Conteúdos

Sistema de escrita

Objetivos

Reconheça e compreenda a finalidade social do gênero lista
Escrever, de acordo com sua hipótese de escrita, listas de palavras refletindo sobre o sistema de escrita.
Conhecer e utilizar as convenções de escrita: alinhamento (de cima para baixo) e orientação (esquerda para a direita).
Ler, utilizando diferentes estratégias, palavras em lista.

Links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba Saiba Mais.

1ª Etapa: Início de Conversa
Toda criança é extremamente curiosa e essa curiosidade deve ser valorizada e estimulada pelos adultos, principalmente pelos professores. Uma das curiosidades que as crianças têm é de conhecerem melhor os animais, tanto os que estão ao seu redor quanto os que são mais difíceis de encontrar, aqueles que vivem em outros países, no zoológico ou em florestas. Dessa forma, é um tema bastante interessante para abordar em sala de aula com os pequenos e aproveitar para incentivar os alunos a ler e escrever, mesmo que ainda não o façam da maneira convencional, pedindo, por exemplo, que escrevam uma lista de animais que mais gostam ou que achem curiosos.

Assim, uma proposta de escrita e leitura de lista, propicia as crianças que pensem sobre o sistema de escrita, refletindo sobre quantas e quais letras devem usar para escrever e em que ordem devem ser escritas. Ao propor este tipo de atividade aos alunos, o professor garante que eles transformem seus conhecimentos em interação com materiais escritos, com os outros alunos e com o próprio professor.

2ª Etapa: Apresentação da proposta
Inicie a aula perguntando aos alunos quais são, na opinião deles, os animais mais curiosos ou quais eles gostariam de conhecer melhor. Você pode dizer a eles que levou um livro com curiosidades de animais, uma enciclopédia ou um texto retirado da internet (todas estas referências de livros ou textos constam no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”), mas que primeiro gostaria que eles escrevessem uma lista com o nome de alguns animais, aproximadamente 6, que são os mais curiosos para eles.

Informe aos alunos que após a produção das listas em duplas fará coletivamente uma contagem de votos e que os animais mais votados serão os escolhidos para a sua leitura em voz alta.

3ª Etapa: Escrita de lista: Nomes de animais
Após a conversa inicial, organize os alunos em duplas, é importante agrupá-los de acordo com as hipóteses de escrita de cada um. Para saber mais sobre hipóteses de escrita, consulte o texto publicado na revista Nova Escola no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Com os alunos agrupados de acordo com hipóteses de escrita próximas, entregue as duplas uma folha de papel sulfite e um lápis e solicite que cada criança da dupla escreva espontaneamente um nome de um animal. Como a proposta inicial foi a escrita de 6 nomes, cada aluno escreverá 3. Também diga as crianças, que é importante que pensem juntos como escrever as palavras, pois assim podem ajudar o colega em suas dificuldades. De acordo com Ana Teberosky (1982) “nas trocas entre crianças compartilham-se informações sobre os aspectos físicos e sociais do objeto escrito”.

A intervenção do professor durante a escrita espontânea dos alunos é fundamental. Durante todo o tempo em que os alunos estiverem produzindo a lista em duplas, ele deverá circular pela sala e auxiliar os alunos em suas dificuldades ou colocar bons problemas a serem resolvidos por eles e assim, proporcionar que avancem em suas hipóteses de escrita. Uma intervenção possível em caso de escrita espontânea é auxiliando os alunos que ainda não escrevem alfabeticamente a recorrerem a palavras conhecidas como nomes próprios e/ou palavras presentes em listas na sala. Por exemplo: Se uma dupla de alunos escreve o nome do gorila da seguinte forma OIA, o professor pode ajudá-los relacionando a escrita deles com a escrita de palavras conhecidas como “o go do gorila aparece no final do nome do Rodrigo” ou “Para fazer o li do gorila vocês podem observar o nome da Lívia”.

Também vale lembrar que durante a escrita espontânea dos alunos, o professor não os abandone achando que por ser uma escrita deles, não se pode auxiliá-los a avançar. Não devem ser feitos questionamentos do tipo “que letra está faltando?” ou pedir que ouçam a sílaba que precisam escrever para descobrir as letras a serem utilizadas.

