Conteúdos
– O Iluminismo e o Século das Luzes;
– o Antigo Regime: o absolutismo e o mercantilismo – um breve resumo;
– os pressupostos iluministas;
– as obras e os teóricos iluministas;
Objetivos
– Compreender os pressupostos iluministas.
– Compreender o surgimento da filosofia das Luzes como reação e crítica ao Antigo Regime – o Absolutismo e o Mercantilismo.
– Conhecer e compreender algumas obras e teóricos iluministas.
– Relacionar os princípios iluministas com o surgimento da sociedade moderna.
1ª Etapa: Apresentação do Tema
Apresente aos alunos o tema a ser desenvolvido e trabalhado e os questione acerca da palavra “Iluminismo ou Ilustração”: O que é ou o que será Iluminismo?
Anote na lousa as primeiras ideias e impressões gerais dos alunos sobre o tema/a palavra/o conceito e demonstre outras palavras que tem o mesmo radical, não obstante, que pertencem à mesma família: Aluno (ausência de luz); Iluminar ou iluminado; Aluminar etc. Estabeleça assim uma relação entre a palavra (epistemologia) e o período/contexto histórico a ser estudado.
2ª Etapa: Procedimentos de Leitura
Proponha a leitura do texto e oriente os alunos para que destaquem/grifem informações que eles julgam mais importantes e, também, para que nomeie os parágrafos com palavras-chaves, pois esses procedimentos facilitam um retorno ao texto de modo mais focado.
Depois dessa leitura individual, divida os alunos em grupos (máximo 4 alunos) e proponha a construção de uma tabela no caderno – a partir das informações do texto -, com o seguinte título: “Os filósofos iluministas”. Defina critérios para a seleção das informações, tais como:
Observação: Esse exemplo de organização das informações é uma proposta, que está intimamente ligada ao objetivo da dinâmica/produto final, que será exposto mais adiante.
Caso julgue necessário, faça uma leitura coletiva do texto, explicando-o e tirando eventuais dúvidas dos alunos.
3ª Etapa: Dinâmica
Após as leituras, com os mesmos grupos antes divididos, apresente/entregue trechos de escritos dos filósofos iluministas (sem a menção dos nomes dos teóricos) e peçam que os relacionem aos autores selecionados na tabela, na etapa anterior. Na tarefa de relacionar autor e trecho, peça que justifique as escolhas feitas a partir do destaque das principais ideias ou princípios desses autores.
A dinâmica pode ser feita a partir da construção de um painel/mural feito de TNT (tecido não tecido) e tarjetas de papel cartão, contendo as informações da tabela e os trechos selecionados. A aderência do papel cartão pode ser feita com fita adesiva dupla face espuma, pois esta permite que o cartão seja retirado diversas vezes sem perder a aderência, permitindo a utilização do mesmo material com todos os grupos. Ao final de cada dinâmica, peça para os grupos tirarem uma foto (com o celular pessoal) e enviar tal imagem à professora.
Depois da dinâmica, em sala de aula, construa coletivamente o mesmo mural, pedindo auxílio dos grupos e questionando as escolhas feitas. Aproveite para ressaltar os princípios centrais da filosofia iluminista e o porquê estas surgem no contexto histórico das monarquias absolutistas europeias.
Observação: esse mural coletivo pode ser exposto na escola como uma primeira síntese de uma discussão do tema. Ao redor do mesmo, poderão estar as primeiras conclusões dos alunos (fotos) e as justificativas feitas pelos grupos.
4ª Etapa: Aula Expositiva
A partir do texto e da dinâmica realizada, construa uma aula expositiva sobre o Iluminismo e o Séculos das Luzes:
• o Antigo Regime: o absolutismo e o mercantilismo – um breve resumo:
– explique (ou retome) o contexto do Antigo Regime e as principais características políticas e econômicas (absolutismo e o mercantilismo); enfatize a intervenção absoluta do monarca em todos os aspectos da vida social, assim como a pirâmide social (estamental) – que delimita a posição na sociedade segundo o nascimento e a vontade divina; direito divino dos reis.
• os pressupostos iluministas:
– apresente e explique as principais ideias e as críticas dos autores iluministas: questionavam o poder real, os privilégios da nobreza, a religião, a economia, a educação, a escravidão, o colonialismo etc; defendiam a Razão, o progresso e o avanço da ciência, o direito de crítica e de tudo duvidar; defendiam que os homens tinham direitos/leis naturais invioláveis: igualdade, a liberdade de expressão e o direito à propriedade privada; defendiam a tolerância religiosa.
• os teóricos do iluminismo (tabela):
– a partir da tabela construída coletivamente, retome os autores já trabalhados, relacionando-os aos pressupostos mais gerais da Ilustração.
• a Encicolpédia:
– mencione a Enciclopédia, como uma tentativa dos iluministas de registrar todo o conhecimento e assim superar a ignorância e miséria humana.
• o liberalismo político e econômico:
– explicar e relacionar a proposta do liberalismo como uma contraproposta ao Antigo Regime e que tem na liberdade a sua máxima, seja de ordem política (participação popular), seja de ordem econômica (auto-regulação da economia, sem a intervenção do Estado).
• o despotismo esclarecido:
a partir da frase do rei Frederico III da Prússia (atual Alemanha): “Tudo para o povo, mas sem o povo”, explique o significado da palavra déspota e as reformas liberais feitas por alguns estados absolutistas.
• a filosofia iluminista e a revolução:
por fim, apresente algumas revoluções inspiradas nos princípios iluministas e reitere a importância do Século das Luzes na formação/constituição do homem e da sociedade modernos. Exemplos: a independência dos Estados Unidos; a Revolução Francesa; a Revolução Haitiana etc.
