Conteúdos

Simple Past; Present Perfect

Objetivos

Ler e interpretar a letra da música One; 
Ler e interpretar a biografia do U2;
Conhecer novo vocabulário;
Interpretar os vídeoclipes de One;
Observar o uso do Passado Simples e do Presente Perfeito.

Antes de dar início às Etapas acesse a aba Para Organizar seu Trabalho e Saber Mais.


1ª Etapa: Início de Conversa
A turnê 360 do U2 quebrou o recorde de bilheteria, que era do Rolling Stones, tornando-se talvez, a maior banda de rock de todos os tempos. A música One é uma boa oportunidade para apresentar o trabalho da banda e sobre Bono, indicado ao Prêmio Nobel da Paz. Além disso, o fato da própria banda interpretar a canção One de formas diferentes é no mínimo curioso.

2ª Etapa: A biografia
Peça que os alunos leiam a biografia do U2 em grupos de 3 alunos e respondam as seguintes perguntas em inglês ou português, de acordo com o nível de inglês de sua classe:

  • Como foi criada a banda? Onde os membros da banda se conheceram? Que estilo de música tocavam na época?
  • Qual é a origem do nome da banda?
  • Que problema a banda teve, relacionado à religião?
  • Qual é um dos principais marcos na carreira da banda, de acordo com o texto?
  • Em sua opinião, por que os shows do U2 vendem seus ingressos tão rapidamente?
Faça a correção coletiva.

3ª Etapa: Vocabulário
Toque a música e peça que preencham as lacunas enquanto escutam. Se necessário, toque novamente. Faça a correção coletiva. O vocabulário de One é bastante simples. Talvez os alunos tenham dificuldade com as palavras leper (leproso) e crawl (rastejar).

4ª Etapa: Interpretação
Proponha que os alunos respondam em pares a atividade 2 sobre a letra da música. Faça a correção coletiva. Se proferir, faça as perguntas de interpretação em português. Leia sobre a letra de One em Para organizar seu trabalho e saber mais e veja as possibilidades de interpretação dadas pela própria banda.

5ª Etapa: Vídeo Clip
Mostre os três vídeo-clipes de One em Para organizar seu trabalho e saber mais e peça que escolham a versão favorita, justificando a escolha. Para isto sugira que identifiquem se há uma história sendo contada no vídeo clipe, se símbolos são mostrados e qual é o propósito de cada vídeo. Segundo a banda, a versão, sobre homossexualismo é gravada nas ruas de Berlim, mostra os membros da banda travestidos e um homem mais velho representando o pai, que na verdade é o pai de Bono. Outro vídeo, sobre tolerância e AIDS, tem como inspiração uma foto do artista David Wojnarowicz, que morreu de AIDS em 1992. O terceiro vídeo, dirigido por Phil Joanou mostra closes de Bono e uma modelo em um bar fumando.

Foto retirada do site oficial: http://www.u2.com/gallery

Materiais Relacionados

Leia aqui a biografia do U2;
Veja os videos clipes de One http://www.youtube.com/watch?v=LkLDf1uOyCc , http://www.youtube.com/watch?v=ftjEcrrf7r0&ob=av2n e http://www.youtube.com/watch?v=AaC9Ae6wv-4&feature=related;
Veja aqui a letra de One;
Leia aqui sobre a música One.

Arquivos anexados

  1. One

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.