Conteúdos

– Ocupação da Amazônia.
– Impactos socioambientais do cultivo da soja.
– Impactos socioambientais da criação de gado.

Objetivos

– Compreender, por meio da construção de uma linha do tempo, os principais episódios relacionados à ocupação da Amazônia.

– Identificar os principais impactos socioambientais da expansão do cultivo de soja na Amazônia.
– Identificar os principais impactos socioambientais da criação de gado na Amazônia
Competência de área 3 – Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos.  H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Com a turma reunida, faça uma leitura compartilhada do texto disponível no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Essa leitura poderá ser realizada com a distribuição de cópias xerox a cada um dos alunos ou poderá ser projetada por meio de Projetor Multimídia. Ressalte aspectos que considerar relevantes durante esta leitura.

Solicite aos alunos que, individualmente, construam uma linha do tempo, com os principais acontecimentos sobre a ocupação da Amazônia relacionados no texto. Essa atividade poderá ser realizada no Laboratório de Informática (ou em tablets, na sala de aula), usando o Powerpoint (ou similar). Se realizada em sala de aula, solicitar antecipadamente revistas e cartolina. Na linha do tempo deverão comparecer: datas dos acontecimentos (em escala), descrição do acontecimento e fotos relacionadas. A imagem a seguir apresenta um exemplo de linha do tempo.

2ª Etapa: Ocupação da Amazônia na década de 80: reflexos atuais

Com a turma reunida, assista ao vídeo indicado no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho….”

Divida a turma em duplas e solicite a resolução das seguintes questões, com base nas informações do vídeo:
1) Por que ocorreu intensa migração de lavradores para a região da Amazônia no início da década de 80?
2) Qual era a condição para a posse definitiva da terra que foram concedidas a esses lavradores pelo INCRA?
3) O desmatamento dos hectares de terra doados aos lavradores foi seguido de queimada. Essa prática prejudica o solo? De que
forma?
4) Qual foi a explicação dada pelo agrônomo ao agricultor, em relação ao papel do solo no fracasso de suas plantações?
5) Quais os motivos que levaram o governo a pavimentar a estrada BR364?
6) Quais são as explicações do ambientalista José Lutzemberger para justificar a estupidez que significa a criação de gado na Amazônia?
7) O que levou o ambientalista José Lutzemberger ao Congresso americano no ano de 1984?
8) Quais os motivos das críticas que levaram a várias manifestações nos EUA contra o Banco Mundial?

3ª Etapa: Reconhecendo os impactos sobre o solo com o cultivo da soja e a criação de gado

Essa etapa será desenvolvida em duplas. Para metade das duplas distribua cópias xerox dos textos sugeridos no itens 3 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Para a outra metade da turma, distribua cópias xerox do itens 4 deste mesmo tópico. As duplas que receberam os textos disponíveis no item 3 deverão pesquisar os principais impactos socioambientais relacionados com cultivo da soja na Amazônia, ressaltando aqueles relacionados aos solos. As duplas que receberam os textos indicados no item 4 deverão pesquisar os principais impactos socioambientais relacionados com a criação de gado na Amazônia, ressaltando aqueles relacionados aos solos.

Oriente os alunos que devem produzir um material visual para apresentar os resultados finais da pesquisa nos textos e respectivas apresentações para a turma. OBS: Esse cartaz poderá ser tanto virtual (em Powerpoint, caso os alunos estejam trabalhando em computadores ou tablets) ou em cartolina (peça antecipadamente aos alunos, juntamente com revistas, para retirada de imagens).
Ao final da pesquisa, solicite a apresentação dos resultados das pesquisas. Cada dupla deverá apresentar o resultado da pesquisa, utilizando o cartaz elaborado. Complemente as informações quando julgar conveniente.

