Conteúdos
Objetivos
• Estudar a Revolução Iraniana;
1ª Etapa: Antes do Filme
Como o filme trata de um contexto político e cultural muito distante dos alunos e pouco abordado na escola, seria interessante fazer uma breve introdução sobre a Revolução Islâmica do Irã, para que os alunos tenham maiores subsídios para entrar na narrativa. Seria interessante comentar que o filme foi criado a partir de uma história em quadrinhos e mantém muitos elementos dessa linguagem. De qualquer forma, é um filme auto explicativo e pensado para muitos públicos diferentes, de forma que o contexto histórico é explicitado e comentado na própria obra.
2ª Etapa: Debate
Após a exibição do filme, os professorem podem mobilizar as impressões dos alunos sobre a obra, levantando aspectos tanto sobre a história da personagem principal, Marjane, como sua articulação com a história de seu país. Como a personagem vive a revolução e a guerra? O que significa sua ida à Europa? Como a família de Marjane lida com as novas imposições do governo, como a obrigatoriedade do véu para as mulheres? Quais são as formas de resistência que os personagens encontram para viver um regime ditatorial?
3ª Etapa: História e Geografia
A revolução iraniana, o ponto histórico mais importante do filme, remete a conflitos complexos entre o mundo ocidental – em especial os Estados Unidos – e o Oriente Médio: conflitos políticos, econômicos e culturais que atravessam a história iraniana. Os professores de História e Geografia, para abordar esse processo histórico com os alunos, podem escolher vários caminhos e focos para a discussão. Pode-se trabalhar desde a conquista árabe, até a ocidentalização do país, a questão do petróleo, o processo revolucionário e suas derivações, a guerra Irã-Iraque, entre outros temas; É possível também discutir a recente “Primavera Árabe”, que evoca discussões semelhantes à Revolução Iraniana.
4ª Etapa: Governo e resistência
O professor de Sociologia pode trabalhar com os alunos as diferentes formas de governo que aparecem mencionadas no filme, e suas semelhanças e diferenças. Império, Democracia, República, República Islâmica, etc. Quais são as formas de governo que Marjane vivencia, e quais os impactos em sua vida cotidiana?
Além disso, os personagens do filme não aceitam passivamente as imposições e excessos dos governos autoritários, e sempre buscam formas de resistência. Desde uma organização política revolucionária até coisas menores, que até aparecem como coisas de adolescentes, como fazer festas com moços e moças, ouvir punk, ter bebidas alcoólicas em casa, etc. A partir desses episódios da obra, pode-se discutir como cada uma dessas formas de governo entendem as liberdades individuais, e quais as formas de resistência dos indivíduos frente às tentativas de controle estatal.
5ª Etapa: Língua Portuguesa: a autobiografia
A animação Persépolis, assim como a história em quadrinhos de mesmo nome, são uma autobiografia de Marjane Satrapi, respectivamente diretora e autora das obras. O professor de português pode trabalhar com seus alunos o gênero autobiográfico, e como ele é construído por Marjane. Quais são os episódios que ela escolhe contar? Como é feita a alternância entre a voz infantil, adolescente e adulta? Elas apresentam a mesma perspectiva sobre os fatos? Como está pensada a relação entre a história política e social e a história individual da autora?
6ª Etapa: Artes
Ao professor de Artes, caberia discutir a elaboração estética do filme. É possível trabalhar a animação separadamente ou sua relação com a história em quadrinhos. De qualquer forma, é interessante salientar como a linguagem da história em quadrinhos de alguma forma permanece na versão animada. Seria interessante refletir quais são os recursos desse tipo de linguagem, e quais as vantagens dele para contar uma história real.
Materiais Relacionados
1. Como extra do DVD há um making off do filme que apresenta curiosidades muito interessantes sobre a diretora e o processo de criação. Também está disponível no youtube, com legenda em inglês.