Conteúdos

Este plano de aula explora a influência da língua e cultura africanas no português brasileiro, apresentando palavras que foram incorporadas ao nosso vocabulário cotidiano. A proposta é que os alunos reconheçam a diversidade cultural e a contribuição africana na formação da língua portuguesa falada no Brasil.

Objetivos

  • Entender como a língua portuguesa se expandiu ao incorporar palavras de origem africana;
  • Apresentar palavras de origem africana e seus significados;
  • Incentivar o respeito pela diversidade cultural e histórica da sociedade brasileira; e
  • Desenvolver habilidades de leitura, vocabulário e interpretação.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • A influência da cultura africana na língua portuguesa;
  • Palavras de origem africana e seus significados;
  • Exercícios de fixação; e
  • Materiais de apoio.

Palavras-chave:

Mistura de línguas. África. Palavras de origem africana. Cultura africana.

Previsão para aplicação:

3 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: A influência da cultura africana na língua portuguesa

Dê início a esta etapa explicando que vocês tratarão das diversidades linguística e cultural, destacando a importância de entender que as línguas não existem isoladas, mas sempre em contato, influenciando-se mutuamente. Lembre-se de ressaltar que essa mistura é um reflexo da História e das experiências de um povo.

Apresente o contexto histórico da chegada dos africanos ao Brasil, mencionando que isso trouxe uma nova dimensão à língua portuguesa falada no país, de forma que muitas das palavras cotidianamente utilizadas têm origens africanas, o que representa um legado cultural importante.

Para ilustrar essa influência, traga exemplos que os alunos usam frequentemente e que têm raízes africanas, tais como ‘moleque’, que se refere a um menino ou criança, enfatizando que essa palavra carrega uma conotação de travessura e vivacidade, própria da cultura popular, e ‘quiabo’, um ingrediente fundamental na culinária brasileira, especialmente em pratos típicos, como o acarajé.

É importante observar, no entanto, que essas palavras não são apenas vocábulos isolados, mas representam uma homenagem à rica herança africana que faz parte da identidade cultural brasileira.

Para encerrar esta etapa introdutória, convide os alunos a refletirem sobre a importância de conhecer e respeitar a diversidade cultural que os cerca, destacando como essa diversidade enriquece a comunicação e a convivência no Brasil.

2ª Etapa: Palavras de origem africana e seus significados

Para apoiar a aplicação deste plano de aula, segue abaixo uma lista de palavras de origem africana, acompanhadas de seus respectivos significados:

Palavra Significado
Acarajé Bolinho frito feito de massa de feijão-fradinho, típico da culinária baiana.
Axé Força, energia, saúde; bênção ou saudação.
Babaçu Tipo de palmeira que produz um fruto comestível.
Banguela Termo popular para se referir à falta de um dente; origem no modo de falar.
Berimbau Instrumento musical de corda, utilizado na capoeira.
Boi-de-piranha Termo que se refere a uma festa popular; figura de folguedo.
Caboclo Termo que se refere a pessoas de ascendência indígena e africana.
Candomblé Religião afro-brasileira que cultua orixás e entidades.
Capoeira Arte marcial que combina dança, acrobacias e música.
Caxambu Instrumento musical de percussão, semelhante ao tambor.
Dendê Óleo de palma, muito utilizado na culinária brasileira.
Ébano Tipo de madeira escura e densa, geralmente usada para esculturas.
Fubá Farinha de milho usada em várias receitas, como o bolo de fubá.
Ginga Movimento característico da capoeira; flexibilidade e jogo.
Termo de respeito usado para se referir a mães ou mulheres mais velhas.
Ibeji Divindade gêmea na religião afro-brasileira.
Iemanjá Orixá das águas, mãe de todos os orixás, cultuada no Candomblé.
Jabá Carne salgada, especialmente carne de porco.
Jongo Dança e ritmo afro-brasileiro originado entre os negros.
Ketu Um dos naipes do Candomblé, representando o povo que fala a língua iorubá.
Kizomba Estilo de música e dança originário de Angola.
Malagueta Pimenta pequena e picante, muito utilizada na culinária brasileira.
Mandioca Raiz comestível, também conhecida como aipim ou macaxeira.
Marabaixo Dança e ritmo de origem afro-brasileira, típica do Amapá.
Maracatu Dança e ritmo musical de origem afro-brasileira.
Moqueca Prato típico feito com peixe, frutos do mar e temperos.
Oxalá Orixá da paz e da criação, sinônimo de Jesus Cristo em algumas tradições.
Oxum Orixá das águas doces, representando amor e fertilidade.
Pandeiro Instrumento de percussão muito utilizado em rodas de samba.
Patuá Amuleto ou talismã, muitas vezes associado a práticas de magia.
Quilombo Comunidade de pessoas negras que se refugiaram da escravidão.
Quimbanda Religião afro-brasileira, ligada à magia e aos espíritos.
Saravá Saudação usada nas religiões afro-brasileiras.
Samba Gênero musical e dança de origem afro-brasileira.
Senzala Alojamento onde eram mantidos os escravos.
Tangerina Fruta cítrica, menor que a laranja, de casca fina e fácil de descascar.
Taba Aldeia indígena; também pode se referir a uma habitação.
Timbau Instrumento de percussão, também conhecido como tambor.
Trancoso Localidade na Bahia, conhecida por sua beleza natural.
Umbaúba Árvore nativa que produz frutos comestíveis.
Umbanda Religião brasileira que combina elementos africanos, indígenas e católicos.
Vodu Religião originária da África Ocidental, com influências no Brasil.
Xangô Orixá do fogo, do trovão e da justiça.
Zabumba Instrumento de percussão utilizado em festas populares.
Zumbi Espírito ou figura que simboliza a luta pela liberdade e resistência.
Tia Usado como forma de tratamento respeitoso para mulheres mais velhas.

Essa lista apresenta, de maneira acessível e organizada, exemplos de como a influência africana se mantém viva no vocabulário cotidiano da língua portuguesa.

3ª Etapa: Exercícios de fixação

Proposta 1: Jogo da memória

Crie um jogo de memória usando cartas que apresentam, de um lado, palavras de origem africana e, do outro, seus significados (ou, ainda, suas imagens). Os alunos jogam em duplas, tentando encontrar os pares de palavra-significado ou palavra-desenho.

Proposta 2: História coletiva com palavras africanas

Divida a turma em grupos e peça para cada grupo escolher (ou sortear) algumas palavras de origem africana. Cada grupo deve criar uma pequena história ou narrativa utilizando essas palavras de forma criativa. Depois, cada grupo compartilha sua história com o restante da turma.

Proposta 3: Quiz

Organize um quiz interativo com perguntas sobre a origem das palavras africanas e curiosidades culturais sobre a África e o Brasil.

Alguns exemplos de perguntas são:

  • Qual o significado da palavra “axé”?
  • De que origem é a palavra “fubá” e em qual prato típico brasileiro é usado?

Proposta 4: Mapa dos sabores afro-brasileiros

Selecionem palavras que representem alimentos, como “dendê” e “quiabo”.

Organize a turma em pequenos grupos e peça que cada um deles pesquise receitas em que são utilizados um ou mais desses alimentos.

Montem coletivamente um “mapa dos sabores” no mural da sala, ligando os ingredientes aos pratos e regiões brasileiras em que são consumidos.

Proposta 5: Ritmos afro-brasileiros

Mostre à turma diferentes ritmos musicais de origem africana (como samba, maracatu e capoeira) e associem palavras de origem africana que fazem parte desse contexto. Em seguida, peça para os alunos escreverem sobre cada um dos ritmos, produzindo materiais que possam ser compartilhados com o restante da comunidade escolar (cartazes ou um site, por exemplo).

4ª Etapa: Proposta de encerramento

Para finalizar o tema, proponha a criação de um mural coletivo na escola.

Para a construção desse mural, deverá ser designada a cada aluno uma palavra de origem africana que aprendeu, para a qual ele deverá preparar um cartão colorido com o termo, seu significado e uma ilustração que represente o conceito.

Conforme os cartões fiquem prontos, devem ser fixados em um mural, na área comum da escola, onde possam ser vistos por outros alunos e professores. Decore o mural com elementos da cultura africana, como tecidos coloridos ou padrões geométricos típicos.

Proponha, por fim, que os alunos apresentem suas palavras para as outras turmas, explicando o que aprenderam e como essas palavras refletem a riqueza da herança africana no Brasil.

Bom trabalho!

Materiais Relacionados

A África que você fala, de Claudio Fragata – Editora Globinho – A Taba – Denise Guilherme

Acesso em: 30 de outubro de 2024.

Os Africanos – Raízes do Brasil #3 – Enraizando

Acesso em: 30 de outubro de 2024.

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: golero – Getty Images

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