Conteúdos
Moradias do passado e do presente.
Arquitetura e história.
Cidade planejada e não planejada.
Objetivos
• Comparar diferentes tipos de construções no passado e no presente.
• Relacionar às construções os processos de transformações sofridos pelas cidades ao longo do tempo.
• Comparar uma cidade planejada a uma não planejada.
1ª Etapa: Construções de ontem e de hoje
Apresente aos alunos as fotos da cidade de São Paulo em dois tempos (link 1). Lembrando que a escolha desta cidade foi intencional, por ser uma das mais populosas do mundo e importante polo econômico do Brasil.
Propicie aos alunos comparar as imagens nos diferentes tempos, discutir o que mudou, o que permaneceu.
Crie situações onde os alunos relacionem a construção ao tempo em que elas foram feitas e as transformações ao longo do tempo:
• casas sem quintal na frente;
• residências sem garagem;
• muitas construções residenciais e poucas comerciais ou o contrário;
• altura das construções;
• nível de detalhamento das construções;
• prédios encobrindo morros antes vistos;
• diminuição de vegetação…
Organize com a turma um registro sobre as descobertas no caderno.
Em casa os alunos deverão pesquisar na internet ou qualquer outra fonte impressa (revistas, jornais…), uma imagem de construção moderna e uma antiga. Em classe, as imagens serão compartilhadas para que cada um escolha uma para descrever. Lembre-os de registrar a fonte: onde encontraram a imagem, o nome do (a)a autor (a), se houver.
Coletivamente, os alunos apresentarão as imagens com suas respectivas descrições.
Motive-os a refletirem sobre a adequação das descrições a partir das imagens e incentive-os a ampliar o detalhamento coletivamente.
2ª Etapa: A cidade onde eu moro
Levante o seguinte questionamento para os alunos:
• Todos conhecem o centro da cidade onde moram? Conte como ele é.
• Abra espaço para discussão.
Monte um Power Point (cartazes com fotos, imagens, slides…) para compartilhar com os alunos fotos de moradias e comércios da cidade onde moram. As fotos devem mostrar moradias do passado (o tempo depende da idade da cidade) e do presente. Peça ajuda aos alunos e suas famílias para montar um acervo. Veja exemplos no “Para saber mais” 1 e 2.
Em seguida, os alunos deverão registrar, em grupos:
• as principais características das construções observadas do centro da cidade;
• as transformações sofridas ao longo do tempo, como: verticalização, mudança no estilo arquitetônico, aumento da urbanização, diminuição da vegetação etc.
Proporcione um momento para que os registros sejam compartilhados e ampliados, se necessário.
3ª Etapa: Centro da cidade onde eu moro
Levante o seguinte questionamento para os alunos:
• Porque será que existem casas tão antigas no centro de algumas cidades?
Veja alguns elementos que podem ser discutidos a partir das imagens trazidas:
• Diferença do tempo de construção das cidades.
• A arquitetura é determinada pela época das construções.
• Chame a atenção para a influência de outras culturas nas construções.
• Relacione o clima local com o tipo de construção.
• Registre com os alunos os pontos fundamentais desta discussão.
4ª Etapa: Cidades planejadas
Pergunte aos alunos:
• Quem imagina o que seja uma cidade planejada?
Leve em conta as ideias prévias que eles possuem sobre esse assunto.
Organize com os alunos uma pesquisa sobre Brasília/DF. Os alunos poderão pesquisar em grupos, levando em conta um roteiro construído pela professora. Valorize a curiosidade e conhecimento prévio da turma . Veja uma sugestão para o roteiro de pesquisa (link 3). Cada grupo poderá ficar responsável por dois itens do roteiro, como nos exemplos abaixo:
• Localização de Brasília.
• Porque foi construída. Função da cidade para o país.
• Por quem foi construída.
• Possui casas antigas do período colonial? Por quê?
• Qual a organização da cidade?
• O que representa a arquitetura da cidade?
• Organizem imagens sobre a cidade.
A partir das apresentações das pesquisas dos alunos, construa um texto para organizar as ideias e o conhecimento. Este texto fará parte da organização de um mural com as fotos de Brasília que os alunos forneceram.
5ª Etapa: Fechamento
Selecione imagens de moradias antigas e modernas. Coloque as devidas legendas (tipo de moradia, localização e data da construção.). Apresente as imagens aos alunos através de Power Point, slides ou cartazes.
Peça aos alunos que realizem a seguinte sequência de exercícios a partir da observação das imagens:
• Observe as legendas das imagens. Quais são as moradias mais antigas?
• Dentro de uma mesma cidade existem construções antigas e modernas? Por quê?
• Na sua cidade existem construções antigas e modernas? Cite algumas.
• Oriente os alunos a representarem por meio de desenhos, as moradias da cidade onde moram.
• Faça uma exposição dos desenhos elaborados.
• Você poderá acrescentar a exposição outros registros feitos pelos alunos ao longo deste trabalho, mostrando o caminho da aprendizagem.
Materiais Relacionados
1. Para observar acervo iconográfico da cidade de São Paulo em tempos diferentes, acesse os links a seguir. Caso não more em São Paulo, busque imagens dos acervos de fotos de sua cidade utilizando sites da prefeitura, dos museus da cidade. Você também pode visitar o arquivo da cidade.
– Slide share – Sampa em dois tempos
– Jornal O Rebate – A colonização holandesa no Brasil
2. Pesquise previamente e prepare um Power Point (ou imprima em cartões) com imagens de diferentes tempos da sua cidade. Peça ajuda aos alunos, para que possam contribuir com fotos do acervo familiar.
3. Para saber mais sobre a cidade de Brasília, acesse:
– Cidades – Brasilia
– Informações e fotos da capital federal
– Wikipedia, História de Brasília