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Placas Tectônicas – A formação dos continentes

Objetivos

Observar e estabelecer relação da paisagem com os fenômenos da natureza e intervenção do homem;
Adquirir conceitos de geologia;
Conhecer as principais placas tectônicas, seus movimentos e causas; 
Compreender a origem da formação dos terremotos, vulcões, montanhas – alterações no relevo;
Conhecer a composição da Terra; 
Simular os movimentos das placas.

Antes de dar início às etapas abaixo, consulte a aba Para Saber Mais.

1ª Etapa: Introdução do tema

Para dar início à atividade, mostre aos alunos, com a ajuda de um projetor, uma imagem da disposição dos continentes há cerca de 200 milhões de anos, conhecida como Pangeia, e um mapa com a disposição atual dos continentes.



http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u387.jhtmttp://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u387.jhtm

Em seguida, pergunte se a turma reconhece essas duas imagens e, a partir das observações feitas, realize alguns questionamentos:

– Qual a diferença entre os dois mapas?

– Por que houve a separação de terras?

Provavelmente os alunos notarão a diferença na formação dos continentes e levantarão hipóteses a respeito. Aproveite a oportunidade para explicar o conceito de continente e de placas tectônicas, como se movimentam e suas consequências para o planeta, para facilitar, utilize a animação do site do IBGE, disponível em “Para Organizar seu Trabalho e Saber Mais”.

Registre as hipóteses iniciais dos alunos e observações feitas durante a aula. Deixe expostos estes registros em um lugar que os alunos possam consultá-las ao término da atividade interativa.

 

2ª Etapa: Exploração do objeto

Organize os alunos em duplas e os convide a explorar o objeto interativo “Placas Tectônicas” disponível no NET Educação (material de apoio).

Nessa atividade os alunos poderão observar como ocorreu a separação dos continentes durante os anos, até eles se configurarem da maneira que conhecemos hoje, e quais são as consequências desse movimento de separação.

Durante a realização da atividade, circule entre as duplas solucionando possíveis duvidas. Deixe que os alunos retornem a atividade interativa quantas vezes quiserem, conforme suas necessidades para que compreendam as informações.

Ao final, oriente que os alunos socializem os conhecimentos adquiridos a partir da navegação e peça para que estabeleçam uma relação entre os conteúdos abordados na atividade interativa e as hipóteses registradas na introdução do tema.

3ª Etapa: Experimento

Divida a sala em pequenos grupos e sugira que os alunos criem uma maquete representando as placas e o magma. Oriente que utilizem diferentes materiais, principalmente sucatas e ,se possível, alimentos e líquidos que auxiliam a dar impressão de movimento. Peça que expliquem o que aprenderam por meio desta experiência.

Por fim, diante dos conhecimentos construídos, solicite que os alunos reflitam como será o planeta Terra no futuro. Peça que imaginem a  posição dos continentes e paisagens, e oriente que representem essa reflexão por meio de desenhos.

Sugira que os alunos organizem uma exposição de todos os registros produzidos, nesse momento é importante solicitar aos alunos que levantem quais os dados do presente que os auxiliaram a construir a hipótese em relação ao futuro.  A exposição final permite  valorizar e socializar os conhecimentos.

Materiais Relacionados

Caro professor, antes de iniciar verifique conceitos, características e definições referentes à composição da Terra e formação dos continentes. Selecionamos os links abaixo para ajudá-lo.

A Dança dos Continentes:
Formações dos Continentes – animação:
Continentes em formação
Animação placas e seus movimentos
Agentes modeladores do Relevo
Movimento de placas muda relevo
O que são terremotos e como se mede sua intensidade?
Vulcão
Mergulhador fotografa divisão entre placas tectônicas na Islândia:
Islândia – vídeo
Museu de Geociências
 

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Arquivos anexados

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