Conteúdos

 Identificação da paisagem natural e construída.

Objetivos

•Perceber diferenças entre os conceitos de paisagem natural e cultural.

•Construir o conceito de paisagem.

1ª Etapa: Início de Conversa

Paisagem, um dos conceitos chave da Geografia, deve ser considerada como um dos principais objetos de estudo da disciplina, por isso abordar esse assunto em sala de aula é tão importante. Por meio do estudo de paisagens podemos compreender as transformações espaciais promovidas pela relação homem-meio.
É desejável que você, professor, faça uma pesquisa prévia de imagens da cidade em que a escola se localiza, de maneira a mostrar aos alunos como as paisagens que hoje conhecem foram modificadas ao logo do tempo.

2ª Etapa: Conversando sobre o assunto

• Comece a aula propondo aos alunos que falem o que sabem sobre o termo paisagem, proponha perguntas como:
O que é paisagem?
Que paisagens vocês conhecem?
Existem paisagens transformadas pelos Homens? Quais vocês conhecem?
Como as paisagens podem ser modificadas? Por que isso acontece?
• Após esta conversa inicial, solicite aos alunos que procurem em revistas uma paisagem e colem-na em uma cartolina. Depois peça, que na mesma folha, desenhem uma paisagem diferente da encontrada, neste momento deixe que eles criem livremente, não interfira nas produções, pois elas serão utilizadas na próxima etapa.

3ª Etapa: Observando as produções dos alunos

• Reúna os alunos em roda e mostre as produções deles perguntando a cada um qual foi o critério de escolha da paisagem e do desenho feito. Observe se algum aluno fala sobre paisagens sem intervenção do homem e paisagens modificadas. Caso isso não apareça durante a conversa com os alunos escolha um desenho que tenha essa comparação e levante a questão para o grupo.
• Converse com eles sobre os dois tipos de paisagem, as naturais e aquelas modificadas pelo homem (paisagens culturais), mostre as diferenças entre elas, diga que as naturais não apresentam intervenção humana, diferente das culturais que apresentam modificações feitas pela sociedade. Para saber mais sobre o tema acesse os links disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

4ª Etapa: Comparando Imagens

• Depois de conversar com os alunos sobre os diferentes tipos de paisagem, apresente a eles cartões preparados anteriormente por você com imagens de paisagens naturais e culturais, algumas imagens estão sugeridas no item “Para organizar seu trabalho e saber mais” e, se você puder trabalhar com imagens da própria cidade, isso enriquecerá o trabalho. Coloque os cartões virados para baixo e tire-os um a um, peça aos alunos que falem sobre o que observam na imagem, como ela é e que elementos percebem ali.
• Durante esta proposta, proponha aos alunos que separem as imagens em duas categorias distintas “Naturais e Culturais” e escrevam em cartões um item observado na imagem mostrada.
• Posteriormente, produza junto com os alunos uma galeria de paisagens que poderá ficar exposta para outras turmas e comunidade em geral, divida esta galeria em duas categorias – paisagens naturais e paisagens culturais – e coloque nela as imagens, desenhos e cartões produzidos pelos alunos.

5ª Etapa: Diga o que é

• Para finalizar o trabalho com o tema, entregue aos alunos uma folha com os nomes dos Estados brasileiros e junto os itens elemento natural e elemento cultural. Assista com eles o vídeo “Paisagens brasileiras” disponível no item “Para organizar seu trabalho e saber mais” e peça que ao observarem cada paisagem anotem o que viram de elemento da natureza e de elemento produzido pelo homem, se houver em ambos os casos.
• Modelo de atividade deixe as colunas elemento natural e cultural em branco para que eles preencham conforme o exemplo abaixo.
Imagem Elemento natural Elemento cultural
Vista aérea do Rio de Janeiro Mar Ponte

 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre conceito de espaço geográfico: a paisagem construída pela sociedade acesse o link: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/espaco-geografico-a-paisagem-construida-pela-sociedade.htm

2. Para saber mais sobre espaço geográfico acesse o link:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Espa%C3%A7o_geogr%C3%A1fico

3. Para saber mais sobre as paisagens naturais e culturais acesse o link: http://www.escolakids.com/paisagem.htm
4. Assista com os alunos ao vídeo “Paisagens do Brasil” acessando o link: http://www.youtube.com/watch?v=Lr_2ec-H7zs
5. Observe com os alunos imagens de paisagens construídas:
Palácio do planalto – Distrito Federal: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%A1cio_do_Planalto
Elevador Lacerda – Salvador: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elevador_Lacerda
Cristo Redentor – Rio de Janeiro: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cristo_Redentor
6. Observe com os alunos imagens naturais do Brasil:
Floresta amazônica – Amazonas: http://www.brasil-turismo.com/amazonia.htm

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Paisagem Um estudo sobre a paisagem natural e a paisagem construída

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.