Conteúdos
Orações subordinadas – Sintaxe e dependência nos períodos compostos
Objetivos
Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e dela fazer uso
Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.
Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.
Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Saber Mais.
1ª Etapa: Introdução do tema
Inicie dividindo a sala em trios e distribua para cada um, dois envelopes: um contendo tiras com períodos simples, outro contendo tiras com conjunções subordinativas e pronomes relativos. Oriente que os trios construam períodos compostos, a partir dos elementos presentes em cada um dos envelopes. Os alunos deverão escrever nos cadernos as possibilidades de período composto que criaram.
É importante que você prepare até dois conjuntos de envelopes com mesmas frases e mesmos conectivos, assim, no momento de os alunos exporem suas criações, poderão, por um lado, observar as diversas possibilidades a partir de mesmos elementos, e, por outro, ver outras possibilidades em outros contextos. Por exemplo, você pode criar um conjunto de envelopes contendo os seguintes elementos:
ENVELOPE PERÍODOS SIMPLES: Não gosto de barulho. / Viajei para a praia. / Ganhei uma bicicleta nova. / Precisei visitar minha avó.
ENVELOPE COM CONECTIVOS: porque / assim / portanto.
Os alunos que possuem esse conjunto poderiam criar períodos compostos como:
Porque não gosto de barulho, viajei para a praia.
Ganhei uma bicicleta nova, assim viajei para a praia.
Ganhei uma bicicleta nova, portanto viajei para a praia.
Porque ganhei uma bicicleta nova, viajei para a praia.
Etc.
Em seguida, convoque os grupos que possuem envelopes com mesmo conteúdo e peça-lhes que apresentem os resultados das suas criações. (Para facilitar, você pode indicar cada um dos conjuntos semelhantes por um mesmo número).
Caso não tenham explorado todas as possibilidades, apresente outras que possam complementar a reflexão sobre as relações de subordinação
Aproveite o momento para tecer comentários a respeito da relação estabelecida entre as orações. E realizar as atualizações dos conceitos que julgar necessários tais como:
• O que é oração.
• O que é período.
• Classes de palavras – funções (substantivo, adjetivo, advérbio)
• Período composto por subordinação.
• Orações subordinadas substantivas, adjetivas e objetivas diretas.
• Funções sintáticas do substantivo.
2ª Etapa: Exploração do objeto
Mantendo os trios que trabalharam na criação dos períodos compostos. convide os alunos a explorar a atividade interativa “Orações Subordinadas”, disponível no NET Educação, para conhecer as definições e participar de atividades.
Quando necessário, solucione as dúvidas relativas às classificações das orações ou mesmo sobre as funções assumidas dentro do período, por meio da apresentação de novos exemplos. Permita que os alunos explorem a atividade quantas vezes forem necessárias.
Centre atenção maior na parte que aborda as orações subordinadas substantivas, uma vez que o objeto focaliza mais esse assunto.
3ª Etapa: Revisão e análise das produções textuais
Uma vez que a atividade interativa focaliza mais as orações subordinadas substantivas, concentre a revisão nesse ponto do conteúdo.
Retome as orações distribuídas na atividade de introdução. Em seguida, peça aos alunos que a partir dessas orações criem períodos compostos por orações subordinadas substantivas. Por exemplo:
ORAÇÃO DO ENVELOPE: Não gosto de barulho.
PERÍODO COMPOSTO POR ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA: Lembre-se de que eu não gosto de barulho.
Solicite que os alunos exponham suas criações e, coletivamente, sob a sua orientação, classifiquem as orações subordinadas substantivas dos períodos apresentados.
Materiais Relacionados
Caro professor, antes de iniciar esta atividade, caso julgue necessário,reveja os conceitos, classificações e exemplos das orações subordinadas. Para isso sugerimos as seguintes gramáticas:
• Gramática Normativa da Língua Portuguesa – Rocha Lima
• Gramática Escolar da Língua Portuguesa – Evanildo Bechara
• Nova Gramática do Português Contemporâneo – Celso Cunha
• Gramática da Língua Portuguesa – Ingedore Koch
• Português básico – Adriano da Gama Kury
• http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/gramatica.shtml
• http://www.nilc.icmc.usp.br/minigramatica/mini/sejabemvindo.htm
Os links abaixo também podem ser um bom suporte para seus estudos. Você pode apoiar-se neles também para criar atividades para seus alunos.
http://www.brasilescola.com/gramatica/periodo-composto-subordinacao.htm
Além da leitura, acesse também o “quiz” e veja alguns bons exemplos de orações subordinadas
http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/oss.shtml
Um bom resumo para orientar sua abordagem na aula sobre orações subordinadas substantivas
http://www.gramaticaonline.com.br/texto/1166
Será necessário também elaborar previamente um conjunto de envelopes contendo tiras com períodos simples e outro contendo tiras com conjunções subordinativas e pronomes relativos como por exemplo:
ENVELOPE PERÍODOS SIMPLES: Não gosto de barulho. / Viajei para a praia. / Ganhei uma bicicleta nova. / Precisei visitar minha avó.
ENVELOPE COM CONECTIVOS: porque / assim / portanto.
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