Conteúdos

Leis.

Eva Furnari e Ruth Rocha.
 

Objetivos

Apreciar a leitura como fonte de prazer.

Conhecer a biografia de grandes autoras brasileiras.
Compreender a função das leis e regras de convívio em uma sociedade.
Compartilhar valores para um mundo melhor e mais igualitário.
 

1ª Etapa: Início de conversa

Na literatura infantil brasileira, um personagem aparece tanto quanto os príncipes e as princesas: o Rei. A figura do Rei foi bastante explorada por duas grandes autoras nacionais, Eva Furnari e Ruth Rocha, em sua obra para crianças e jovens. 

 

Livros como Sapo vira rei vira sapo, Pandolfo Bereba, O reizinho mandão e Rumboldo trazem a figura de um rei com bastante dificuldade em ouvir a opinião dos outros ou aceitar as diferenças. Nestes livros as autoras abordam questões importantes como o autoritarismo, igualdade, livre expressão e ajudam os leitores a compreender a importância de um regime democrático. Dessa forma, devem ser uma leitura quase que obrigatória em escolas que buscam a formação de cidadãos conscientes e reflexivos sobre o mundo a sua volta.

 

2ª Etapa: Apresentando as autoras

Para começar a aula assista com os alunos as entrevistas com as autoras Eva Furnari e Ruth Rocha disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Em seguida, pergunte aos alunos se já as conheciam e o que acharam delas e de seu processo de criação.

 

Você pode também levar outros livros das autoras para que os alunos explorem livremente e percebam seus estilos. Algumas outras opções você encontra no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”.

 

3ª Etapa: Os reizinhos

Após esse momento inicial, de conhecer as autoras, apresente para o grupo os dois livros escolhidos para realizarem a leitura juntos, Rumboldo e O reizinho mandão. Caso seja viável, poderá solicitar que metade da sala tenha um exemplar e metade o outro, assim eles poderão acompanhar a leitura em duplas. Com a leitura dos dois livros o processo será o mesmo.

 

Primeiro conversem sobre o título do livro e as ilustrações da capa, que indícios eles nos dão a respeito dessa história? Existem semelhanças entre as capas dos dois livros? Essa exploração inicial é fundamental para a construção de sentido ao longo da leitura das narrativas. 

 

Em seguida, realize a leitura de um livro por vez junto com os alunos e ao longo dela vá debatendo com o grupo sobre os pontos que mais chamam a atenção de cada um tanto sobre a história, quanto sobre a ilustração. Ao finalizarem as leituras converse com os alunos sobre as semelhanças e diferenças entre os personagens principais e preencham um quadro com as características levantadas pelos alunos.

 

4ª Etapa: Os reis e suas leis

Uma característica comum entre os dois personagens é que ambos gostam de criar leis absurdas a seu favor. Caso os alunos não verbalizem essa semelhança, discuta sobre o processo de criação de leis nas duas histórias. Faça relação entre o regime monárquico e o democrático vivido em nosso país.

 

Conte para os alunos qual é o processo de criação de leis no Brasil, você pode saber mais sobre esse assunto no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Questione-os a respeito da opinião que possuem sobre esse processo, estabeleça um paralelo entre a ficção e a realidade.

 

Para finalizar, proponha que os alunos pensem em leis que poderiam transformar o mundo em que vivemos em um mundo melhor, mais justo, seguro e igualitário. Essas leis podem ficar expostas pela escola e vocês podem analisar as que são utópicas e as que poderiam ser colocadas em prática.

 

Outra possibilidade de trabalho é a construção das leis da sala. Quais devem ser as regras de convivência neste espaço

 

5ª Etapa: Assembleia e Grêmio estudantil

Outra atividade que poderá surgir após a discussão e leitura dos livros é a implantação da assembleia, em que os alunos passem a discutir problemas e propor soluções, no âmbito da sala. Isso poderá, com a participação de outros professores evoluir para um comitê de representantes, em que os alunos poderão pensar em leis e votá-las para a melhoria da unidade escolar e de sua comunidade. Além de criar as leis e colocá-las em votação, os alunos terão que executar as que receberem a maioria quantidade de votos, transformando, assim, o ambiente escolar em algo mais próximo deles. Experiências como essas podem ser o caminho para a construção de um Grêmio Estudantil

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre os livros O reizinho mandão e Rumboldo acesse os links

 

bit.ly/1n7NiiF

 

bit.ly/1OfsGf5

 
2. Para saber mais sobre o processo de criação de leis acesse o link 
 
3. Para compartilhar com os alunos outros livros escritos pelas autoras acesse os links
 
 
 
4. Para assistir com os alunos vídeos sobre as autoras acesse os links
 
 
 
5. Conheça Quem Manda aqui, livro que  discute política com crianças de forma lúdica, tema de entrevista publicada no Portal NET Educação 
 

Arquivos anexados

  1. Os reizinhos

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.