Conteúdos
Ortografia: C, S, Ç e SS
Objetivos
• Conhecer e compreender as regras de emprego das letras S, C, Ç e do dígrafo SS;
• Empregar corretamente S, C, Ç e do SS.
1ª Etapa: Apresentação do trailer e discussão inicial
Comece trabalhando com uma letra/dígrafo de cada vez.
Ofereça ao grupo revistas e textos (adequados à faixa etária) em que as letras apareçam.
Solicite aos alunos que recortem e colem uma série delas no caderno.
2ª Etapa: Discussão e construção coletiva de regras
Retome com os alunos as palavras encontradas.
Registre-as no quadro e discuta com a classe as características percebidas, propondo a construção coletiva das regras ortográficas, por exemplo:
• A letra c, quando colocada antes de a, o, ou u tem o som de “k”. Quando colocada antes de e ou i tem som de “s”.
Produza com a classe uma lista com exemplos.
3ª Etapa: Elaboração de quadro de regras
Produza juntamente com a turma um mural para fixar as regras gramaticais construídas coletivamente e seus respectivos exemplos.
4ª Etapa: Novas atividades
Proponha atividades análogas com as demais letras e também atividades comparativas como, por exemplo, uso de SS e de Ç.
5ª Etapa: Fechamento da atividade
Intercale atividades de produção de desafios, em que um aluno constrói para o colega uma lista de palavras com lacunas para serem preenchidas com atividades disponíveis.
Sugestão disponível na web: http://www.sol.eti.br/busca_palavras/caca_palavras_on_line.html
Materiais Relacionados
O trabalho com ortografia é atividade permanente na escola. A abordagem proposta aqui pode ser organizada ao longo de todo o ano para as diferentes regras da ortografia, além de S, C, Ç e do SS.
Leia sobre o ensino de ortografia no livro Ortografia: Ensinar e Aprender, Artur Gomes de Morais, Ed. Ática.
Leia também as orientações acerca do uso de S, C, Ç e do SS no seguinte portal: