Conteúdos
• Gêneros textuais;
• Pequenas Corrupções;
• Ética e cidadania.
Objetivos
• Interessar-se por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania;
• Refletir e debater sobre os assuntos propostos de forma coerente;
• Conscientizar-se sobre a necessidade de combater atitudes antiéticas – ou até mesmo ilegais –, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada.
1ª Etapa: Discussão sobre “O que são pequenas corrupções”
Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.
“Se o objetivo de um país é evoluir culturalmente, economicamente e socialmente, todo e qualquer tipo de corrupção deve ser combatido, independentemente de sua origem ou grandeza.” (Prates, Rodolfo Coelho).
Para iniciar a aula, faça um levantamento do conhecimento prévio dos alunos com relação ao tema Corrupção. Explique, na sequência, que participarão de um concurso de desenhos sobre o tema.
2ª Etapa: Vídeo da Campanha do Concurso de Desenho
Para que os alunos entendam sobre o concurso, percebam a proporção e a seriedade do mesmo, utilize a entrevista com Patrícia Audi disponível no link 1, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
3ª Etapa: Explicação sobre o concurso
Converse sobre o gênero instrucional, Regulamento, para que as crianças possam entender sobre todos os passos do concurso, categorias, entregas dos trabalhos, premiação, entre outros. É uma oportunidade para trabalhar o gênero e propor outros regulamentos para atividades que já realizam.
4ª Etapa: Vídeo da Campanha do Concurso de Desenho
Utilizar o site e outros vídeos da Controladoria para entenderem sobre a Campanha, link 6.
Após assistirem ao vídeo, colocar em discussão o que entenderam, que outras pequenas corrupções acontecem em nosso dia-a-dia, na escola, em casa, enfim, em qualquer local de convívio das crianças.
5ª Etapa: 1ª versão do desenho para o concurso
Solicitar que os alunos façam a primeira versão de seus desenhos. Em seguida, monte uma exposição na sala de aula para discutir sobre as ideias, interpretação individual, bem como, a estrutura de cada desenho (tamanho, forma de representação, mensagem passada etc).
6ª Etapa: Exemplos de desenhos pesquisados na internet
Na sequência, o professor poderá fazer uma animação ou em PPT utilizando desenhos e charges disponíveis na internet, que mostrem tematizem pequenas corrupções. Isso ampliará as ideias das crianças para um novo desenho individual.
http://bit.ly/2ef5J1t
7ª Etapa: Jogos do site portalzinho
Deixar as crianças livres para utilizar o portal e brincar com qualquer jogo do Portalzinho do CGU, link 7
8ª Etapa: A hora da verdade com o debate sobre pequenas corrupções
Propor uma história em que a questão central seja uma pequena corrupção, (vídeo A fábula da corrupção, link 8). A partir dele, proponha um debate. Forme dois, “o contra” e o “a favor” e convide-os a preparar seus argumentos. Essa atividade tem como objetivo perceber o poder de argumentação dos alunos, como pensam, o que acham das corrupções feitas por pessoas até mesmo para ajudar o outro.
A Fábula da Corrupção é um curta-metragem de 8 minutos que nasceu de um edital lançado pela Controladoria Geral da União e UNODC, e tinha como tema a luta contra a corrupção, um assunto difícil de ser abordado, junto a um publico amplo e sem restrição de faixa etária. Criar um roteiro a partir de uma temática pré-definida pode ser um grande estímulo ou causar um completo bloqueio criativo. Ainda bem que a inspiração veio na hora certa. Leia a íntegra deste texto para preparar a atividade no link 9.
9ª Etapa: Produção da 2ª versão do desenho para o concurso
Convide os alunos a produzir a 2ª versão dos desenhos e, na sequência faça uma exposição para discutir sobre as ideias, a estrutura de cada desenho (tamanho, forma de representação, mensagem passada etc.) Coloque na exposição os dois desenhos realizados por cada um dos alunos.
Cada criança terá em mãos as duas versões dos desenhos para fazer um comparativo e discutir, em uma roda de conversa, as diferenças, os avanlos, se ampliou o que pensou na primeira versão.
Pode-se finalizar esta sequência com a revisão do desenho e o envio para o concurso ou, antes disso, realizar as atividades que se seguem:
10ª Etapa: Elaboração de texto e Criação de monstros
Convide a turma a elaborar um texto coletivo acerca do “Monstro da Corrupção”. As discussões anteriores e os desenhos elaborados podem ser o ponto de partida para esta atividade. Utilize o objeto digital para ilustrar e animar a história coletiva desenvolvida pelos alunos, disponível no link 2, aba Para organizar seu trabalho e saber mais.
11ª Etapa: Pesquisa sobre Histórias em Quadrinhos
Explorar a estrutura do gênero com os sites disponíveis no link 5
1) Pedir que as crianças pesquisem na internet os tipos de HQs, o passo a passo de como se produz e, também, salvar vários tipos desse gênero.
2) Cada grupo apresenta o que conseguiu pesquisar.
3) O professor pode agrupar as HQs (digitais) pesquisadas pelos alunos e montar um documento para fazer a comparação entre elas, discutir as características desse gênero, descobrir as diferenças, os recursos necessários para fazer a HQ, etc.
12ª Etapa: Montando uma história em quadrinhos sobre as Pequenas Corrupções
De forma livre utilizando a ferramenta Toondoo, disponível no link 3, aba Para organizar seu trabalho e saber mais, as crianças, em trios, criam uma HQ apresentando uma pequena corrupção e o seu desfecho.
Todas as histórias são salvas para depois apresentar a todos da sala.
Se houver a possibilidade convidar crianças de outras salas para prestigiarem o trabalho.
Materiais Relacionados
1. Entender o que é A CGU (Controladoria-Geral da União), sobre o concurso e os recursos necessários para discussão sobre o tema (Quadrinhas / Jogos / Regulamento). Disponível;
2. Criando monstros para ilustrar a produção textual. Disponível;
3. Desenvolver uma HQ utilizando o tema Pequenas Corrupções – Disponível;
4. Realizar leitura de HQs e tirinhas da turma da Mônica;
5. Explorar a estrutura desse gênero HQ:
6. Outros vídeos da CGU, disponíveis em:
7. Jogos sobre o tema disponíveis;
8. Vídeo “A fábula da corrupção”, disponível;
9. Sobre o vídeo “ A fábula da corrupção”.