Conteúdos

O que é terrorismo?

Objetivos

Discutir como o termo ‘terrorismo’ pode ter diversos contornos e significados.

Desenvolver o hábito do questionamento acerca do maniqueísmo no discurso.

Estudar diferenças culturais e religiosas.

1ª Etapa: Iniciando a discussão

Advirta seus alunos acerca da importância de definir conceitos nas ciências humanas, com a finalidade de compreendê-los quando inseridos em um discurso. Questione os alunos acerca do que seria terrorismo. Seria o mesmo que guerra, crime, ofensiva, batalha, agressão? Qual a diferença, por exemplo, do termo terrorismo e do termo agressão bélica?
Após colher algumas opiniões, pergunte se os atentados ao WTC podem ser considerados terroristas.

Questione também se a ofensiva dos EUA no Afeganistão e no Iraque pode ser considerada terrorista. Colha opiniões e provoque a discussão.

Ao final, tente realizar uma prévia definição, na lousa, acerca do que seria o terrorismo.

2ª Etapa: Contrapondo o termo criado com definições técnicas

Assista com os alunos as duas ‘aulas’ de Reginaldo Nasser acerca do conceito de terrorismo nos links 1 e 2 (Para organizar o seu trabalho…) Sugira aos alunos que tomem notas acerca dos principais termos e definições.

Feito isso, pergunte aos alunos se a definição inicialmente proposta necessita de reparos. Pergunte também a importância de tentar esclarecer a audiência (uma vez que os vídeos foram feitos para um jornal televisivo) acerca de tais temas.

Questione também se todo e qualquer ato de defesa pode ser considerado terrorista e peça aos alunos que avaliem alguns, como: 1. Condenar pessoas à morte, 2. Condenar pessoas à prisão, 3. Invadir um país com uso bélico, 4. Jogar bombas em cidades, 5. Fornecer armamentos a grupos revoltosos, 6. Explodir bombas em prédios governamentais. Advirta os alunos que neste exercício não se trata de conseguir “respostas certas” acerca da classificação, mas de provocar o questionamento acerca do tema.

3ª Etapa: Nós e os outros

Comente com os alunos o que foi o “Patriotic Act” dos EUA discutindo se um Estado pode ou não tomar medidas preventivas para tentar prevenir situações de risco. De outro lado, pondere quais os riscos culturais e políticos se realizados atos governamentais como este.

Veja o vídeo sugerido no link 3 acerca dos comediantes com sobrenome árabe. Discuta como estas restrições de direitos podem ter ocorrido a partir de atos de Estado de divulgar a “guerra contra o terror”. Colete opiniões acerca da importância e riscos do uso da comédia para os casos de discriminação e racismo. Peça aos alunos que registrem em seus cadernos, em poucos minutos, aquilo que acharam mais importante das discussões realizadas.

4ª Etapa: Atos governamentais e seus reflexos

Traga aos alunos cópias da notícia acerca da proibição do véu islâmico na França, disponível no link 5.

Construa com os alunos, na lousa, um quadro de prós e contras acerca da proibição francesa. Por que seria boa a medida e por que seria ruim. Até que ponto um país pode impor sua própria cultura em seu próprio território? Seria isso válido? Até que ponto tais medidas trazem uma visão superficial acerca das diferenças culturais? Quais as consequências no cotidiano dos cidadãos de tais medidas?

Passe então à importância da mensagem governamental e seus possíveis efeitos. Para isso, mostre o vídeo do discurso do presidente Barack Obama disponível no link 7 e discuta qual a relevância dele no cenário internacional.

Ao final, proponha aos os alunos que, em duplas, façam um comentário escrito acerca da seguinte questão: “seria o medo o motor do preconceito?”

Roteiro pedagógico: Prof. Ricardo Alves Barreira Lourenço

5ª Etapa: Início de conversa

Desde o início da ofensiva norte-americana, após os atentados do 11 de setembro, o “inimigo” fora classificado como terrorista. A “guerra contra o terror” fora iniciada expondo quem seriam os justos e quem seriam os terroristas. Estes conceitos foram inumeramente repetidos nos meios de comunicação, a ponto de a figura do islâmico ser confundida com a de terrorista. O medo e a discriminação se instalaram como parte de uma cultura de guerra.

Toda forma de maniqueísmo é, contudo, redutora de realidades. O que significaria o termo terrorista e qual a sua relação com o islã? Esta identificação tem causando problemas de compreensão acerca do mundo árabe e sua cultura. O presente plano de aula tem a finalidade de explorar estes termos, compreendendo o terrorismo e compreendendo como a polarização e mau uso do termo pode levar à discriminação.

Materiais Relacionados

• Veja previamente os vídeos acerca do conceito de terrorismo:
1. http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/professor-reginaldo-nasser-explica-o-que-e-terrorismo/1498563/#/Edições/20110502/page/1

2. http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/terrorismo-aula-2-do-professor-reginaldo-nasser/1513166/

• Veja previamente o vídeo acerca dos comediantes árabes em Nova York em
3. http://www.youtube.com/watch?v=E4ui4zM1ync

• Veja previamente o vídeo em que Obama discursa para o Cairo, propondo uma nova agenda de compreensão:
4. http://videos.sapo.pt/cjEZvPfDdaZjwZlt4Boa

• Leia a notícia acerca da proibição das vestimentas árabes na França. Se possível, faça cópias para seus alunos.
5. http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2011/04/11/proibicao-de-veu-islamico-entra-em-vigor-na-franca-mulheres-sao-presas-924202059.asp.

Indicações de leitura e vídeos:

• Leia sobre o “Patriotic Act”:
http://www.surjournal.org/conteudos/artigos1/port/artigo_paul.htm

• Veja a íntegra do discurso do presidente Obama no Cairo:
http://videos.sapo.pt/tY1KCSSzk0z5lagM9pyK

• Leia a íntegra do discurso do presidente Obama no Cairo:
http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI4049999-EI8141,00-Confira+na+integra+o+discurso+de+Obama+no+Cairo+Egito+I.html

• Leia uma opinião acerca da proibição das vestimentas árabes na França:
http://www.cartacapital.com.br/internacional/proibicao-a-burca-na-franca-oprimir-para-libertar

Arquivos anexados

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