Conteúdos

Rimas

Objetivos

Encontrar e verbalizar rimas para os temas selecionados;
Revisar os textos produzidos.

Caro professor, 

 

Para baixar o plano de aula completo, clique na aba Material de Apoio.

 

 
1ª Etapa: Início de conversa
O texto poético se diferencia do texto escrito em prosa por uma série de características, embora suas fronteiras sejam tênues e polêmicas. Na poesia, a linguagem é subjetiva e seu  objetivo é produzir emoção. Sob o aspecto melódico se caracteriza pelo ritmo, bem mais acentuado que na prosa e pela eventual utilização da rima. Na poesia ocorre a expressão do mundo interior do poeta, construída numa linguagem altamente conotativa, escrita na maioria das vezes em versos.  Esses textos de teor poético podem apresentar-se também sob forma de prosa, mas a discussão desses limites ficam para outra conversa.
É importante saber o que é verso:
–  É  reunião de sílabas poéticas 
–  Forma uma linha de poema obedecendo a determinadas regras de harmonia e ritmo. 
– Podem ser classificados de acordo com o número de sílabas, como o decassílabo (10 sílabas), redondilha maior (sete sílabas) ou redondilha menor (5 sílabas), entre outros.  Mas desde o Modernismo, podem ser livres, ou seja, sem nenhuma preocupação com a contagem de sílabas poéticas. 
E também o que é o poema:
– O poema é o agrupamento de vários versos.  
– Possui um aspecto concreto, visível, o qual se destaca da maneira como se dispõe numa página.
–  Os versos possuem ritmo, podendo ou não ter rimas, de acordo com o período literário da obra. 
E, finalmente, a rima:
– É uma mais características componentes da poesia. 
– São sons semelhantes que existem, principalmente, na terminação das palavras e que dão ritmo ao poema. 
– Podem variar de acordo com sua posição no verso, na estrofe, conforme a sua tonicidade ou sua sonoridade.  
 
2ª Etapa: Usando as rimas para fazer um poema
• Inicie a aula, em roda, perguntando aos alunos se eles já ouviram falar em rimas. Pela para darem exemplos.  Apresente algumas rimas e peça para que os alunos dêem exemplos. 
• Após esse momento inicial, proponha aos alunos a criação coletiva de um poema, que será construído com apenas uma rima. Levante com eles cerca de 20 palavras com essa rima e anote na lousa. Depois, leia uma a uma e peça para o grupo comentar qual palavra se relaciona com outra. 
• A partir daí, uma historia será contada. O tema será indicado pelo título. A partir dele, o grupo pode começar sugerindo versos, que serão anotados na lousa também. Cada palavra  utilizada, será riscada, para facilitar a visualização do grupo das palavras restantes.
• Nem todas as palavras precisam ser usadas, pois o importante é que o poema possa ter um começo, um desenvolvimento e um desfecho, na media usando de 10 a 15 versos. 
• Um dos alunos fará a leitura do texto final em voz alta e o grupo discutirá o poema. Três poemas serão criados coletivamente. 
 
3ª Etapa: Escrevendo poemas em trios. 
• Após o trabalho coletivo, divida os alunos em trios. Procure  reunir nos trios alunos mais e menos experientes na escrita, assim você garante um equilíbrio maior nas produções e proporciona que os alunos tenham uma maior autonomia para produzir o texto.
• Depois, solicite que os alunos conversem e escolham duas rimas, que serão utilizadas no poema. Veja que o grau de complexidade aumenta. Mas o principio é o mesmo da atividade coletiva. 
• Durante a produção escrita dos trios, o professor poderá circular pela sala auxiliando e tirando dúvidas. É importante que o professor acompanhe as discussões que poderão surgir sobre como se escrever ou sobre o que colocar no texto, pois assim ele poderá auxiliar os alunos a fazerem as melhores escolhas.
• Ao final, os alunos lerão seus poemas e discutirão tanto os conteúdos, como o uso das rimas. 

Materiais Relacionados

1. Para saber mais sobre as rimas e suas divisões:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rima

2. Para conhecer trabalhos de poesia do autor:
http://issuu.com/peiropolis/docs/viagem_02_02_2012miolo_baixa

3. Para conhecer uma atividade da Oficina de Rimas 
http://www.youtube.com/watch?v=u-wYaax6lQA

4. Para ver usos da poesia na sala de aula
http://www.youtube.com/watch?v=u-wYaax6lQA

Arquivos anexados

  1. Oficina de Rimas

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.