um deles.

3ª Etapa: Produção de bilhetes com pontuação

Para concluira atividade, peça que os alunos escrevam bilhetes para seus colegas, contando sobre uma brincadeira interessante, um presente que tenham ganhado ou alguma descoberta que tenham feito nos últimos dias. O bilhete deverá ser escrito todo sem pontuação e o professor deverá sorteá-los entre os alunos, de modo que cada umreceba um bilhete escrito por outro colega. Após receberem os bilhetes, em duplas, os alunos deverão colocar os sinais de pontuação. O professor deverá circular pela sala, observar as produçõese realizar as intervenções necessárias para que pontuem corretamente. Ao término da atividade, após a correção que poderá ser coletiva, organize os bilhetes em um mural visível aos alunos.

Materiais Relacionados

Antes de iniciar esta atividade é importante que se aproprie de algumas informações sobre o tema. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.
Leia o conteúdo sugerido: Texto “Pontuação” 
Assista aqui ao vídeo A vírgula!

Arquivos anexados

  1. Pontuação
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.