4ª Etapa: Enxergando possibilidades para a região Amazônica

Com a turma reunida assista ao vídeo sugerido no item 5 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Finalizado o vídeo, discuta com os alunos se eles consideram que seja possível produzir alimentos na Amazônia valorizando os princípios da sustentabilidade. Após a discussão, solicite aos alunos que escolham um ou mais possibilidades elencadas no vídeo e que consideram que pode(m) ser aplicada(s) na região Amazônica. Os alunos devem, com as informações obtidas nas etapas deste plano, redigir uma carta à Presidente, indicando formas de reverter a situação calamitosa em que se encontra essa região brasileira, a partir das possibilidades escolhidas no vídeo. Esta carta, apesar de ser dirigida a uma autoridade, deve ter um caráter de linguagem coloquial, guardando-se o devido respeito à figura que tem o principal posto de comando em nosso País.

5ª Etapa: questão do ENEM

(ENEM 2004) Em 2003, deu-se início às discussões do Plano Amazônia Sustentável, que rebatiza o Arco do Desmatamento, uma extensa faixa que vai de Rondônia ao Maranhão, como Arco do Povoamento Adensado, a fim de reconhecer as demandas da população que vive na região. A Amazônia Ocidental, em contraste, é considerada nesse plano como uma área ainda amplamente preservada, na qual se pretende encontrar alternativas para tirar mais renda da floresta em pé do que por meio do desmatamento. O quadro apresenta as três macrorregiões e três estratégias que constam do Plano.

Estratégias:

I. Pavimentação de rodovias para levar a soja até o rio

Amazonas, por onde será escoada.

II. Apoio à produção de fármacos, extratos e couros vegetais.

III. Orientação para a expansão do plantio de soja, atraindo os

produtores para áreas já desmatadas e atualmente abandonadas.

Considerando as características geográficas da Amazônia, aplicam-se às macrorregiões Amazônia Ocidental, Amazônia Central e Arco do Povoamento Adensado, respectivamente, as estratégias

(A) I, II e III.

(B) I, III e II.

(C) III, I e II.

(D) II, I e III.

(E) III, II e I.

6ª Etapa: Análise e fechamento

Solicite aos alunos que partilhem as conclusões. Veja elementos fundamentais para conduzir a discussão.

Para responder a essa questão os alunos devem conhecer as características das regiões amazônicas representadas no mapa e escolher, de acordo com princípios da sustentabilidade, a melhor opção indicadas pelos itens I, II e III.
Amazônia Ocidental – área de difícil acesso, com a floresta preservada, sem via de acesso. A melhor opção para essa região é a opção II.
Amazônia Central – muito ligada ao Rio Amazonas, a pavimentação da estrada Cuiabá-Santarém pode ser uma boa opção para escoamento da soja. Opção I.
Arco do Povoamento adensado – é a região amazônica que já se encontra desmatada. É a melhor opção para a manutenção do cultivo da soja, garantindo a preservação das outras regiões. Opção III.
Alternativa correta: D

Materiais Relacionados

1) No link há uma retrospectiva da ocupação da Amazônia, desde o Descobrimento.

2) O vídeo traça um panorama abrangente de como a política do governo brasileiro para a ocupação da Amazônia na década de 80 levou à degradação de enormes áreas de floresta no Estado de Rondônia. OBS: O vídeo está com alguns problemas a partir dos 35 minutos, mas é possível ser assistido.
3) Os textos disponíveis nos links http://bit.ly/1A7d4c7 e http://bit.ly/1B1GIdK apresentam os principais impactos socioambientais ocasionados pelo cultivo da soja na Amazônia.
4) Os textos disponíveis nos links http://bit.ly/1A51Zsn e http://bit.ly/1Fdnwh8 apresentam os principais impactos socioambientais ocasionados com a criação de gado na região Amazônica.
5) O vídeo disponível no link apresenta uma série de alternativas para garantir a produção de alimentos respeitando os princípios da sustentabilidade.

Arquivos anexados

  1. Ocupação do solo na Amazônia

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