4ª Etapa: Socialização das escritas dos alunos: Contagem dos votos
Com o término das produções em duplas, solicite aos alunos que leiam os nomes escritos em sua lista e ditem a você para que escreva na lousa. Neste momento, escolha, primeiro, os alunos que ainda não escrevem convencionalmente, pois dessa forma conseguirá que as outras duplas auxiliem na escrita do nome selecionado. Não se esqueça de lembrá-los que esta escrita coletiva tem a função de somar os votos de cada animal para definirem quais serão os mais votados e estudados posteriormente por vocês.

Durante o ditado dos nomes dos animais, o professor pode colocar bons problemas para o grupo com a finalidade de que pensem sobre o sistema de escrita. Por exemplo, se uma dupla dita a seguinte sequência de letras ARNA, para aranha, pergunte aos alunos quem escreveu o nome deste mesmo bicho de uma forma diferente, por exemplo, ARANHA de forma convencional. Registre as duas sugestões na lousa e peça para compararem as semelhanças e diferenças entre elas, solicite também, que quem escreveu convencionalmente explique como o fez. Outra possibilidade é confrontar questões ortográficas que possam surgir nas escritas dos alunos. Por exemplo, uma dupla escreve KAVALO, e outra dupla, CAVALO, diga aos alunos que neste caso os dois jeitos correspondem ao mesmo som, mas explique que na língua portuguesa não utilizamos a letra k para compor palavras que não sejam nomes próprios. Peça que eles lembrem outras palavras que começam com o mesmo som como caneta, calendário, caqui e escreva-as na lousa para que observem esta regularidade.

Com a lista final pronta e os votos computados leia para os alunos o nome dos 6 animais escolhidos para descobrirem curiosidades.

5ª Etapa: Leitura em voz alta pelo professor
Organize os alunos em roda para que todos possam observar o material de leitura selecionado por você (livros, enciclopédias ou textos de internet). Apresente o material aos alunos e analise com eles como o material se organiza: ordem alfabética, sinopses, número da página, entre outros. Após esta apresentação inicial do material, separe o trecho sobre o primeiro animal escolhido e faça a leitura das curiosidades para os alunos.

Durante sua leitura, pare em alguns pontos mais importantes para que discutam as informações lidas, solicite que os alunos contribuam com os conhecimentos que já têm sobre o animal estudado e, caso ache necessário, vá anotando as descobertas e falas do grupo em uma cartolina. Este material poderá ficar exposto na sala para consultas futuras. Outra sugestão é pedir que as crianças registrem, com desenhos ou escritas em uma folha sulfite, o que aprenderam sobre os animais.

 

Materiais Relacionados

1. Para saber indicações de livros e enciclopédias que trazem curiosidades e informações sobre diferentes animais acesse os links abaixo:
http://www.wook.pt/ficha/a-minha-primeira-enciclopedia-animal/a/id/197644
http://www.lojacultural.com.br/magento/index.php/enciclopedia-animal.html
http://www.lojacultural.com.br/magento/index.php/descubra-a-ciencia-disfarce-animal.html
http://www.girassolbrasil.com.br/site/livro/0000001191/003/titulo-planeta-animal
http://www.companhiadasletrinhas.com.br/detalhe.php?codigo=40014

2. Acesse o site “Curiosidade Animal” para saber diferentes informações sobre diversos animais pelo link  http://www.curiosidadeanimal.com/

3. Se quiser mais informações diferentes sobre animais acesse o link http://www.sitedecuriosidades.com/animais/ ou o link http://ciencia.hsw.uol.com.br/curiosidades-mundo-animal.htm

4. Para saber mais sobre as hipóteses de escrita das crianças acesse a matéria produzida pela revista Nova Escola acessando o link  http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/conhecer-nova-turma-431205.shtml

5. Indicação de livro:
A arca dos bichos – Marcelo Duarte. Ed. Companhia das letrinhas. Está esgotado no fornecedor, mas quem tiver acesso é um livro bem divertido para abordar o tema curiosidades de animais.

6. Indicação de revista:
A revista Recreio também traz em toda edição uma curiosidade sobre um animal diferente. Uma ótima opção, pois tem a linguagem da criançada.
 

Arquivos anexados

  1. Pesquisando Animais: Aquisição do sistema de escrita

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.