Observação: essa seleção de temas e recorte apenas é uma sugestão. Altere a sequência e a seleção de temas a partir da sua necessidade e do enfoque de suas aulas.
5ª Etapa: Aprofundando o Tema com HQ
A fim de aprofundar a discussão sobre a filosofia da Ilustração, faça uma leitura coletiva da charge em HQ A Raposa Iluminista, ressaltando a figura da raposa (representação da sagacidade e da esperteza) com os princípios e defesa dos iluministas.
O HQ serve também como material-síntese para o aluno, já que de modo lúdico apresenta o contexto histórico do Século das Luzes.
6ª Etapa: Sistematizando o Conhecimento
Como finalização da sequência didática, exiba aos alunos o vídeo-aula O Século das Luzes – Telecurso. Este video, apesar de ser destinado ao público do Ensino Médio, exibe de modo dramático e didático as discussões anteriormente realizadas em sala de aula. Se preferir, peça aos alunos que anotem as informações importantes, assim como as dúvidas, para que as mesmas sejam socializadas e esclarecidas, sistematizando o conhecimento trabalhado.
Observação: a mesma proposta pode ser feita com a animação “Era uma vez o Homem: O Século das Luzes”, ep. 20”. Cabe ressaltar que o video é apresentado no idioma português-portugal (PT), o que dificulta um pouco a compreensão.
7ª Etapa: Construindo um Produto Final
A partir do trabalho com a tabela, reorganize os mesmos grupos da dinâmica e proponha a construção de um novo painel, agora com os documentos “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão – (1789)”, este fruto da Revolução Francesa -, e “Constituição do Brasil (1988)”. Este último é fundamental para o debate da importância do Iluminismo para a sociedade contemporânea e para a reflexão em torno das permanências na história.
Proposta de Atividade:
• Selecione os trechos de ambos os documentos que julga necessário trabalhar com os alunos;
• Se possível, amplie e imprima os textos em uma folha A3 e peça aos alunos que os colem em uma cartolina. O trabalho também pode ser manuscrito pelos alunos;
• Divida o mesmo número de grupos para cada documento;
• Oriente os grupos a identificarem nos textos um princípio iluminista (grifando-o). Os grifos podem ter cores diferentes, para fazer a diferenciação dos conceitos.
• Identificado o princípio, peça aos mesmos que escrevam a defesa/definição iluminista para o conceito em questão. Exemplo: liberdade – para os iluministas a liberdade é um direito inviolável e inalienável de todo ser humano e isso se expressa na política (na participação) e na economia (na lei natural da oferta e da procura).
• Oriente os alunos que copiem essas definições e explicações em tarjetas de cartolina, se possível da mesma cor dos grifos, para estabelecer relação.
• Em um mural, cole os textos e as tarjetas explicativas em volta.
• Caso não seja possível relacionar princípio-definição por cores, relacione os mesmos com barbantes, com setas, por fitas etc.
Materiais Relacionados
GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2012.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de Conceitos Históricos. 3.ed. São Paulo: Contexto, 2014, pp. 210-213.
DOMINGUES, Joelza Esther. Iluminismo: do Antigo regime aos nossos dias.
– Leia e compartilhe o texto “A importância do Iluminismo Francês”;
– Leia e compartilhe os trechos abaixo:
TRECHO I
“ Não é aos homens que me dirijo, é a ti, Deus de todos os seres, de todos os homens e de todos os tempos (…). Que as pequenas diferenças entre as vestimentas que cobrem nossos fracos corpos, entre nossos costumes ridículos, entre todas as leis imperfeitas, entre todas as opiniões insensatas (…) que todas essas pequenas nuances que distinguem os átomos chamados homens não sejam motivos de perseguição”.
[Voltaire, Tratado Sobre a Tolerância, 1763. In: Historie, 3º Collection J. Monnier. Paris: F. Nathan, 1966.]
TRECHO II
“Quando na mesma pessoa, ou órgão de governo, o poder Legislativo está unido ao poder Executivo, não existe liberdade (…) E também não existe liberdade se o poder Judiciário (poder de julgar) não estiver separado do poder Legislativo (poder de fazer as leis) e do poder Executivo (poder executar, de pôr em prática as leis)”.
[Montesquieu, O Espírito das Leis, 1748. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1978, v. III, p. 24.]
TRECHO III
“Já que nenhum homem tem uma autoridade natural sobre o seu semelhante e já que a força não produz nenhum direito, restam, pois, os contratos (pactos) para a base de toda a autoridade legítima entre os homens. (…) Já vimos que o poder Legislativo pertence ao povo e só a ele pode pertencer. (…) O soberano pode, em primeiro lugar, entregar o governo a todo povo ou à maior parte do povo. Dá-se essa forma de governo o nome de Democracia. Ou, então, pode entregar o governo nas mãos de um pequeno número, e essa forma tem o nome de Aristocracia”.
[Rousseau, Do Contrato Social, 1762. In: FREITAS, G. de. 900 textos e documentos de história. Lisboa: Plátano, 1978, v. III, p. 28.]
– Leia a charge em HQ “A Raposa Iluminista” e compartilhe com os alunos;
– Leia e compartilhe o texto “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão”;
Ou
– Leia e compartilhe trechos da “Constituição da República Federativa do Brasil de 1988”;
– Assista à vídeo-aula “O Século das Luzes” – Telecurso, ep. 28 – e compartilhe com os alunos;
Ou
– Assista à animação “Era uma vez o Homem: O Século das Luzes”, ep. 20 e compartilhe.