Conteúdos

O Neocolonialismo e as relações de poder entre as nações.

Objetivos

? Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos;
? Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações;
? Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço;
? Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

1ª Etapa: Introdução do tema

Pergunte aos alunos se eles sabem o que foi o Neocolonialismo. Caso ninguém tenha conhecimento prévio, pergunte se eles sabem o que foi o Colonialismo, e indique a situação do Brasil em relação a Portugal.

Peça que eles descrevam as características do Colonialismo. Para resgatar algumas informações, você pode usar a atividade interativa Colonialismo disponível no Portal Net Educação.

Em seguida peça que eles estabeleçam uma relação entre o Colonialismo e o possível significado de Neocolonialismo.

Explique que o trabalho proposto  pretende discutir o que foi o Neocolonialismo, como ele afetou diversos países, e quais suas implicações até os dias de hoje.

2ª Etapa: Atividades

Proponha que os alunos acessem a atividade interativa “Neocolonialismo”, disponível no Portal Net Educação.

A exploração deve ser coletiva, de modo que, em alguns momentos, você possa propor questões para o grupo refletir e debater. As questões mais complexas, para as quais os alunos não tenham respostas, deverão ser objeto de pesquisa posterior.

Explique, portanto, que a navegação na atividade interativa não será continua, mas será interrompida regularmente para discussão, e que as questões levantadas deverão ser registradas, para retomada posterior. Estimule-os a levantarem questões durante os momentos de discussão. De preferência, questões para as quais ninguém do grupo ainda tenha resposta.

Proponha o seguinte trecho para discussão:

"No colonialismo, os objetivos eram os produtos tropicais, valiosos na Europa e, portanto, interessantes para manutenção da balança comercial favorável, e os metais preciosos. Já no neocolonialismo, os objetivos são matéria-prima, mercados consumidores e mão-de-obra barata" Prof.Eduardo Duique, http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1469153-5604,00.html

Discuta o papel da segunda Revolução Industrial, do ponto de vista da necessidade de se obter matéria prima para produzir bens e mercados para consumir produtos manufaturados produzidos pelas potências europeias. Ao final, procure trazer a discussão para a atualidade em que alguns dos países antes fornecedores de matéria prima hoje, por ter a mão de obra barata, manufaturam produtos de empresas europeias e americanas (como é o caso das roupas feitas na India e em Bangladesh, dos equipamentos de informática produzidos na China, etc.) 

Após a atividade apresentar os mapas de partilha da África e da Ásia, chame a atenção dos alunos para as principais potências europeias imperialistas. Ressalte que Portugal e Espanha, protagonistas do Colonialismo, tiveram participação diversa como potências Neocoloniais

Proponha a questão:

? Por que a Ásia e a África foram os principais alvos do neocolonialismo? Que regiões/nações foram explorados por quais nações europeias?

Após a atividade apresentar as revoltas contra o neocolonialismo, discutindo contexto e marcos de cada conflito. Organize a sala em grupos e proponha duas pesquisas: uma sobre a África do Sul e outra sobre a India. Organize a pesquisa a partir do seguinte roteiro, que deve ser pactuado e também ampliado com questões que emergiram nas etapas anteriores. É importante que você auxilie os alunos nesse momento. Muitos deles podem não estar familiarizados com esse tipo de procedimento::

? Breve histórico da região antes da chegada das potências neocoloniais.

? Interesse econômico pela região

? Marcos fundamentais do domínio neocolonial: marcos históricos, política e estruturas de dominação

? Movimentos de libertação: principais movimentos, lideranças, marcos do processo de independência (Índia) e de luta pelo fim do segregação (África do Sul)

? Breve panorama do país hoje

3ª Etapa: Elaboração de um blog

Proponha aos alunos que construam um blog ao longo do processo de pesquisa. O material deve evidenciar as informações coletadas e, dentro do possível, as relações entre os fatos históricos levantados e a atualidade.

Para isso os alunos precisarão fazer uma análise mais apurada das relações existentes entre os países exploradores e explorados, naquela época e nos dias atuais.

A pesquisa e a própria produção do material não precisam ser realizados na escola, mas é importante você criar momentos para que possa fazer intervenções, ao longo da produção.

