Conteúdos
Poluição Atmosférica: Causas e Consequências.
Objetivos
Reconhecer o conceito de poluição atmosférica.
Conhecer os poluentes atmosféricos e suas fontes de emissão.
Utilizar tabelas para identificar cidades com diferentes índices de qualidade do ar.
Conhecer alguns efeitos da poluição atmosférica sobre a saúde humana.
1ª Etapa: Levantar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o conceito de poluição. Definir poluição.
Antes de iniciar esta aula providencie cópias do texto 1, sugerido em “Para saber mais”.
Inicie a aula refletindo com os alunos sobre o entendimento deles em relação à definição do termo poluição. Anote no quadro todas as contribuições dos alunos.
Distribua a cópia do texto 1, individualmente, aos alunos e faça uma leitura compartilhada.
Ao final da leitura peça aos alunos que retomem o conceito de poluição construído até aqui e proponha que construam em conjunto uma definição correta desse conceito.
2ª Etapa: Trabalho em grupo: Conhecer os poluentes atmosféricos e suas fontes de emissão.
Providencie cópias do texto sugerido no item 2 do tópico “Para saber mais”.
Divida os alunos em grupos e solicite a eles que relacionem em uma tabela os poluentes e, para cada um deles, as principais fontes de emissão.
Aproximadamente 5 minutos antes do término da aula apresente o seguinte desafio aos alunos: “Qual seria uma ação individual eficaz para melhorar a qualidade do ar em nossa cidade?”; “Qual seria uma ação coletiva eficaz para melhorar a qualidade do ar em nossa cidade?”.
Para estas questões, se esperam como respostas individuais a utilização de transportes públicos ou de bicicletas. Para as coletivas, exigir do poder público a utilização de combustíveis que liberam menos poluentes na atmosfera.
3ª Etapa: Trabalhar com tabelas de qualidade do ar e conhecer os males à saúde provocados pela poluição.
Solicite cópias do texto sugerido no item 3 do tópico “Para saber mais”.
Distribua uma cópia para cada um dos alunos e faça uma leitura compartilhada, esclarecendo eventuais dúvidas, principalmente na leitura das tabelas.
Providencie cópias ou transcreva no quadro a seguinte tabela que mostra o índice da qualidade do ar em três cidades, bem como a concentração dos poluentes no período de 1 (um) dia. Obs: Esclareça aos alunos que os dados abaixo são hipotéticos, somente para efeito de discussão.
Índice
|
MP10
(Microgramas/ metro cúbico)
|
O3
(Microgramas/ metro cúbico)
|
CO (partes por milhão) |
NO2
(Microgramas/ metro cúbico)
|
SO2
(Microgramas/ metro cúbico)
|
|
Cidade A | 40 | 30 | 20 | 1,0 | 30 | 20 |
Cidade B | 157 | 200 | 150 | 12 | 300 | 340 |
Cidade 3 | 418 | 402 | 170 | 30 | 1040 | 1500 |
Solicite aos alunos que respondam às questões, com base nas tabelas disponíveis no texto.
• Em qual das cidades (A, B ou C) você escolheria para morar? Justifique sua resposta.
• Qual das cidades (A, B ou C) apresenta uma qualidade do ar inadequada? Quais são os poluentes que contribuíram para essa qualificação? Quais serão os principais efeitos da qualidade do ar inadequada na população dessa cidade?
• Qual das cidades (A, B ou C) apresenta uma qualidade do ar má? Quais são os poluentes que contribuíram para essa qualificação? Quais serão os principais efeitos da qualidade do ar inadequada na população dessa cidade?
Espera-se como respostas a essas questões.
• Cidade A porque é a que tem a melhor qualidade do ar.
• Cidade C; MP10 e SO2; Toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. Pessoas de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas), podem apresentar efeitos mais sérios na saúde.
• Cidade B; MP10, CO e SO2; Toda a população pode apresentar agravamento dos sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta e ainda apresentar falta de ar e respiração ofegante. Efeitos ainda mais graves à saúde de grupos sensíveis (crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas).
Materiais Relacionados
No link http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_13/poluicao.html você encontra uma reflexão bastante simples e didática da diferença entre o conceito de poluição, contaminação e sujeira.
No site da CETESB é possível http://www.cetesb.sp.gov.br/ar/Informa??es-B?sicas/21-Poluentes encontrar também uma definição para o conceito de poluição. Neste link igualmente são apresentados os poluentes atmosféricos que servem como indicadores da qualidade do ar e as principais fontes de emissão de cada um deles.
No link http://sistemasinter.cetesb.sp.gov.br/ar/ar_indice_padroes.asp você encontra informações importantes sobre os padrões nacionais estabelecidos para verificar a qualidade do ar, bem como tabelas indicando a qualificação do ar e os danos provocados à saúde relacionados à concentração destes poluentes na atmosfera.