Conteúdos
Cinema e Educação: Arroz com feijão – série 5X favela: agora por nós mesmos.
Objetivos
Trabalhar a reflexão sobre as diferenças de condição de vida do brasileiro, como alimentação, moradia das classes populares, trabalho, inclusive o infantil, e discutir ainda os estereótipos atribuídos à população favelada no Brasil.
Caro professor,
Para baixar o plano de aula completo, clique na aba material de apoio.
Materiais Relacionados
• Assista ao curta Arroz com Feijão, segundo episódio do filme Cinco vezes Favela – Agora por nós mesmos (disponível em DVD).
• O filme 5 vezes Favela – Agora por nós mesmos (2010) é uma atualização do filme 5 vezes Favela, produzido em 1962, pelo CPC da UNE. Tanto o primeiro filme, como o atual é composto por 5 histórias independentes protagonizadas por moradores de favela.
A diferença (explicitada no título do filme) é que a versão atual é realizada por uma equipe de jovens cineastas, moradores das favelas do Rio de Janeiro. Além da equipe técnica, os roteiros dos episódios foram escolhidos por centenas de moradores das favelas. Para compreender essa proposta, sugerimos a leitura do artigo O CINEMA NOVO E O CPC.
• Sobre a primeira versão do filme, realizada em 1962, você pode saber mais nos links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cinco_Vezes_Favela
http://www.contracampo.com.br/64/cincovezesfavela.htm
• Os curtas, de 1962, podem ser vistos no youtube, em 7 trechos de 15 minutos cada, nos links:
• Sobre o processo de realização dos cinco filmes contemporâneos, é possível conhecer mais dados no link:
• A principal música do curta Arroz com Feijão é o samba de Paulinho da Viola “Pode Guardar as Panelas”, cuja letra narra a frustração de um homem que não consegue dinheiro para comprar comida. No link abaixo, há uma versão do samba executado por Paulinho da Viola e a Velha Guarda da Portela. O samba fala em “pedir fiado”, “apostar nos cavalos”, situações que podem ser relacionadas ao filme.
• O ator que interpreta Seo Manoel é Ruy Guerra, ator, diretor, dramaturgo, poeta e letrista, nascido em Moçambique, Portugal, em 1931. Atuou no movimento Cinema Novo e dirigiu vários filmes. Sua presença no episódio é uma homenagem ao filme original de 1962. Saiba mais sobre Ruy Guerra no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ruy_Guerra
• O arroz com feijão é um prato tipicamente brasileiro, o que é muito bom, pois é muito saudável, pois possui muitos nutrientes.
Você pode saber mais sobre os aspectos nutricionais do arroz com feijão no link: http://casaunb.blogspot.com.br/2008/04/arroz-e-feijo-nosso-de-cada-dia.html e sobre orientação nutricional http://www.nutrociencia.com.br/
• Sobre condições de moradia relacionadas à insalubridade e saneamento básico, você pode consultar:
Arquivos anexados
- Plano de Aula – Arroz com feijão