Conteúdos
Os Sentidos
Objetivos
Levantar hipóteses sobre a percepção do ambiente;
Relacionar órgãos dos sentidos a categorias de informações do ambiente;
Identificar os sentidos utilizados em diferentes situações.
1ª Etapa: Hipóteses sobre os sentidos
Junto com os alunos registre numa cartolina as hipóteses elaboradas sobre os sentidos, a partir das seguintes questões:
a) Como conseguimos perceber as coisas que acontecem ao nosso redor?
• Através dos cinco sentidos. Considere tudo o que for falado pelos alunos e anote no cartaz das hipóteses.
b) De que forma a falta de um dos sentidos afetaria nossas vidas?
• A falta dos sentidos afetaria a percepção que um indivíduo tem do mundo exterior. Exemplo disso, são as pessoas cegas, surdas e mudas. Faça os alunos perceberem a importância dos sentidos para o nosso corpo e encaminhe a discussão de modo que reflitam sobre a forma como essas pessoas conseguem perceber o mundo exterior mesmo havendo comprometimento de algum sentido.
2ª Etapa: Testando os sentidos
1ª estação: – Encaminhe os alunos até a estação 1 e peça que apreciem os objetos identificados e que preencham a tabela anexa de acordo com as observações que fizeram. Os objetos desta estação são: A) poema (impresso no papel); B) obra de Romero Britto (impressa colorida no papel); C) três símbolos de trânsito (impressos no papel).
2ª estação: – Nesta estação os alunos deverão ter os olhos vendados. Encaminhe-os até a estação 2. Os objetos desta estação são: A) Lixa de unha; B) garrafinha de água gelada; C) cebola; D) limão espremido (num copinho); E) flauta; F) sino.
3ª estação: – Nesta estação os alunos deverão ter os olhos vendados. Encaminhe-os até a estação 3. Os objetos desta estação são: A) Sal (num copinho); B) apito; C) alho (um dente descascado); D) urso de pelúcia; E) perfume (frasco); F) açúcar (num copinho).
Nas estações 2 e 3 os alunos deverão descobrir, usando os sentidos, o nome dos objetos apresentados, o nome do sentido utilizado e de seu respectivo órgão.
3ª Etapa: Registrando os sentidos
Os alunos deverão registrar na tabela anexa qual produto está dentro de cada recipiente, o sentido e o órgão do sentido utilizados. Posteriormente, peça para os alunos colarem a tabela no caderno de ciências.
4ª Etapa: Associando os sentidos à memória
Para ativar a memória, os alunos deverão associar aos sentidos algumas situações que vivenciaram. Oralmente, pergunte aos alunos:
Do que você lembra quando…
a) … sente um cheiro de fumaça?
b) … cheiro de cebola?
c) … vê um chocalho?
d) … ouve uma música clássica?
e) … ouve um apito tocando?
f) … saboreia um hambúrguer?
5ª Etapa: Assistindo ao vídeo sobre cinco sentidos
• Antes de exibir o vídeo, peça aos alunos que pensem como é possível que os sentidos sejam ativados? Peça para eles registrarem suas hipóteses em seu caderno de ciências.
• Em seguida, exiba o vídeo sobre os cinco sentidos narrado pelo Dr. Dráuzio Varella.
• Após a exibição do vídeo, peça para os alunos responderem novamente: Como é possível que os sentidos sejam ativados?
• Considerando as etapas 1, 2, 3, 4 e 5 peça aos alunos que escrevam um pequeno texto contrapondo as hipóteses levantadas na primeira etapa dessa aula, a relação entre os sentidos e seus respectivos órgãos, a memória associada aos sentidos, as hipóteses levantadas antes de assistirem o vídeo e as conclusões a que chegaram após a exibição do vídeo.
O que é importante aparecer no texto:
1) Hipóteses dos alunos inicialmente registradas no cartaz (1ª Etapa);
2) Relação entre os sentidos e seus respectivos órgãos (2ª e 3ª etapas);
3) Relação entre sistema nervoso, memória e sentidos.
Materiais Relacionados
1. Para obter imagens das obras de Romero Britto, clique aqui!
2. Para obter informações sobre Romero Britto, clique aqui!
3. Para obter informações sobre os sentidos, acesse:
Brasil Escola
Sua Pesquisa
Uol Educação
4. Para ilustrar suas aulas sobre os sentidos, acesse um vídeo sobre o tema.