Conteúdos

Órgãos vegetais utilizados na alimentação 

Objetivos

  • Identificar, entre os alimentos consumidos no cotidiano, os órgãos de uma planta Angiosperma.
  • Conhecer a função da raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

1ª Etapa: Resgatando conceitos prévios

Peça aos alunos que, individualmente, desenhem um vegetal, com todos os órgãos que eles conhecem e que indiquem a função de cada uma delas. Peça também que escrevam, para cada uma das partes representadas, pelo menos dois exemplos que são utilizados na alimentação humana. Recolha e guarde esse material que será utilizado na última etapa. 

2ª Etapa: Reconhecendo órgãos vegetais na nossa alimentação

1) Essa etapa está reservada a uma atividade exploratória com os alimentos que fazem parte de seu cotidiano. Providencie, antecipadamente, alimentos que são comercializados em feiras ou supermercados: batata, alface, cebola, tomate, feijão, arroz, abobrinha, abóbora, couve-flor, brócolis, cenoura, banana, lentilha, laranja, maça, entre outros. 

2) No laboratório ou na sala de aula, distribua os alimentos sobre uma bancada. Divida a turma em grupos de, no máximo 4 alunos, e convide-os a separarem esses alimentos de acordo com os critérios utilizados pelos comerciantes, nos locais de venda, ou seja, em legumes, verduras, frutas e grãos.

 

Reserve essa atividade que será retomada na 4ª. etapa.

 

3ª Etapa: Conhecendo os órgãos vegetais

Prepare uma aula expositiva utilizando informações dos itens 1, 2 e 3 do tópico “Para saber mais…”. Para ilustrar essa aula utilize as imagens do item 3 do tópico “Para saber mais…” que são bastante didáticas. Reforce, durante essa aula, as funções que cada um desses órgãos desempenha no vegetal.

 

4ª Etapa: Identificando os órgãos vegetais nos alimentos

Retome a atividade da 2ª. etapa e informe aos grupos que, nesta etapa, eles irão separar os alimentos de acordo com os órgãos vegetais que representam, ou seja, raiz, caule, folha, flor, fruto e semente.

 

Durante a aula oriente os alunos na separação dos alimentos e direcione para a separação correta.

 

OBS: É muito importante que o professor, nesta etapa, reforce com os alunos que cada um desses alimentos é, na verdade, o órgão de um vegetal completo, com raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. E que, na verdade, consumimos o órgão que apresente nutrientes necessários à nossa sobrevivência.

 

5ª Etapa: Retomando os conhecimentos prévios

Distribua aos alunos a atividade elaborada na 1ª. etapa e solicite a eles que façam a correção, de acordo com os conhecimentos adquiridos durante esse plano de aula. Acompanhe o processo, fazendo intervenções na medida em que considerar necessário. Ao final da correção, solicite aos alunos que apresentem as principais dificuldades, os principais erros cometidos e reforce com eles os conceitos corretos relacionados a esse plano de aula. 

Materiais Relacionados

1) O link http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/conheca-partes-comestiveis-plantas-693375.shtml apresenta um resumo de boa qualidade órgãos vegetais de uma Angiosperma, suas respectivas funções e exemplos desses órgãos que são utilizados na nossa alimentação.
OBS: Este site apresenta o “broto” como um órgão vegetal, quando na verdade, não é. Os autores chamam de broto, a semente em germinação.
2) No link http://www.slideshare.net/igrejasp/as-plantas-na-nossa-alimentao-11747882#btnNext o professor também encontra um resumo dos órgãos vegetais, suas funções e exemplos que são utilizados na alimentação humana.
OBS: É um site português. Não estranhar a ortografia.
3) O site http://www.planetabio.com/orgaov.html apresenta informações detalhadas sobre os órgãos vegetais e suas funções, caso o professor queira se aprofundar no assunto.

 

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