Conteúdos
Este plano de aula explora a influência da língua e cultura africanas no português brasileiro, apresentando palavras que foram incorporadas ao nosso vocabulário cotidiano. A proposta é que os alunos reconheçam a diversidade cultural e a contribuição africana na formação da língua portuguesa falada no Brasil.
Objetivos
- Entender como a língua portuguesa se expandiu ao incorporar palavras de origem africana;
- Apresentar palavras de origem africana e seus significados;
- Incentivar o respeito pela diversidade cultural e histórica da sociedade brasileira; e
- Desenvolver habilidades de leitura, vocabulário e interpretação.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- A influência da cultura africana na língua portuguesa;
- Palavras de origem africana e seus significados;
- Exercícios de fixação; e
- Materiais de apoio.
Palavras-chave:
Mistura de línguas. África. Palavras de origem africana. Cultura africana.
Previsão para aplicação:
3 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: A influência da cultura africana na língua portuguesa
Dê início a esta etapa explicando que vocês tratarão das diversidades linguística e cultural, destacando a importância de entender que as línguas não existem isoladas, mas sempre em contato, influenciando-se mutuamente. Lembre-se de ressaltar que essa mistura é um reflexo da História e das experiências de um povo.
Apresente o contexto histórico da chegada dos africanos ao Brasil, mencionando que isso trouxe uma nova dimensão à língua portuguesa falada no país, de forma que muitas das palavras cotidianamente utilizadas têm origens africanas, o que representa um legado cultural importante.
Para ilustrar essa influência, traga exemplos que os alunos usam frequentemente e que têm raízes africanas, tais como ‘moleque’, que se refere a um menino ou criança, enfatizando que essa palavra carrega uma conotação de travessura e vivacidade, própria da cultura popular, e ‘quiabo’, um ingrediente fundamental na culinária brasileira, especialmente em pratos típicos, como o acarajé.
É importante observar, no entanto, que essas palavras não são apenas vocábulos isolados, mas representam uma homenagem à rica herança africana que faz parte da identidade cultural brasileira.
Para encerrar esta etapa introdutória, convide os alunos a refletirem sobre a importância de conhecer e respeitar a diversidade cultural que os cerca, destacando como essa diversidade enriquece a comunicação e a convivência no Brasil.
2ª Etapa: Palavras de origem africana e seus significados
Para apoiar a aplicação deste plano de aula, segue abaixo uma lista de palavras de origem africana, acompanhadas de seus respectivos significados:
Palavra | Significado |
Acarajé | Bolinho frito feito de massa de feijão-fradinho, típico da culinária baiana. |
Axé | Força, energia, saúde; bênção ou saudação. |
Babaçu | Tipo de palmeira que produz um fruto comestível. |
Banguela | Termo popular para se referir à falta de um dente; origem no modo de falar. |
Berimbau | Instrumento musical de corda, utilizado na capoeira. |
Boi-de-piranha | Termo que se refere a uma festa popular; figura de folguedo. |
Caboclo | Termo que se refere a pessoas de ascendência indígena e africana. |
Candomblé | Religião afro-brasileira que cultua orixás e entidades. |
Capoeira | Arte marcial que combina dança, acrobacias e música. |
Caxambu | Instrumento musical de percussão, semelhante ao tambor. |
Dendê | Óleo de palma, muito utilizado na culinária brasileira. |
Ébano | Tipo de madeira escura e densa, geralmente usada para esculturas. |
Fubá | Farinha de milho usada em várias receitas, como o bolo de fubá. |
Ginga | Movimento característico da capoeira; flexibilidade e jogo. |
Iá | Termo de respeito usado para se referir a mães ou mulheres mais velhas. |
Ibeji | Divindade gêmea na religião afro-brasileira. |
Iemanjá | Orixá das águas, mãe de todos os orixás, cultuada no Candomblé. |
Jabá | Carne salgada, especialmente carne de porco. |
Jongo | Dança e ritmo afro-brasileiro originado entre os negros. |
Ketu | Um dos naipes do Candomblé, representando o povo que fala a língua iorubá. |
Kizomba | Estilo de música e dança originário de Angola. |
Malagueta | Pimenta pequena e picante, muito utilizada na culinária brasileira. |
Mandioca | Raiz comestível, também conhecida como aipim ou macaxeira. |
Marabaixo | Dança e ritmo de origem afro-brasileira, típica do Amapá. |
Maracatu | Dança e ritmo musical de origem afro-brasileira. |
