Conteúdos
Este plano de aula integra uma série de materiais que trata de expressões populares utilizadas na língua portuguesa, sendo dedicado à expressão “tirar o cavalo da chuva”. Traz informações sobre a origem e como usar essa expressão popular.
Objetivos
- Compreender o que são expressões populares e como elas surgem;
- Entender a origem e o significado da expressão “tirar o cavalo da chuva”; e
- Saber utilizar a expressão no dia a dia.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- O que são expressões populares e de que forma elas surgem?;
- Origem e significado da expressão popular “tirar o cavalo da chuva”;
- Como usar a expressão popular “tirar o cavalo da chuva”; e
- Exercícios de fixação.
Palavras-chave:
Expressões populares. “Tirar o cavalo da chuva”.
Previsão para aplicação:
1 aula (50 min).
1ª Etapa: O que são expressões populares e de que forma elas surgem?
Comece a aula perguntando aos alunos se eles sabem o que são expressões populares, discutindo coletivamente tudo o que for trazido pela turma.
Em seguida, explique que expressões populares são frases ou termos usados por várias pessoas para expressar uma ideia de maneira divertida ou rápida. Essas expressões têm, muitas vezes, um significado que não é literal, ou seja, não quer dizer exatamente o que as palavras representam. Elas surgem por meio de acontecimentos da vida real, por conta de histórias, pela forma como as pessoas começam a usar certas palavras para descrever situações e, até mesmo, em razão de fatos históricos.
Conte à turma que, ao longo do tempo, as pessoas foram inventando essas expressões para descrever situações do cotidiano de forma criativa, para que todos pudessem entender rapidamente. Considerando que a língua portuguesa é falada há muito tempo no Brasil, muitas expressões surgiram ao longo dos anos e seguem sendo usadas até hoje.
Neste plano de aula, trataremos da expressão “tirar o cavalo da chuva”.
2ª Etapa: Origem e significado da expressão popular "tirar o cavalo da chuva"
Escreva na lousa a expressão “tirar o cavalo da chuva”. Em seguida, divida a turma em pequenos grupos e peça que discutam o que acham que significa essa expressão popular. Dê a eles alguns minutos; ao final desse tempo, um representante de cada grupo deve compartilhar as conclusões com a turma.
Depois desse momento inicial, em que você deve mediar os debates e incentivar a troca de ideias, conte aos alunos que a expressão “tirar o cavalo da chuva” é usada para indicar que uma pessoa deve desistir de esperar que algo aconteça, pois aquilo não vai se realizar. A expressão surgiu há muito tempo, em uma época em que as pessoas andavam a cavalo com frequência.
Quando alguém chegava na casa de outra pessoa e parava o cavalo do lado de fora, era comum que ele deixasse o cavalo na chuva, esperando ali enquanto seu dono fazia uma visita. Se a visita fosse rápida, o visitante deixava seu cavalo desprotegido, apenas amarrado à frente da casa. Caso fosse demorar mais, o visitante colocava o cavalo em um local mais protegido, normalmente coberto.
Portanto, quando o dono da casa queria que o visitante ficasse mais tempo, convidava-o a tirar o cavalo da chuva, desistindo de ir embora rapidamente, com pressa. Assim, hoje usamos essa expressão para dizer a alguém que desista de alguma ideia ou plano que não vai dar certo.
3ª Etapa: Como usar a expressão popular "tirar o cavalo da chuva"
Retomando a etapa anterior, explique aos alunos que a expressão “tirar o cavalo da chuva” é usada quando queremos dizer para alguém que pare de esperar que algo aconteça, pois é uma expectativa irreal. Reforce que ela serve para alertar uma pessoa de forma bem-humorada que o que ela está pensando ou esperando não vai ocorrer. Diga que é uma expressão que se usa em momentos em que precisamos desiludir alguém gentilmente.
Para ilustrar, você pode usar um exemplo simples: se um aluno espera que vá ganhar um presente mesmo sem ter feito o que prometeu (como arrumar o quarto), você pode dizer “pode tirar o cavalo da chuva” para indicar que ele não terá o presente se não cumprir a tarefa. Outro exemplo pode ser quando uma criança espera que não terá que fazer a lição de casa, mas você diz que “pode tirar o cavalo da chuva”, pois a tarefa é obrigatória e precisa ser feita.
Sugira que as crianças pensem em outras situações em que alguém pode estar esperando algo improvável ou impossível e, juntas, criem seus próprios exemplos do uso dessa expressão.
4ª Etapa: Exercícios de fixação
Abaixo, veja sugestões de exercícios de fixação:
Proposta 1: Criação de histórias curtas
Divida as crianças em pequenos grupos e peça que cada grupo crie uma historinha curta com um personagem que espera algo improvável ou impossível. Cada grupo deve usar a expressão “tirar o cavalo da chuva” em algum momento da história, para mostrar que o personagem não conseguirá o que deseja.
Proposta 2: Completando frases
Apresente à turma três frases incompletas, sendo que em apenas uma delas faz sentido completar utilizando a expressão “tirar o cavalo da chuva”. Os alunos devem descobrir em qual delas a expressão se faz pertinente.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: Mathieu Young – Getty Images