Conteúdos

Células tronco: o que são, como obtê-las;
Células tronco: utilização e questões éticas.
 

Objetivos

Compreender os conceitos de clonagem (reprodutiva e terapêutica), células-tronco (embrionárias e não embrionárias) e terapia celular.
Reconhecer as principais formas de obtenção de células-tronco embrionárias.
Compreender os diferentes argumentos sobre a liberação de células-tronco embrionárias de embriões congelados.
Entender o significado da Lei de Biossegurança no Brasil.
Posicionar-se em relação à liberação de células-tronco embrionárias de embriões congelados para fins de pesquisa científica.

1ª Etapa: Esclarecendo conceitos

Utilize o texto indicado no item 1 do tópico “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” para preparar uma aula introdutória, explorando os conceitos elencados: clonagem (reprodutiva e terapêutica); células-tronco ( embrionárias e não embrionárias) e terapia celular. As imagens deste texto são bastante ilustrativas e podem ser usadas durante esta aula. Ressalte os aspectos éticos que são discutidos ao final, para iniciar a discussão central deste plano de aula, ou seja, a utilização de células-tronco embrionárias de embriões congelados para fins de pesquisa científica.

 

2ª Etapa: Conhecendo as formas de obtenção das células-tronco

Utilizando as imagens disponíveis no item 2 (providencie as imagens ampliadas), faça uma leitura compartilhada do texto “A polêmica sobre o uso de células-tronco embrionárias em terapia celular”, disponível no item 3 (p. 14). Os itens 2 e 3 podem ser encontrados no aba “Para Organizar o Seu Trabalho e Saber Mais”.

3ª Etapa: As diferentes visões acerca da liberação da utilização das células-tronco embrionárias de embriões congelados

Assista aos vídeos indicados no item 5 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”, solicitando aos alunos que façam anotações dos aspectos considerados mais relevantes nos argumentos das pessoas entrevistadas. Informe-os que estes argumentos serão usados na próxima etapa do trabalho.



Providencie cópias do texto indicado no item 6 da aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” e faça uma leitura compartilhada com os alunos, complementando a polêmica relacionada ao tema.

 

4ª Etapa: Manifestando opiniões: Elaboração de cartazes para a comunidade escolar

Divida a sala em dois grupos: os defensores e os contrários à liberação das células-tronco embrionárias de embriões congelados para fins de pesquisa científica. Os dois grupos devem elaborar cartazes defendendo suas ideias. Para que o trabalho seja eficaz, solicite aos alunos, em uma aula anterior, que tragam cartolina, jornais ou revistas, entre outros, para produção dos cartazes. Divida também os dois grupos iniciais em grupos menores, com no máximo 4 alunos. Distribua os cartazes pela escola, para que os alunos de outras séries possam visualizá-los.

5ª Etapa: Elaborando uma enquete

1) Solicite aos alunos que elaborem uma enquete na qual irão evidenciar a posição da comunidade escolar sobre a questão: Você é a favor ou contra a liberação de células-tronco embrionárias de embriões congelados para fins de pesquisa científica?

2) Organize a tabulação do resultado com os alunos na forma de histograma e publique para a escola. Histogramas são ferramentas de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de frequência. Sendo assim, se a enquete foi realizada com 560 alunos da escola, 320 se manifestaram a favor da liberação e 240 contra, o histograma seria assim representado:









 

Materiais Relacionados

1) No artigo “Clonagem e células-tronco”, Mayana Zatz procura esclarecer alguns conceitos que ainda são confusos para a grande maioria das pessoas: clonagem (reprodutiva e terapêutica) , células-tronco ( embrionárias e não embrionárias) e terapia celular.

2) Leia o texto "Saiba como são obtidas as células troncos embrionárias"

3) No texto "Células tronco: o que são e o que serão?" veja uma descrição dos tipos de célula-tronco, como são obtidas e a polêmica envolvida com a utilização de células-tronco embrionárias de embriões congelados para fins de pesquisa.

4) Para entender a polêmica que envolve a utilização de embriões congelados para pesquisas com células-tronco embrionárias acesse otexto "Entenda a polêmica sobre as células tronco".

5) Assista a vídeos que trazem uma reflexão interessante sobre os diferentes pontos de vista em relação à liberação da utilização de embriões congelados para fins de pesquisa:

a) Pesquisa com células troncos de embriões é polêmica

b) Células tronco

6) Uma boa retrospectiva sobre a legislação brasileira relacionada ao tema deste plano pode ser encontrada no texto "A pesquisa de células tronco no Brasil"

Arquivos anexados

  1. Polêmica: Utilização de células-tronco embrionárias.

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