Conteúdos

Variação Linguística 

Objetivos

Conhecer o escritor angolano Ondjaki e sua produção literária;
Conhecer e reconhecer as características do gênero relato;
Identificar a variação linguística: português do Brasil e de Angola.

 

1ª Etapa: Aproximação com o tema: o escritor Ondjaki e Luanda

Inicie a aula explicando aos alunos que Ondjaki é pseudônimo de Ndalu de Almeida, nascido em Luanda em 26 de novembro de 1977, dois anos depois da independência do seu país. O autor estudou em Angola até ao 10º ano, graduou-se em Sociologia na ISCTE – Lisboa em 2002. É poeta, roteirista e romancista, interessa-se pela interpretação teatral e pintura, já tendo realizado duas exposições individuais, em Angola e no Brasil; escreve para cinema – co-realizou um documentário sobre a cidade de Luanda, “Oxalá cresçam Pitangas”, de 2006. É o membro mais novo da União dos Escritores Angolanos. 

 

Apresente a cidade de Luanda a partir do documentário indicado acima (“para saber mais”), e aponte a relação existente entre o espaço da cidade e o espaço das histórias apresentadas no livro. Depois do filme, converse com eles sobre a visão que tiveram da cidade, o que puderam perceber, a partir de alguns depoimentos apresentados no filme, sobre a forma de falar e de organização da cidade.

 

Comente com os alunos que nesta obra, a partir do olhar de um menino, serão apresentados retratos da sociedade angola após libertação. 

 

Prepare, com antecedência, cópias dos textos que serão utilizados. 

 

2ª Etapa: Conhecendo as histórias

Inicie a aula lendo com os alunos a história As primas do Bruno Viola (Material de apoio, texto1) e peça para circularem palavras que desconhecem:

 

Na sequência, identifique com os alunos as sequências descritivas em que o narrador-criança utiliza da sinestesia para colocar o aproximar o leitor das sensações vividas pelo menino.

Retome com eles o conceito de sinestesia, segundo o dicionário Caldas Aulete, link 4  

Gram. Figura de linguagem que consiste em misturar duas imagens ou sensações de natureza distinta (p.ex.: voz escura / voz líquida / voz áspera).

 

Destaque com os alunos as características do gênero relato: uso de sequências descritivas e narrativas para revisitar os fatos ocorridos na infância, a escrita em primeira pessoa do discurso, entre outras.

 

Converse com os alunos sobre as sensações que esse menino teve ao se deparar com uma situação desconhecida e, em seguida, peça para explicarem por que no trecho sublinhado há o uso da terceira pessoa do discurso. 

 

3ª Etapa: Leitura expressiva

Retome com os alunos o fato da obra apresentar um narrador-menino que nos aproxima de seus sentimentos e sensações enquanto narra. Comente que isso exige um ritmo da narrativa que pode não ser percebido por uma leitura silenciosa, assim, escolha alguns alunos para fazerem uma leitura expressiva da história A piscina do tio Víctor, disponível no  LINK 5  

 

Escolha outros que possam fazer comentários como os que realizados nas primeiras etapas deste plano. 

 

Depois da leitura realizada por alguns alunos, explique que Benguela é uma província de Angola, que, segundo o relato do menino, possuía naquela época produtos não existentes em Luanda. Nesse sentido, converse com a classe sobre o que esse tio trazia, além dos ‘presentes’, para os pequenos.

 

Discuta com a sala o pode significar o último parágrafo da história: “Foi bonito: adormeci, em Luanda, a sonhar a noite toda com a província de Benguela”… Por que o menino se põe a sonhar.

 

4ª Etapa: Fechamento

Inicie a aula perguntando aos alunos:

O que puderam observar sobre Luanda e o modo de vida desse menino?

Leia com os alunos a história “Nós chorámos pelo Cão Tinhoso”, LINK 5  que dialoga com um conto moçambicano “Nós matámos o cão Tinhoso”, LINK 6 e discuta com os alunos a relação intertextual aí presente. 

Informe que este conto dá nome a um livro de contos do escritor moçambicano Luís Augusto Bernardo Manuel, nascido em 1941, em Lourenço Marques (atual Maputo), conhecido como Luís Bernardo de Honwana. 

Peça que redijam um comentário apresentando essa intertextualidade.

 

Materiais Relacionados

1. Para conhecer mais sobre a biografia de Ondjaki, visite a página do autor http://www.kazukuta.com/ondjaki/ondjaki.html
2. Para conhecer mais sobre a cidade de Luanda, onde nasceu o escritor, assista ao documentário Oxalá cresçam pitangas – http://www.kazukuta.com/pitangas/;
3. Para conhecer mais sobre a obra Os da minha rua, acessar a resenha publicado na Revista Crioula em http://www.fflch.usp.br/dlcv/revistas/crioula/edicao/03/Resenhas%20-%20Os%20da%20minha%20rua.%20Ondjaki.pdf
5. Os textos de Ondjaki que serão utilizados neste plano estão disponíveis no link http://www.kazukuta.com/ondjaki/os_da_minha_rua.html
6. O texto nós matámos o Cão Tinhoso, está disponível no link http://www.prof2000.pt/users/leiria/cao_tinhoso.htm

 

OBRAS:

ONDJAKI,  Os da minha rua. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007.

MURARO, Andrea. Luanda: entre camaradas e mujimbos. Tese apresentada à Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da FFLCH. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2012.

 

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