Conteúdos

Este plano de aula tem como foco mostrar aos/às estudantes exemplos de pessoas que nos inspiram no combate contra às injustiças. A proposta é apresentar brevemente o legado de Rosa Parks e Martin Luther King e discutir com os/as estudantes a postura dessas duas figuras importantes na resistência contra injustiças, luta pela igualdade e os princípios de direitos humanos. Pregando a não violência, Martin Luther King teve um papel fundamental pela igualdade e, junto com Rosa Parks, conseguiram mudar a lei de seu país, em uma época marcada pela segregação racial.

Objetivos

  • Conhecer as histórias de Rosa Parks e Martin Luther King como exemplos de luta pelos direitos civis e igualdade.
  • Compreender o que são direitos humanos e sua importância para a vida em sociedade.
  • Refletir sobre a importância do respeito à diversidade.
  • Reconhecer atitudes cidadãs no cotidiano escolar e na comunidade.

Conteúdos/Objetos do conhecimento:

  • Biografias de Rosa Parks e Martin Luther King como exemplos de movimentos de luta por igualdade.
  • Conceito de cidadania e direitos humanos.
  • Conquistas dos direitos civis.
  • Diversidade cultural e respeito às diferenças.

Palavras-chave:

Cidadania; Direitos Humanos; Diversidade; Racismo; Igualdade; Rosa Parks; Martin Luther King.

Previsão para aplicação:

2 aulas (50 min).

1ª Etapa: Levantando os conhecimentos sobre o tema

Organize a turma em uma roda de conversa. Comece a aula levantando os conhecimentos prévios, perguntando:

  • O que é ser tratado com respeito?
  • Todas as pessoas têm os mesmos direitos?

Em seguida, escreva a pergunta no quadro:

  • O que são direitos humanos para vocês?

Liste no quadro as palavras que surgirem (liberdade, respeito, igualdade, justiça etc.). Explique que direitos humanos são os direitos que todas as pessoas têm, apenas por serem pessoas.

Professor/a, você pode se apoiar nas definições disponíveis em:

Pergunte: “Vocês já ouviram falar na Rosa Parks e no Martin Luther King? O que sabem sobre eles?”. Ouça as respostas e explique que conhecerão mais sobre essas personalidades na aula.

2ª Etapa: Exploração do tema

Explique sobre a importância de movimentos de luta pela igualdade e pelos direitos civis e, em seguida, apresente as histórias de Rosa Parks e Martin Luther King – você pode ler trechos de suas biografias, falar sobre eles ou apresentar vídeos, como os indicados a seguir:

Vídeo 1: Rosa Parks para crianças – Biografia – Vídeo educativo – Canal Alfabrinca.

Vídeo 2: Rosa Parks para crianças – Fafá conta mulheres incríveis da história – Canal Fafá Conta.

Vídeo 3: Martin Luther King, o Pastor Ativista – Minibiografia – Canal 4V.

Converse com a turma, retomando o que entenderam sobre as biografias:

  • Por que o que Rosa fez foi importante?
  • Como ela se sentiu na situação que vivenciou no ônibus?
  • O que Rosa e Martin fizeram? O que mudou depois disso?

Outras perguntas e reflexões podem ser feitas – coletivamente ou em pequenos grupos. Caso opte por formar grupos, disponibilize materiais para pesquisa (livros, computador ou outros).

Peça para que os grupos discutam e pesquisem:

  • Qual a importância dessas personalidades históricas para a conquista de direitos?
    Gabarito: Rosa Parks e Martin Luther King foram pessoas muito importantes porque lutaram para que todos fossem tratados com igualdade, sem discriminação pela cor da pele. Eles mostraram que é possível mudar o mundo com atitudes pacíficas, coragem e união. Rosa Parks deu exemplo ao não aceitar a injustiça, e Martin Luther King inspirou milhões de pessoas com suas palavras e seus sonhos de paz e justiça.
  • Quais direitos foram conquistados a partir da luta de Martin e Rosa?
    Gabarito: O fim da segregação racial (que separava pessoas negras e brancas em lugares públicos, escolas e transportes). O direito ao voto para todos. O direito de ser tratado com igualdade, sem ser julgado pela cor da pele.
  • Ainda há direitos que precisam ser conquistados?
    Gabarito: Ainda existem pessoas que sofrem preconceito por causa da cor da pele, do gênero, da religião e outros. Por isso, a luta pelos direitos humanos continua. Cada pessoa pode ajudar respeitando o outro, sendo justa e denunciando injustiças. O sonho de Martin Luther King — um mundo com igualdade e paz — ainda é algo que todos precisamos construir juntos.
  • Organize um momento de socialização das respostas.
  • Explique que muitas outras pessoas se destacaram na luta por direitos, e essas duas personalidades são alguns exemplos.

Para fechar esse momento, fale sobre o famoso discurso de Martin Luther King “I have a dream” (eu tenho um sonho) e converse sobre o que significa “ter um sonho de justiça e paz”.

Livros que podem ser usados em aula:

Professor/a, para conhecer mais sobre Rosa Parks e Martin Luther King:

3ª Etapa: Exposição

Organize um mural/painel expondo o que a turma aprendeu ao estudar sobre o tema. O mural pode ser composto pelas produções de cada grupo – e cada grupo fica responsável por uma parte.

Sugestões:

1 – Em grupos, podem desenhar o “ônibus da igualdade”, colocando dentro dele pessoas diferentes, convivendo com respeito.

2 – No mural, o grupo escreve ou desenha seu próprio sonho para um mundo melhor, baseado na frase “I have a dream”. Exemplo: “Eu tenho um sonho de que todas as pessoas sejam tratadas com respeito.”

3 – No mural, o grupo escreve sobre: “Lutas e conquistas: o que aprendemos e o que ainda precisamos conquistar” – e ilustra com desenhos, palavras e exemplos.

Os/As estudantes podem, inclusive, convidar outras turmas, famílias ou a comunidade escolar para visitar a exposição.

4ª Etapa: Sistematização dos saberes

Organize um momento de reflexão final, em duplas, a partir das questões:

  • Quais direitos ainda são desrespeitados hoje em dia?
    Gabarito: Nem todas as pessoas são tratadas com respeito e igualdade. Muitas pessoas não têm moradia, comida, acesso à escola ou atendimento médico. Essas situações mostram que nem todos os direitos humanos são respeitados como deveriam.
  • O que podemos fazer, na escola e na comunidade, para respeitar os direitos de todos?
    Gabarito: Na escola, podemos praticar o respeito todos os dias: não excluir colegas, não zombar de ninguém, ajudar quem precisa e resolver os problemas conversando.  Podemos também ouvir as pessoas, ser gentis e tratar todos com igualdade. Na comunidade, podemos participar de ações solidárias, cuidar dos espaços públicos e defender quem sofre injustiças.

Peça para que as duplas socializem suas respostas e incentive a escuta e o respeito nas falas.

Faça um fechamento retomando as ideias principais aprendidas, reforce que respeito e igualdade são fundamentais para a paz.

Relembre que Rosa Parks e Martin Luther King mostraram que atitudes que parecem pequenas podem mudar a história.

Bom trabalho!

Plano de aula elaborado pela Professora Renata Helene Ferreira Campos.

Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Crédito da imagem: JDawnInk – Getty Images

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