Conteúdos

– Seres vivos que vivem nos solos
– importância dos solos para sua sobrevivência.
– Classificação biológica de alguns seres vivos.
– Estrutura dos fungos e sua importância para os solos.

Objetivos

Conhecer alguns seres vivos que vivem nos solos.
Reconhecer a importância do solo para a sobrevivência desses seres vivos.
Conhecer a classificação biológica de alguns seres vivos apresentados no vídeo.
Conhecer a estrutura dos fungos e sua importância para os solos, na reciclagem de nutrientes.
Reconhecer que a utilização de agrotóxicos e adubos químicos são prejudiciais aos organismos que vivem nos solos.

 

1ª Etapa: Sistematizando informações relacionadas à classificação dos seres vivos apresentados no vídeo

Com a turma reunida, assista ao vídeo indicado no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho…”. Informe aos alunos que este vídeo será a base para o desenvolvimento deste plano de aula e que, portanto, devem prestar bastante atenção, para desenvolver de forma adequada as atividades que serão propostas.

 

Terminada a apresentação, discuta com os alunos de que forma a prática utilizada pelos agricultores mostrados no início e no final do vídeo é a importância para os solos e para o cultivo dos vegetais. Ressalte nessa discussão a importância dos micro-organismos presentes nos solos. 

 

2ª Etapa: Sistematizando informações relacionadas à classificação dos seres vivos apresentados no vídeo

No laboratório de informática, ou mesmo em sala de aula, utilizando tablets, solicite aos alunos que, em duplas, preencham a tabela a seguir, na qual irão especificar a classificação biológica de alguns seres vivos apresentados no vídeo, uma característica específica do grupo ao qual pertencem e a importância dos solos para a sobrevivência desses organismos. OBS: No caso de fungos e bactérias não é necessária a classificação em Filo e Classe. A pesquisa deve ser livre, em sites da internet, e a entrada deverá ser pelo nome científico do ser vivo especificado na tabela. Caso seja necessário, utilize informações disponíveis no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”, para auxiliar os alunos.

3ª Etapa: Conhecendo a estrutura dos fungos e sua importância para o solo

Informe aos alunos que nesta etapa irão aprofundar seus conhecimentos acerca de um dos organismos apresentados no vídeo, os fungos, por meio de um experimento.

 

Solicite aos alunos que providenciem uma fatia de pão de forma. Esta deve ser guardada em um saco de papel (ou plástico) por pelo menos 7 dias, com o objetivo de desenvolvimento de fungos, mais conhecidos como bolores.

 

Depois de 10 dias, organize, no laboratório de Ciências, uma atividade na qual os alunos irão observar os bolores ao microscópio. Esta atividade poderá ser realizada em pequenos grupos ou em caráter de demonstração, caso a escola disponha de poucos microscópios.

 

Material: Pão com bolor, Microscópio, Lâminas, Lamínulas, Conta-gotas, Bisturi

 

Procedimento

 

1. Com o auxílio do bisturi retire um pouco do bolor existente no pão e coloque-o sobre uma lâmina.

 

2. Coloque uma gota de água sobre a preparação. 

 

2. Cubra a preparação com uma lamínula e observa-a atentamente ao microscópio.

 

3. Com auxílio da professora, procure identificar as hifas do fungo.

 

4. Elabore um desenho da observação realizada. 

 

OBS: Imagem das hifas do bolor de pão ao microscópio (referência para o professor). 

 

Para finalizar esta etapa, solicite aos alunos que, em duplas, respondam, com base nas informações do vídeo e do experimento, à seguinte questão: 

 

Qual a importância dos fungos para os solos? OBS: Caso seja necessário, utilize informações disponíveis no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho….”, para auxiliar os alunos na discussão.

4ª Etapa: Os prejuízos dos agrotóxicos para os seres vivos que vivem nos solos

Esta etapa poderá ser desenvolvida no período em que se aguarda a proliferação de bolores, na atividade sugerida na etapa anterior.

 

Por volta dos 8 minutos do vídeo 2, a narradora destaca que a utilização de fertilizantes químicos (adubos químicos) e pesticidas (agrotóxicos) funcionam como uma explosão nuclear para os seres vivos microscópicos que vivem nos solos. Promova uma discussão com os alunos, por meio de uma aula expositiva dialogada, na qual será explorado os malefícios da utilização desses produtos para os seres vivos dos solos e, consequentemente, para o ambiente. Para preparar esta aula, acesse o material sugeridos nos itens 4 e 5 do tópico “Para organizar seu trabalho…..”. 

 

5ª Etapa: Exercendo a cidadania

Informe aos alunos que essa etapa será realizada em duplas. Solicite a elaboração de uma charge que terá como personagem um organismo que vive no solo, estudado neste plano de aula e que é afetado pelo uso de agrotóxicos e adubos químicos. Nesta charge, esse organismo deverá informar à humanidade sobre os malefícios da utilização destes produtos para sua espécie e também fazer um apelo para a utilização de técnicas alternativas que podem ser tão ou mais eficientes. Oriente os alunos que uma charge, segundo o dicionário informal (http://www.dicionarioinformal.com.br/charge/), é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco. Normalmente apresentam componente de crítica.

 

OBS: É fundamental que os alunos tenham capacidade de resumir as informações da 4ª. etapa deste plano de aula em frases simples que componham a charge.

 

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Arquivos anexados

  1. Os seres vivos e os solos

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