O ideal é que todos os alunos sejam cadastrados em um mesmo Blog e possam publicar suas contribuições, em vez de criar vários blogs para esta atividade. Um aluno ou dupla de alunos poderá responsabilizar-se pela criação e configuração inicial do Blog e os outros deverão participar com a publicação da pesquisa, de modo que seja possível identificar os diferentes autores.

Importante que este blog seja divulgado na comunidade escolar e mesmo fora dela, para que outras pessoas possam comentar ou deixar contribuições. Assim, os alunos sentirão maior valorização em seu trabalho e ficarão ainda mais envolvidos. O blog poderá ser utilizado como mais um meio de avaliar o trabalho desenvolvido pelos alunos, sua compreensão dos conceitos em jogo.

Materiais Relacionados

Caro professor, os links a seguir contribuirão para melhor fundamentação a respeito do tema proposto e também poderão ser utilizados com os alunos. Há também tutoriais para produção de áudio, vídeo e uso de editor de texto que poderão ser utilizados como apoio às produções dos alunos. Acesse os links a seguir:

Sites para fundamentação conceitual

Imperialismo
http://www.historiadigital.org/search/label/Imperialismo

Quadrinhos e Neocolonialismo – Heróis e super-heróis na África e na Ásia
http://educacao.uol.com.br/historia/quadrinhos-e-neocolonialismo-herois-e-super-herois-na-africa-e-na-asia.jhtm

Conheça as diferenças entre colonialismo e neocolonialismo
http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1469153-5604,00.html

Tutoriais para uso das Tecnologias de Informação e Comunicação

Tutorial para criação do Blog – http://www.blogger.com.br

Assista aos filmes e documentários indicados abaixo. Você poderá selecionar trechos para o trabalho e para a pesquisa com os alunos:

Construindo um Império: Grã-Bretanha

Esta é a história de um dos impérios mais poderosos de todos os tempos: o império britânico. Ao longo dos séculos seus governantes obtiveram conquistas inigualáveis por meio de sua engenhosa tecnologia e engenharia, transformando a nação em um titã industrial. Para demonstrá-lo, apresentamos a primeira locomotiva do mundo, um extenso sistema de deságue, o palácio de Westminster e a mais poderosa frota naval que o mundo conheceu.
http://www.filmeshistoricos.com/2011/03/construindo-um-imperio-gra-bretanha.html.

O Mestre das Armas

Huo Yuanjia foi o maior e mais famoso mestre de toda a China. Porém, após uma grande guerra, o país foi dominado por estrangeiros. Decididos a acabar com a auto-estima do povo chinês, os novos governantes organizam um torneio que contará com guerreiros de vários países. A ideia é mostrar a todos a superioridade dos estrangeiros frente aos chineses. Mas o que eles não esperavam era que Huo decidisse também participar da competição.
http://www.filmeshistoricos.com/2010/08/filme-o-mestre-das-armas-2006.html.

Breaker Morant:

Durante a Segunda Guerra dos Boeres (os nativos sul-africanos de origem holandesa), três jovens tenentes australianos são levados à corte marcial por terem supostamente executado prisioneiros de guerra. A defesa luta bravamente para inocentá-los. O julgamento, no entanto, serve apenas para desviar as atenções pelos crimes que na verdade foram cometidos por seus oficiais superiores. Baseado em fatos reais, o tema principal é o mal da guerra.
http://www.filmeshistoricos.com/2010/07/filme-breaker-morant-1980.html.

A Sombra e a Escuridão
No final do século XIX, um engenheiro vai para a África construir uma ponte, mas acaba se deparando com dois leões assassinos que aterrorizam os operários, pois várias vítimas são feitas e mesmo com a chegada de um experiente caçador as mortes continuam. Obs: Sugerimos que os alunos sejam orientados a anotar para uma futura discussão em classe dados como: diferenças culturais entre o engenheiro inglês e os trabalhadores africanos, o impacto da presença humana no habitat africano e a mudança de hábito dos animais, a mensagem que o autor desejou passar (reforçar o etnocentrismo ou a convivência harmoniosa entre grupos sociais diferentes)
 http://www.homecinemafilmesgratis.com/baixar/a-sombra-e-a-escuridao-dual-audio-home-cinema/

Antes de iniciar as etapas abaixo consulte a aba Para Saber Mais.

Idealização NET EDUCAÇÃO | Realização: Instituto Paramitas. © Todos os direitos reservados.

Arquivos anexados

  1. O Neocolonialismo e as relações de poder entre as nações

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.