1ª Etapa: Início de conversa
O texto poético se diferencia do texto escrito em prosa por uma série de características, embora suas fronteiras sejam tênues e polêmicas. Na poesia, a linguagem é subjetiva e seu objetivo é produzir emoção. Sob o aspecto melódico se caracteriza pelo ritmo, bem mais acentuado que na prosa e pela eventual utilização da rima. Na poesia ocorre a expressão do mundo interior do poeta, construída numa linguagem altamente conotativa, escrita na maioria das vezes em versos. Esses textos de teor poético podem apresentar-se também sob forma de prosa, mas a discussão desses limites ficam para outra conversa.
É importante saber o que é verso:
– É reunião de sílabas poéticas
– Forma uma linha de poema obedecendo a determinadas regras de harmonia e ritmo.
– Podem ser classificados de acordo com o número de sílabas, como o decassílabo (10 sílabas), redondilha maior (sete sílabas) ou redondilha menor (5 sílabas), entre outros. Mas desde o Modernismo, podem ser livres, ou seja, sem nenhuma preocupação com a contagem de sílabas poéticas.
E também o que é o poema:
– O poema é o agrupamento de vários versos.
– Possui um aspecto concreto, visível, o qual se destaca da maneira como se dispõe numa página.
– Os versos possuem ritmo, podendo ou não ter rimas, de acordo com o período literário da obra.
E, finalmente, a rima:
– É uma mais características componentes da poesia.
– São sons semelhantes que existem, principalmente, na terminação das palavras e que dão ritmo ao poema.
– Podem variar de acordo com sua posição no verso, na estrofe, conforme a sua tonicidade ou sua sonoridade.
2ª Etapa: Usando as rimas para fazer um poema
• Inicie a aula, em roda, perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em rimas. Pela para darem exemplos. Apresente algumas rimas e peça para que os alunos dêem exemplos.
• Após esse momento inicial, proponha aos alunos a criação coletiva de um poema, que será construído com apenas uma rima. Levante com eles cerca de 20 palavras com essa rima e anote na lousa. Depois, leia uma a uma e peça para o grupo comentar qual palavra se relaciona com outra.
• A partir daí, uma historia será contada. O tema será indicado pelo título. A partir dele, o grupo pode começar sugerindo versos, que serão anotados na lousa também. Cada palavra utilizada, será riscada, para facilitar a visualização do grupo das palavras restantes.
• Nem todas as palavras precisam ser usadas, pois o importante é que o poema possa ter um começo, um desenvolvimento e um desfecho, na media usando de 10 a 15 versos.
• Um dos alunos fará a leitura do texto final em voz alta e o grupo discutirá o poema. Três poemas serão criados coletivamente.
3ª Etapa: Escrevendo poemas em trios.
• Após o trabalho coletivo, divida os alunos em trios. Procure reunir nos trios alunos mais e menos experientes na escrita, assim você garante um equilíbrio maior nas produções e proporciona que os alunos tenham uma maior autonomia para produzir o texto.
• Depois, solicite que os alunos conversem e escolham duas rimas, que serão utilizadas no poema. Veja que o grau de complexidade aumenta. Mas o principio é o mesmo da atividade coletiva.
• Durante a produção escrita dos trios, o professor poderá circular pela sala auxiliando e tirando dúvidas. É importante que o professor acompanhe as discussões que poderão surgir sobre como se escrever ou sobre o que colocar no texto, pois assim ele poderá auxiliar os alunos a fazerem as melhores escolhas.
• Ao final, os alunos lerão seus poemas e discutirão tanto os conteúdos, como o uso das rimas.