Conteúdos

Nazismo, Fascismo

Teorias raciais, eugenia e preconceito
 

Objetivos

Reconhecer as bases do nazismo durante a segunda guerra mundial

Relacionar o uso das ciências pelo partido nazista
Relacionar o desenvolvimento das ciências ao controle social e ao desenvolvimento do preconceito.
Desenvolver a habilidade argumentativa
Desenvolver a habilidade da autocrítica
Conhecer o termo ‘bioética’ e a reflexão filosófica que o envolve
 

1ª Etapa: Os efeitos da eugenia – estudando um documentário

Esta etapa pode ser dividida em algumas aulas ou mesmo como um momento de discussão mais aprofundado. O documentário Blue Eyes (Olhos Azuis) é um filme sobre um workshop idealizado e liderado por uma professora norte-americana, em que ela discrimina seus alunos por uma característica de nascença que eles simplesmente não controlam. No caso, a discriminação é feita com base na cor dos olhos dos participantes (olhos azuis).

 

A intenção da professora do filme é exatamente colocar aqueles que não sofrem a discriminação em suas vidas no lugar daqueles que sofrem. As cenas são bastante impactantes e lembram muito a opressão existente em sistemas de discriminação racial espalhados por todo o mundo.

 

Prepare seus alunos para o documentário. Por não ser um filme de mercado, os alunos precisam de alguma paciência para passarem os primeiros minutos (em que a preparação se desenvolve de forma um pouco lenta).Todavia, com o tempo o documentário vai ganhando força e os alunos têm uma tendência a se envolverem mais.

 

Você pode separar o documentário em algumas aulas e deixar 10 minutos finais para comentários e discussões sobre o que foi visto.

 

2ª Etapa: A busca da perfeição e o preconceito – Seminários de leitura ou filme

Para a etapa seguinte, planejamos um trabalho de seminários ou apresentações baseadas em um filme. Você poderá fazer uma ou duas atividades, a depender do tempo disponível de aulas e da possibilidade de abordar leituras mais aprofundadas.

 

O livro de Michael Sandel traz interessantes reflexões sobre a bioética e os limites da ciência. Dividido em 5 capítulos e um epílogo, sugerimos que a classe seja dividida em 6 ou 12 grupos, sendo que cada grupo ficaria responsável por analisar e apresentar um capítulo (ou meio, no caso de 12 grupos menores). Com isso seria possível passar por uma leitura integral do livro, apontando os principais argumentos e discussões do autor.

 

Uma atividade complementar muito interessante pode ser a visão futurista e distópica do filme Gattaca, que pode ser indicado para que os alunos vejam na escola, em aula ou fora dela. O filme, ao narrar um futuro que seleciona pessoas a partir de sua genética construída, permite uma grande discussão acerca dos efeitos futuros da aplicação da biogenética e da eugenia.

 

Como fechamento das atividades, indicamos a dissertação sobre o tema: A busca pelo ideal e o risco da discriminação. Como critérios de correção indicamos (i) uso da norma culta, (ii) estrutura textual dissertativa (iii) uso de conceitos aprendidos e (iv) uso de exemplos de repertório pessoal. 

 

3ª Etapa: Para início de conversa

O termo eugenia acabou por receber, historicamente, a conotação de má, de perversa e de desumana, em contrariedade ao que propõe o próprio termo: bem nascença, melhoramento humano. A principal razão foi o projeto racial de Hitler, desenvolvido durante a 2ª Guerra Mundial, no qual foram realizados testes e experimentos com seres humanos com o fim de manter e controlar a raça ariana e eliminar as demais, consideradas desprezíveis. Em nome deste ideal foram cometidas atrocidades. O termo hoje ganhou ainda um sentido de pesadelo e distopia. 

 

O conjunto de atividades que se segue serve para mostrar os efeitos das formas de eugenia e para questionar os limites éticos do melhoramento social e da espécie. Neste caminho, também acabamos por traçar um breve histórico do projeto nazista de eugenia. Assim, pretende-se fazer uma ligação entre o passado e o presente, buscando do estudante a reflexão sobre o atual estado do preconceito social baseado em ideais da espécie.

 

4ª Etapa: O estudo da eugenia

Inicie a aula conceituando a eugenia e fazendo a pergunta: seria lícito a uma sociedade buscar o melhoramento de seus indivíduos e, em consequência, de toda a sociedade. Na sequência, pergunte se seria lícito a uma sociedade impedir que indivíduos que não tivessem as características consideradas ‘boas para a espécie’ fossem impedidos de gerar descendentes.

 

Este debate inicial poderá ser o foco de problematização do conjunto de aulas que se segue.

 

Seguido de um debate inicial e informal, passe a apresentar algumas informações sobre a eugenia, que podem ser extraídos do texto de apoio de Lilian Denise Mai e Emília Lígia Saporiti Angerami.  Neste caminho um pouco da intenção da eugenia bem como um breve histórico das teorias acerca da eugenia podem enriquecer o repertório dos estudantes.

 

Feche esta parte da aula explicitando o conceito, diferencie eugenia positiva da eugenia negativa e comente sobre o surgimento e os principais partícipes das teorias eugênicas. 

 

5ª Etapa: A eugenia no nazismo – a busca da raça perfeita

Siga para a ligação entre nazismo e eugenia. Neste sentido, importa configurar o projeto racial de Hitler e o conceito de raça ariana. Passe pelos principais tópicos da compreensão acerca do tema por meio dos textos de Paulo Sérgio Rodrigues e Antonio Baptista Gonçalves, que oferecem uma boa visão acerca dos intentos e usos feitos pelo nazismo da evolução eugênica.

 

Esta passagem pode ser interessante pare mostrar como a perseguição dos judeus e também de negros, portadores de necessidades especiais, loucos e outras camadas sociais acaba por se converter em uma forma abjeta de opressão e preconceito. Também é sintomática a passagem da política para a ética, convertendo-se planos de dominação em regras que ativam preconceitos e a discriminação social.

 

Tente um fechamento inicial da questão por meio da retomada da pergunta inicial (etapa 1) e mostrando as consequências dos seres humanos perseguirem ‘ideais’ para a sociedade, sem considerar as peculiaridades e idiossincrasias que nos unem enquanto espécie humana.

Materiais Relacionados

Para a contextualização das relações entre a eugenia e o Nazismo, leia o texto de Antonio Baptista Gonçalves.

 
Para um estudo mais aprofundado das questões biológicas da eugenia, leia o texto de Lilian Denise Mai e Emília Lígia Saporiti.
 
Para um estudo mais aprofundado do uso da eugenia pelo nazismo, leia o texto de Paulo Sérgio Rodrigues Pedrosa.
 
Você pode ver antecipadamente o documentário Blue Eyes (olhos azuis).
 
Você pode indicar a leitura de SANDEL, Michael. Contra a perfeição. Ética na era da engenharia genética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013
 
Veja antecipadamente o filme GATTACA (1997). O filme está disponível em locadoras.
 

Arquivos anexados

  1. O nazismo e a eugenia

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