Conteúdos
O Vestido de Laura
Objetivos
Reconhecer os elementos linguísticos e estilísticos que concorrem para o entendimento do poema de Cecília Meireles.
Ampliar, por meio da leitura do poema, o horizonte de expectativas do aluno em relação à leitura de poesias.
Contribuir, por meio da experiência poética e estética, para a construção do gosto por parte do aluno.
1ª Etapa: Aproximação do autor
Introduza a aula explicando que:
• Cecília Meireles é uma das principais poetas brasileiras que participou do Modernismo, importante movimento estético e cultural que ocorreu durante o século 20. O Modernismo é dividido em três gerações. Cecília pertence à Segunda Geração.
• Ela tinha horror a que a chamassem de poetisa. Sobre isso, escreveu em um poema: ”Não sou alegre, nem sou triste. Sou apenas uma poeta”.
• Um evento curioso em sua vida é que ela nasceu e morreu no mês de novembro (nasceu em novembro de 1901 e morreu no dia 9 de novembro de 1964, 48 horas depois de completar 63 anos de idade). Segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade, ela era ”Mulher bela e poeta. Mas principalmente deusa”.
• O poema que será trabalhado, O vestido de Laura, faz parte do livro Ou isto ou aquilo, publicado pela editora Nova Fronteira. Este é um livro de poesias só para crianças.
2ª Etapa: Aproximação do tema
Agora, acesse o link sugerido no item 2 de "Para organizar seu trabalho" e, junto com os alunos, leia as informações sobre a vida e a obra da poeta. Em seguida, selecione algumas informações e peça para os alunos para emitirem opiniões sobre elas.
Em seguida, acesse o link sugerido no item 1 de "Para organizar seu trabalho" e peça para que os alunos escolham algumas bailarinas pintadas por Edgar Degas e que emitam opiniões sobre a postura, a dança, o movimento, o espaço, as roupas das bailarinas, o clima de descrição impressionista dos quadros. Essa atividade é importante para aproximar o grupo da temática do poema de Cecília Meireles.
Agora, escreva o título do poema: O vestido de Laura. Pergunte aos alunos o que esperam do poema a partir do que pode sugerir o título. Ouça-os com atenção, pois, nessa fase de levantamento de hipóteses, podemos ter acesso ao perfil de leitor de nossos alunos e, além de conhecê-los melhor, conduzi-los para os propósitos concernentes à leitura do poema.
3ª Etapa: Leitura do poema
Agora, apresente o poema, mas cuide de mostrar à classe apenas uma estrofe de cada vez. A ideia é que o texto vá se descortinando aos poucos aos olhos dos alunos e que eles descubram paulatinamente a beleza do texto. Peça para observar o ritmo, a métrica, as rimas, a recorrência de palavras, a recorrência de versos etc.
O vestido de Laura
O vestido de Laura
é de três babados,
todos bordados.
O primeiro, todinho,
todinho de flores
de muitas cores.
No segundo, apenas
borboletas voando,
num fino bando.
O terceiro, estrelas,
estrelas de renda
— talvez de lenda…
O vestido de Laura
vamos ver agora,
sem mais demora!
Que as estrelas passam,
borboletas, flores
perdem suas cores.
Se não formos depressa,
acabou-se o vestido
todo bordado e florido!
Após a escrita de cada estrofe e das observações realizadas pelos alunos, acrescente as seguintes observações sobre o texto. Algumas delas tomam por base estudo da professora Marisa Lajolo em livro publicado pela editora Ática.
• No poema, houve a combinação dos sons das palavras, formando rimas. Elas estão localizadas nos versos 2 e 3 de cada estrofe.
• Os dois primeiros versos da primeira estrofe apresentam o vestido de Laura privilegiando os três babados.
• A segunda, terceira e quarta estrofes retomam, cada uma delas, o tema da primeira, especificando os detalhes de cada babado.
• A terceira estrofe sugere mobilidade e magia com borboletas voando “num fino bando”.
• A magia do vestido continua na quarta estrofe, que apresenta o terceiro babado feito de estrelas de renda, sugerindo um mundo mágico, próximo ao da lenda.
• Na quinta estrofe, aparece a voz do eu lírico, que é objetiva e claramente uma voz de comando (vamos ver). Observe que, nessa estrofe, desaparece o clima de descrição impressionista das estrofes anteriores e se instaura outra atmosfera, que vai se aproximando da realidade.
• Na quinta e sexta estrofes ocorre a interrupção brusca do clima de sonho e deslumbramento inicial das quatro primeiras estrofes.
• A sétima estrofe reforça a reversão das expectativas iniciais do poema e sugere a instauração do leitor no mundo da realidade, que é comandado pelo minuto que passa. A lição sugerida é que, se não o aproveitarmos esse tempo, deixaremos de aproveitar sua magia e encantamento.
4ª Etapa: Atividades
Atividade 1 : Jogral
O jogral é uma forma de declamar poesias em grupo. Os grupos podem ser de duas ou mais pessoas, contanto que se atinja determinado efeito: o grupo inteiro junto, um aluno lendo uma estrofe e outro, outra etc. Os alunos podem também cantar a poesia e, para tanto, podem criar a melodia. Enfim, a criatividade fica por conta dos componentes. A ideia agora é que os alunos declamem O vestido de Laura usando a criatividade. Reserve um dia para essa apresentação e convide outros grupos para assisti-la.
Atividade 2: Concurso de poesia
A partir do que foi estudado no poema de Cecília Meireles, peça para que os alunos se dividam em grupos e comecem a elaborar rascunhos de poesias para, depois, serem apresentadas na escola. Vá auxiliando-os no sentido de organizar, junto com eles, estrofes, ritmo, vocabulário, temática etc. Peça para irem refazendo os textos até acharem, em conjunto, que estão prontos. No dia da apresentação, cuide, junto com os alunos, do cenário, do figurino, da música. Reserve um dia para a encenação dos textos e convide outros grupos para assisti-la.
Materiais Relacionados
• O pintor Edgar Degas pintou várias telas cuja temática são bailarinas. Aqui você pode selecionar algumas delas para apresentar à classe como mote e incentivo à leitura do poema de Cecília Meireles.
• Uma breve biografia de Cecília Meireles pode ser encontrada no site da Academia Brasileira de Letras. Para lê-la, acesse aqui.
• Cecília Meireles escreveu vários poemas para crianças. Clique aqui e conheça alguns deles.