Conteúdos
Pontuação.
Objetivos
• Usar corretamente os principais sinais de pontuação (ponto de exclamação, ponto de interrogação);
• Reconhecer a importância da pontuação para leitura dos textos.
Antes dar inicio às Etapas consulte a aba “Para Saber Mais".
1ª Etapa: Introdução do tema.
Para iniciar a atividade, organize uma roda de leitura para apresentar aos alunos um texto curto ou um trecho de uma história conhecida, em que haja frases com pontos de interrogação e exclamação. O professor pode selecionar textos de histórias já conhecidas pelos alunos. Na história do Chapeuzinho Vermelho são utilizados pontos de interrogação e exclamação, conforme abordado nesta atividade.
Durante a leitura, dê ênfase às entonações. Em seguida, questione o grupo sobre o que compreenderam a respeito do texto e se foi possível notar algum tipo de pergunta, questionamento, surpresa ou espanto.
Depois, apresente o texto à toda turma (em forma de cartaz ou por meio de um projetor multimídia) e realize uma leitura, procurando fazer uma dramatização enfatizando a pontuação.
Pergunte aos alunos o que aconteceria com o texto se a pontuação não existisse ou estivesse sido aplicada de forma errada. Para isso, se necessário, realize outro momento de leitura coletiva.
Após esses momentos de leitura, peça aos alunos para comentar o que compreenderam sobre o uso e o sentido da pontuação em cada momento da história analisada.
2ª Etapa: Exploração do objeto.
Organize os alunos em duplas e convide-os a explorarem a atividade interativa “Pontuação – interrogação e exclamação”, disponível no Portal NET Educação (material de apoio).
Oriente os alunos para que discutam os textos e atividades da atividade com a dupla, para que depois possam socializar com a turma, durante a realização da atividade coletiva.
Permita que retornem à atividade quantas vezes forem necessárias para esclarecimento de dúvidas e compreensão das informações.
Por fim, numa roda de conversa, cada dupla deverá compartilhar as descobertas e indicar o que aprenderam sobre quando utilizar os sinais de exclamação e pontuação.
3ª Etapa: Qual pontuação utilizar?
Para finalizar, divida a sala em grupos e oriente que cada grupo produza um diálogo, em que se fazem necessários o uso dos sinais de pontuação trabalhados: Interrogação e Exclamação. O texto deverá ser escrito com parágrafos e pontuação adequada.
Realize junto com os alunos, a correção das produções focando na utilização correta da pontuação e, posteriormente, proponha aos grupos que transformem os diálogos que apresentaram textualmente na 1ª etapa em uma história em quadrinhos.
Para isso, se for usar um meio eletrônico de representação, sugerimos um tutorial para criação de HQ no computador em “Para Organizar o Seu Trabalho e Saber Mais”. Outra opção é orientar que façam em uma folha de sulfite já com as divisões dos quadrinhos e usando canetas coloridas, lápis de cor etc. Estimule-os a utilizar a linguagem de HQ para representar esta situação.
Durante a realização da atividade, aproveite para circular entre os grupos, observando se os alunos demonstram dúvidas a respeito da proposta.
Quando os alunos concluírem, oriente-os para que apresentem os resultados das produções e juntos discutam sobre a importância do uso correto das pontuações para a interpretação dos textos.
Materiais Relacionados
Para apoiá-lo nesse trabalho, indicamos algumas referências para consulta:
Leia o conteúdo disponível nos seguintes links:
Quando surgiram os sinais de pontuação?
Link 1. http://www.soportugues.com.br/secoes/curiosidades/pontuacao.php
Link 2. http://educacao.uol.com.br/portugues/sinais-de-pontuacao.jhtm
Pontuar? Depende do gênero e do leitor. Clique aqui para saber mais.
Para que servem os sinais de pontuação?
Link 1. http://www.brasilescola.com/redacao/pontuacao.htm
Link 2. http://www.brasilescola.com/gramatica/os-pontos.htm
Quadrinhos Turma da Mônica – software para download
Quadrinhos hagáque Unicamp – software para download e tutorial de uso: