Conteúdos

Ordem Alfabética

Objetivos

Conhecer a ordem alfabética;
Utilizar o conhecimento sobre a ordem alfabética para propor e resolver desafios, fazer busca no dicionário e em outras publicações.

1ª Etapa: Conhecimentos prévios

Para o trabalho com a ordem alfabética é fundamental que os alunos conheçam as letras, a sua grafia e os seus nomes. Para mapear se todos dominam esse conteúdo você poderá:



• Fazer um bingo de letras (confeccione cartelas com palavras e sorteie as letras, exatamente como no jogo de bingo)



• Faça um jogo de soletrar: organizados em grupos, um componente vem ao quadro enquanto os demais de seu grupo soletram as letras de uma palavra escrita numa tarjeta (o aluno que está no quadro não vê a palavra entregue ao seu grupo) 



• Faça o jogo da pescaria: escreva letras do alfabeto em cartolinas recortadas em formato de peixe e enterre numa bacia de areia de maneira que não se veja a letra antes de pescá-la. Cada vez que o aluno pescar ele informará a letra

2ª Etapa: A ordem alfabética

Faça a chamada e na sequência converse com a turma sobre como é organizada a lista de nomes. Indague se conhecem a ordem e se conhecem outras situações em que a organização das palavras é feita em ordem alfabética.

3ª Etapa: Atividade: O uso do dicionário-preparação

Organize a sala em grupos e entregue a cada um conjunto de tarjetas, cada uma com uma  letra do alfabeto na ponta (você também pode dar a cada grupo um bloc de Post-It e pedir que façam o seu conjunto de letras)

Peça que posicionem nas páginas as letras (o A na página onde se encontra a primeira palavra com A, o B na página onde se encontra a primeira palavra com B, etc)

Materiais Relacionados

Verifique na biblioteca da escola se há dicionários, enciclopédias e outras coleções organizadas em ordem alfabética;
Produza um alfabeto (com letras maiúsculas e minúsculas) e pregue numa das paredes da sala de maneira visível para todos os alunos;

Providencie cartolina canetas e tesouras para organizar os jogos propostos nas etapas 1 e 3;

Solicite aos alunos que tragam dicionários;   

Leia sobre o alfabeto em A Origem do Alfabeto .

Arquivos anexados

  1. Ordem Alfabética

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.