Conteúdos

Este plano de aula integra uma série de materiais que trata de expressões populares utilizadas na língua portuguesa, sendo dedicado à expressão “voto de minerva”. Traz informações sobre a origem e como usar essa expressão popular.

Objetivos

  • Compreender o que são expressões populares e como elas surgem;
  • Entender a origem e o significado da expressão “voto de minerva”; e
  • Saber utilizar a expressão no dia a dia.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • O que são expressões populares e de que forma elas surgem?;
  • Origem e significado da expressão popular “voto de minerva”;
  • Como usar a expressão popular “voto de minerva”; e
  • Exercícios de fixação.

Palavras-chave:

Expressões populares. “Voto de minerva”.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min./aula).

1ª Etapa: O que são expressões populares e de que forma elas surgem?

Comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são expressões populares, discutindo coletivamente tudo o que for trazido pela turma.

Em seguida, explique que expressões populares são frases ou termos usados por várias pessoas para expressar uma ideia de maneira divertida ou rápida. Essas expressões têm, muitas vezes, um significado que não é literal, ou seja, não quer dizer exatamente o que as palavras representam. Elas surgem por meio de acontecimentos da vida real, por conta de histórias, pela forma como as pessoas começam a usar certas palavras para descrever situações e, até mesmo, em razão de fatos históricos.

Conte à turma que, ao longo do tempo, as pessoas foram inventando essas expressões para descrever situações do cotidiano de forma criativa, para que todos pudessem entender rapidamente. Considerando que a língua portuguesa é falada há muito tempo no Brasil, muitas expressões surgiram ao longo dos anos e seguem sendo usadas até hoje.

Neste plano de aula, trataremos da expressão “voto de minerva”.

2ª Etapa: Origem e significado da expressão popular "voto de minerva"

Escreva na lousa a expressão “voto de minerva”. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o que acham que significa essa expressão popular. Dê a eles alguns minutos e, ao final desse tempo, um representante de cada grupo deve compartilhar as conclusões com a turma.

Depois desse momento inicial, em que você deve mediar os debates e incentivar a troca de ideias, conte aos alunos que a expressão “voto de minerva” é usada para indicar o voto final ou decisivo, em uma situação de empate, quando alguém precisa decidir entre dois lados. Conte que essa expressão vem da mitologia grega, segundo a qual Minerva (conhecida como Atena entre os gregos) era a deusa da sabedoria e da justiça. Uma das histórias mais conhecidas sobre ela envolve um julgamento em que havia um empate entre os jurados e Minerva teve que dar o voto final para decidir o resultado.

Comente que essa expressão passou a ser usada em várias situações, principalmente quando há uma decisão importante a ser tomada e as pessoas ficam divididas. O “voto de minerva” é, então, aquele voto final que resolve a questão. Assim, o “voto de minerva” representa a decisão de uma pessoa que tem a responsabilidade de escolher o caminho quando os outros não chegam a um acordo.

3ª Etapa: Como usar a expressão popular "voto de minerva"

Retomando a etapa anterior, explique aos alunos que a expressão “voto de minerva” pode ser usada sempre que alguém precisa dar o voto decisivo para resolver uma situação de empate. Diga que é uma expressão usada em contextos em que há opiniões ou lados diferentes, e é necessário que alguém finalize a escolha.

Para ilustrar, você pode usar o exemplo de uma votação na escola: suponha que a turma está dividida entre duas opções de tema para a festa de fim de ano e o número de votos é igual para os dois lados. A professora, então, poderia dar o “voto de minerva” para desempatar e definir o tema da festa.

Outro exemplo pode ser em uma brincadeira coletiva, em que há uma discussão sobre qual brincadeira fazer, e as crianças estão divididas entre dois jogos. Nesse caso, o voto de alguém que não tenha escolhido nenhum dos lados seria o “voto de minerva”, que decide o jogo a ser escolhido.

4ª Etapa: Exercícios de fixação

Abaixo, veja sugestões de exercícios de fixação:

Proposta 1: Simulação de votação

Simulem uma votação em sala de aula, que resultará em um empate. Escolha uma pessoa (que pode ser você) para dar o “voto de minerva”.

Depois da encenação, pergunte aos alunos como eles se sentiram ao verem a aplicação do “voto de minerva”. Pareceu justo/correto?

Proposta 2: Contação de história

Divididos em pequenos grupos, os alunos deverão criar histórias curtas em que foi necessário utilizar o “voto de minerva”, compartilhando-as com o restante da turma.

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: Man_Half-tube – Getty Images

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.