Conteúdos
• Leis.
Objetivos
• Apreciar a leitura como fonte de prazer.
1ª Etapa: Início de conversa
Na literatura infantil brasileira, um personagem aparece tanto quanto os príncipes e as princesas: o Rei. A figura do Rei foi bastante explorada por duas grandes autoras nacionais, Eva Furnari e Ruth Rocha, em sua obra para crianças e jovens.
2ª Etapa: Apresentando as autoras
• Para começar a aula assista com os alunos as entrevistas com as autoras Eva Furnari e Ruth Rocha disponíveis no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Em seguida, pergunte aos alunos se já as conheciam e o que acharam delas e de seu processo de criação.
3ª Etapa: Os reizinhos
• Após esse momento inicial, de conhecer as autoras, apresente para o grupo os dois livros escolhidos para realizarem a leitura juntos, Rumboldo e O reizinho mandão. Caso seja viável, poderá solicitar que metade da sala tenha um exemplar e metade o outro, assim eles poderão acompanhar a leitura em duplas. Com a leitura dos dois livros o processo será o mesmo.
4ª Etapa: Os reis e suas leis
• Uma característica comum entre os dois personagens é que ambos gostam de criar leis absurdas a seu favor. Caso os alunos não verbalizem essa semelhança, discuta sobre o processo de criação de leis nas duas histórias. Faça relação entre o regime monárquico e o democrático vivido em nosso país.
• Conte para os alunos qual é o processo de criação de leis no Brasil, você pode saber mais sobre esse assunto no item “Para organizar seu trabalho e saber mais”. Questione-os a respeito da opinião que possuem sobre esse processo, estabeleça um paralelo entre a ficção e a realidade.
5ª Etapa: Assembleia e Grêmio estudantil
• Outra atividade que poderá surgir após a discussão e leitura dos livros é a implantação da assembleia, em que os alunos passem a discutir problemas e propor soluções, no âmbito da sala. Isso poderá, com a participação de outros professores evoluir para um comitê de representantes, em que os alunos poderão pensar em leis e votá-las para a melhoria da unidade escolar e de sua comunidade. Além de criar as leis e colocá-las em votação, os alunos terão que executar as que receberem a maioria quantidade de votos, transformando, assim, o ambiente escolar em algo mais próximo deles. Experiências como essas podem ser o caminho para a construção de um Grêmio Estudantil
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1. Para saber mais sobre os livros O reizinho mandão e Rumboldo acesse os links