Conteúdos
Este plano de aula aborda o curativo biológico desenvolvido no Brasil, a partir da pele de tilápia (peixe de água doce), para o tratamento de queimaduras em pessoas e animais.
Objetivos
- Conhecer o curativo de pele de tilápia; e
- Compreender a aplicabilidade do curativo e suas vantagens no tratamento de queimaduras.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Queimaduras;
- Curativo de tilápia; e
- Pesquisa científica no Brasil.
Palavras-chave:
Curativo biológico de pele de tilápia. Queimadura. Pesquisa científica.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: Conhecendo o curativo biológico
Professor, antes da leitura do artigo e visualização do vídeo, sugiro que algumas perguntas prévias sejam feitas aos alunos, tais como:
- Você já sofreu algum tipo de queimadura, ou conhece alguém que já passou por isso?
- Como é realizado o tratamento de queimaduras?
- Será que existe uma forma de deixar o tratamento mais eficaz e indolor?
Após esse momento inicial de breve discussão, apresente o tema e os objetivos das aulas aos alunos, para conduzi-los às próximas etapas.
A leitura do artigo pode ser realizada coletivamente ou em pequenos grupos. Solicite que os alunos grifem ou anotem os pontos que julgarem mais relevantes no artigo, bem como dúvidas que possam surgir.
O artigo pode ser encontrado no seguinte link:
Conheça o método da Pele de Tilápia para queimadura criado no Brasil
Acesso em: 12 de dezembro de 2024
Após o tempo reservado para a leitura, promova um breve debate acerca dos pontos destacados pela turma.
Em seguida, assistam juntos ao seguinte vídeo:
Os animais com queimaduras tratados com pele de tilápia no Pantanal.
Acesso em: 12 de dezembro de 2024
Outra sugestão é fornecer aos alunos um roteiro de perguntas para serem respondidas durante ou após a visualização do vídeo, para posterior debate. Algumas perguntas que podem estar nesse roteiro são:
- Qual é a matéria-prima dos curativos biológicos?
- Qual o procedimento necessário para que as peles se tornem curativos?
- Quais as vantagens do seu uso em animais?
- Cite exemplos de animais que já receberam esses curativos.
- Onde a técnica foi desenvolvida?
Professor, caso entenda ser necessário, assista ao vídeo mais de uma vez com os alunos e/ou faça pequenas pausas para discutir os pontos que achar interessantes. Após esse momento, organize a turma em um grande círculo, para uma discussão sobre os pontos observados pelos alunos. Você pode utilizar as respostas das perguntas para iniciar o debate, ou fazê-lo de forma mais livre. Apenas se atente para o cumprimento dos objetivos propostos.
2ª Etapa: Pesquisa e aprofundamento
Professor, como você já deve ter observado, a atividade anteriormente sugerida pode servir para iniciar ou complementar um tema já abordado em sala de aula. Alguns exemplos são: sistema de defesa humano, divisão celular, composição da pele humana e da pele de peixes, fisiologia e zoologia dos peixes ósseos, entre outros.
É possível, ainda, solicitar aos alunos uma pesquisa sobre queimadura e tratamento, fazer uma ação de prevenção de queimaduras na escola e na comunidade escolar e/ou conduzir uma aula prática com dissecação de tilápia, para melhor compreensão do conteúdo sobre peixes ósseos, comparando-os com os cartilaginosos.
Enfim, observe de que forma este plano de aula pode se encaixar melhor em seu planejamento, com as séries do ensino médio que preferir, e deixe sua imaginação e criatividade participarem desse momento, direcionando este plano de aula para auxiliá-lo(a) e contribuir com o aprendizado dos alunos, além de divulgar a pesquisa científica no Brasil e incentivar os alunos a também se tornarem cientistas.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Prof.ª Dr.ª Nathalie Lousan.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: EasyBuy4u – Getty Images