Moqueca | Prato típico feito com peixe, frutos do mar e temperos. |
Oxalá | Orixá da paz e da criação, sinônimo de Jesus Cristo em algumas tradições. |
Oxum | Orixá das águas doces, representando amor e fertilidade. |
Pandeiro | Instrumento de percussão muito utilizado em rodas de samba. |
Patuá | Amuleto ou talismã, muitas vezes associado a práticas de magia. |
Quilombo | Comunidade de pessoas negras que se refugiaram da escravidão. |
Quimbanda | Religião afro-brasileira, ligada à magia e aos espíritos. |
Saravá | Saudação usada nas religiões afro-brasileiras. |
Samba | Gênero musical e dança de origem afro-brasileira. |
Senzala | Alojamento onde eram mantidos os escravos. |
Tangerina | Fruta cítrica, menor que a laranja, de casca fina e fácil de descascar. |
Taba | Aldeia indígena; também pode se referir a uma habitação. |
Timbau | Instrumento de percussão, também conhecido como tambor. |
Trancoso | Localidade na Bahia, conhecida por sua beleza natural. |
Umbaúba | Árvore nativa que produz frutos comestíveis. |
Umbanda | Religião brasileira que combina elementos africanos, indígenas e católicos. |
Vodu | Religião originária da África Ocidental, com influências no Brasil. |
Xangô | Orixá do fogo, do trovão e da justiça. |
Zabumba | Instrumento de percussão utilizado em festas populares. |
Zumbi | Espírito ou figura que simboliza a luta pela liberdade e resistência. |
Tia | Usado como forma de tratamento respeitoso para mulheres mais velhas. |
Essa lista apresenta, de maneira acessível e organizada, exemplos de como a influência africana se mantém viva no vocabulário cotidiano da língua portuguesa.
3ª Etapa: Exercícios de fixação
Proposta 1: Jogo da memória
Crie um jogo de memória usando cartas que apresentam, de um lado, palavras de origem africana e, do outro, seus significados (ou, ainda, suas imagens). Os alunos jogam em duplas, tentando encontrar os pares de palavra-significado ou palavra-desenho.
Proposta 2: História coletiva com palavras africanas
Divida a turma em grupos e peça para cada grupo escolher (ou sortear) algumas palavras de origem africana. Cada grupo deve criar uma pequena história ou narrativa utilizando essas palavras de forma criativa. Depois, cada grupo compartilha sua história com o restante da turma.
Proposta 3: Quiz
Organize um quiz interativo com perguntas sobre a origem das palavras africanas e curiosidades culturais sobre a África e o Brasil.
Alguns exemplos de perguntas são:
- Qual o significado da palavra “axé”?
- De que origem é a palavra “fubá” e em qual prato típico brasileiro é usado?
Proposta 4: Mapa dos sabores afro-brasileiros
Selecionem palavras que representem alimentos, como “dendê” e “quiabo”.
Organize a turma em pequenos grupos e peça que cada um deles pesquise receitas em que são utilizados um ou mais desses alimentos.
Montem coletivamente um “mapa dos sabores” no mural da sala, ligando os ingredientes aos pratos e regiões brasileiras em que são consumidos.
Proposta 5: Ritmos afro-brasileiros
Mostre à turma diferentes ritmos musicais de origem africana (como samba, maracatu e capoeira) e associem palavras de origem africana que fazem parte desse contexto. Em seguida, peça para os alunos escreverem sobre cada um dos ritmos, produzindo materiais que possam ser compartilhados com o restante da comunidade escolar (cartazes ou um site, por exemplo).
4ª Etapa: Proposta de encerramento
Para finalizar o tema, proponha a criação de um mural coletivo na escola.
Para a construção desse mural, deverá ser designada a cada aluno uma palavra de origem africana que aprendeu, para a qual ele deverá preparar um cartão colorido com o termo, seu significado e uma ilustração que represente o conceito.
Conforme os cartões fiquem prontos, devem ser fixados em um mural, na área comum da escola, onde possam ser vistos por outros alunos e professores. Decore o mural com elementos da cultura africana, como tecidos coloridos ou padrões geométricos típicos.
Proponha, por fim, que os alunos apresentem suas palavras para as outras turmas, explicando o que aprenderam e como essas palavras refletem a riqueza da herança africana no Brasil.
Bom trabalho!
Materiais Relacionados
A África que você fala, de Claudio Fragata – Editora Globinho – A Taba – Denise Guilherme
Acesso em: 30 de outubro de 2024.
Os Africanos – Raízes do Brasil #3 – Enraizando
Acesso em: 30 de outubro de 2024.
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: golero – Getty Images