Conteúdos
Política e Poder
Objetivos
Entender a política como discussão acerca do poder.
Compreender as diversas formas de poder.
1ª Etapa: Iniciando a discussão
Retome a ideia de filosofia como ato de livre pensar e de criticar o cotidiano. Após esta ‘lembrança’, inicie a aula solicitando aos alunos que tentem conceituar oralmente o que seria ‘poder’. Para isso, busque o refinamento constante do termo até chegar a uma frase que o defina. Ao final do processo coloque-a na lousa, como conceito provisório.
Peça então que os alunos tentem aplicar o conceito a cada uma das imagens. Sugere-se que o professor passe uma a uma as imagens (mostrando-as impressas ou projetadas) e solicitando aos alunos que digam por que a imagem pode ser considerada uma representação do poder.
Após os alunos verem todas as imagens retome o conceito provisório e veja se é necessário rediscuti-lo.
2ª Etapa: O poder como uma relação: Análise de vídeo 1
Introduza a noção de Foucault de poder como relação entre pessoas e que se faz presente constantemente na sociedade. Proponha aos alunos que, em conjunto, vejam o curta metragem de animação ‘Mão Mãe’, buscando compreender quais as diversas relações de poder que ali se fazem presentes.
Ao final, questione: o que seria a mão? Por que ela foi chamada de mão mãe’? Qual seria o papel da educação no filme? Qual o papel da leitura? Por que a importância da bandeira e do marchar? O que significa o tempo em que o homem caminha sozinho? Busque refletir acerca do papel do estado na vida das pessoas.
3ª Etapa: O poder como uma relação: Análise de vídeo 2
Proponha então outro vídeo. Assista com os alunos o quadro do Programa Fantástico em e busque refletir sobre as diversas formas de poder que estão presentes no ato da tortura. Trabalhe o poder político, o poder pela submissão física, pela submissão moral, pela estética do torturado.
Esta aula pode ser complementada com informações históricas sobre a ditadura militar, com um encontro para analisar um filme sobre o período (neste sentido, ver as indicações de leitura, acima) ou com um breve trabalho interdisciplinar sobre este período brasileiro.
4ª Etapa: Organizando um painel
Após possibilitar a pesquisa por parte dos alunos, realize um grande debate sobre o seguinte tema: abrir os documentos da ditadura pode alterar as relações de poder no Brasil? Quais e quando?
Materiais Relacionados
Busque imagens que representem os seguintes temas: armamentos, religião, televisão, paixão, um pai dando uma ordem a um filho, dinheiro. Elas devem ser ícones que sugerirão diversas formas de poder (bélico-militar, religioso, midiático, sedução ou do amor, parental e econômico). Para isso utilize a busca “Imagens” do Google e também podem ser utilizados sites de imagens como www.freeimages.co.uk/ e www.freefoto.com/
Analise previamente o filme Mão mãe no site Porta Curtas.
Analise previamente o vídeo de quadro do programa “Fantástico” – Verifique as possibilidades de ver os vídeos com os alunos em sala de aula.
Indicações de Leitura e Vídeos:
Acesse aqui informações sobre a filosofia política, ler o texto de David Miller. Confira aqui o texto com uma tradução na internet.
Leia aqui artigo sobre a noção de poder em Foucault.
Para informações acerca da ditadura militar no Brasil leia aqui, onde, além do texto, é possível encontrar indicação bibliográfica acerca do assunto.
Para uma lista de 10 filmes acerca do período da ditadura militar, consulte aqui.