Conteúdos

Este material apresenta aos estudantes os diferentes gêneros teatrais, explorando suas características e ajudando a desenvolver habilidades críticas e criativas. As aulas podem ser adaptadas para diferentes faixas etárias.

Objetivos

  • Compreender os principais gêneros teatrais;
  • Identificar as características distintivas de cada gênero;
  • Analisar exemplos de peças teatrais dentro de diferentes gêneros; e
  • Desenvolver a criatividade, por meio da elaboração de pequenas cenas, em diferentes gêneros.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Teatro; e
  • Gêneros teatrais.

Palavras-chave:

Teatro. Dramatização. Gênero teatral.

Previsão para aplicação:

2 ou 3 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: Introdução

Inicie com uma breve introdução sobre o que são gêneros teatrais e por que são importantes para a compreensão e criação de peças. Explique que os gêneros ajudam a categorizar peças, com base em suas características e temas.

2ª Etapa: Apresentação dos gêneros

Gêneros a serem abordados:

  1. Tragédia: Enfatiza temas sérios e conflitos profundos, geralmente com um final trágico.
  2. Comédia: Foca em situações engraçadas e tem como objetivo provocar riso.
  3. Drama: Retrata histórias intensas e emocionais, mas não necessariamente com um final trágico.
  4. Farsa: Tipo de comédia exagerada que utiliza humor absurdo e situações ridículas.
  5. Melodrama: Caracterizado por sentimentos exagerados e uma clara distinção entre heróis e vilões.
  6. Tragédia cômica: Combina elementos de tragédia e comédia.
  7. Teatro do absurdo: Explora a falta de sentido da existência, por meio de situações ilógicas e de diálogos repetitivos.

Vejamos mais detalhes acerca de cada um dos gêneros:

  1. Tragédia

Características:

  • Envolve temas sérios, geralmente com um final trágico e um enfoque em questões profundas da condição humana.
  • Explora o destino, o sofrimento e a moralidade.

Principais autores:

  • Sófocles (Grécia Antiga): autor de “Édipo Rei”, uma tragédia que examina o destino e a culpa.
  • Eurípides (Grécia Antiga): conhecido por “Medeia”, que aborda a vingança e o sofrimento feminino.
  • William Shakespeare (Inglaterra): suas tragédias, como “Hamlet” e “Macbeth”, exploram temas de ambição, loucura e culpa.
  • Jean-Paul Sartre (França): em “As Moscas”, reinterpreta a tragédia com elementos existencialistas.
  • Augusto Boal (Brasil): embora conhecido principalmente pelo Teatro do Oprimido, suas peças, como “Arena Conta Zumbi dos Palmares”, também têm elementos trágicos, ao abordar questões sociais e políticas.
  1. Comédia

Características:

  • Foca em situações engraçadas e busca provocar riso.
  • Pode usar a sátira para comentar sobre a sociedade e o comportamento humano.

Principais autores:

  • Aristófanes (Grécia Antiga): suas comédias, como “Lisístrata”, utilizam humor para criticar a política e a sociedade.
  • Molière (França): conhecido por comédias como “Tartufo” e “O Burguês Fidalgo”, que satirizam a hipocrisia social.
  • George Bernard Shaw (Irlanda): suas comédias, como “Pigmalião”, exploram questões sociais e de comportamento.
  • Nelson Rodrigues (Brasil): escreveu comédias e dramas sociais com uma perspectiva irônica e crítica, como em “A Dama da Ilha” e “O Beijo no Asfalto”.
  • Jorge Andrade (Brasil): autor de comédias e dramas como “O Rato” e “Verde que te Quero Verde”, explorando temas sociais e comportamentais com humor.
  1. Drama

Características:

  • Retrata histórias intensas e emocionais, com foco em conflitos internos e externos.
  • Pode ser realista ou estilizado, mas sempre busca criar uma conexão emocional profunda.

Principais autores:

  • Henrik Ibsen (Noruega): suas peças, como “Casa de Bonecas” e “Hedda Gabler”, abordam questões sociais e pessoais com uma abordagem realista.
  • Anton Tchekhov (Rússia): conhecido por dramas como “O Jardim das Cerejeiras” e “As Três Irmãs”, que exploram a complexidade das relações humanas e a vida cotidiana.
  • Arthur Miller (Estados Unidos): em peças como “A Morte de um Caixeiro Viajante”, examina questões de moralidade e crise pessoal.
  • August Wilson (Estados Unidos): conhecido pela série “The Pittsburgh Cycle”, que explora a experiência afro-americana.
  • Plínio Marcos (Brasil): autor de dramas como “Navalha na Carne” e “Abajur Lilás”, que exploram a vida marginal e as tensões sociais no Brasil.
  1. Farsa

Características:

  • Usa humor absurdo e exagerado para provocar riso.
  • Muitas vezes depende de confusões e situações ridículas.

Principais autores:

  • Molière (França): autor de farsas como “O Avarento”, que utiliza humor exagerado para explorar a avareza.
  • Ben Jonson (Inglaterra): autor de “Volpone”, que é um exemplo clássico de farsa com sátira social.
  • Michael Frayn (Reino Unido): conhecido por “Noises Off”, uma comédia de erros que é um exemplo moderno de farsa.
  • Ariano Suassuna (Brasil): em “O Auto da Compadecida”, mistura elementos de farsa com crítica social e elementos da cultura popular nordestina.
  1. Melodrama

Características:

  • Caracterizado por sentimentos exagerados e uma clara distinção entre heróis e vilões.
  • Apresenta situações sentimentais e moralmente carregadas.

Principais autores:

  • Eugène Scribe (França): autor de melodramas como “O Voto de Uma Mãe”.
  • Thomas Hardy (Reino Unido): seus romances frequentemente contêm elementos melodramáticos, adaptados para o teatro.
  • Gerhart Hauptmann (Alemanha): autor de peças melodramáticas, como “Os Teimosos”.
  • Jorge Andrade (Brasil): além de comédias e dramas, suas obras frequentemente têm elementos melodramáticos, refletindo a luta social e pessoal dos personagens.
  1. Tragédia cômica

Características:

  • Combina elementos de tragédia e comédia, explorando temas sérios com toques de humor.
  • Reflete a complexidade da vida humana, por meio da mistura de emoções.

Principais autores:

  • William Shakespeare (Inglaterra): muitas de suas peças, como “A Tempestade” e “Muito Barulho por Nada”, misturam elementos de tragédia e comédia.
  • Harold Pinter (Reino Unido): suas peças, como “O Presente”, frequentemente misturam tensão e humor negro.
  • Luis Alberto de Abreu (Brasil): em peças como “O Lixo e o Luxo”, combina elementos dramáticos e cômicos para abordar temas sociais.
  1. Teatro do absurdo

Características:

  • Explora a falta de sentido da existência humana e a irracionalidade da vida.
  • Utiliza diálogos repetitivos e situações ilógicas para transmitir seu ponto de vista.

Principais autores:

  • Samuel Beckett (Irlanda): em “Esperando Godot”, exemplifica o teatro do absurdo com sua representação do vazio existencial.
  • Eugène Ionesco (França): autor de “A Cantora Careca” e “O Rinoceronte”, que utilizam o absurdo para criticar a sociedade.
  • Jardel Filho (Brasil): embora mais conhecido como ator, suas produções também exploram temas existencialistas e absurdos.

3ª Etapa: Propostas sugeridas

Proposta 1:

Para cada gênero, forneça uma breve descrição e um exemplo famoso (ou trechos) de uma peça que se encaixe no gênero.

Discutam as características distintivas e a influência de cada gênero.

Recursos: Slides ou imagens das peças teatrais, bem como trechos de vídeos ou leituras curtas de textos teatrais.

Proposta 2:

Divida a turma em grupos e forneça um trecho de uma peça de teatro a cada grupo, representando um dos gêneros discutidos.

Peça para cada grupo ler o trecho e identificar características do gênero presente no texto.

Proposta 3:

Divida os alunos em grupos e atribua um gênero para cada um.

Peça aos grupos para criarem uma pequena cena (de 3 a 5 minutos), de acordo com o gênero atribuído.

Após o tempo de preparação, cada grupo deve apresentar sua cena para a turma.

Recursos: materiais de apoio para a criação das cenas (papel, canetas, fantasias simples etc.).

4ª Etapa: Conclusão

Façam uma discussão coletiva sobre o que os alunos aprenderam a respeito dos diferentes gêneros teatrais. Pergunte como foi criar uma cena em um gênero específico e o que acharam da experiência. Encoraje-os a compartilhar suas opiniões sobre quais gêneros preferem e por quê.

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Acesso em: 03/08/2024.

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Acesso em: 03/08/2024.

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Acesso em: 11/08/2024.

 Plano de aula elaborado pela Professora Letícia Baroni Gallo.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: 101cats – Getty Images

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