Conteúdos

Direitos Humanos;

Hierarquia;

Sistema carcerário brasileiro;

Desigualdade social;

Filmografia de Jorge Furtado;

Objetivos

Interpretar figuras de linguagem (ironia) na linguagem cinematográfica;

Refletir sobre as estruturas hierárquicas e suas respectivas atuações;
Conhecer o universo de Jorge Furtado, a partir desse curta-metragem;
Conhecer condições e discutir mudanças do  sistema carcerário brasileiro;
Relacionar desigualdade social e sistema judiciário no Brasil;
 

1ª Etapa: Exibição do Filme

O curta-metragem O dia em que Dorival encarou a guarda tem 15 minutos, portanto, pode ser exibido e discutido em uma aula. Pode ser feita uma introdução sobre a trajetória do diretor que, desde a década de 80, foi premiado em diversos festivais nacionais e internacionais de cinema, inclusive o Festival de Berlim. Também pode ser explicado que o diretor tem como temas a discussão da realidade brasileira e da política, com filmes sobre o autoritarismo militar, a sociedade de consumo, a desigualdade.

2ª Etapa: Debate sobre o filme

Depois da exibição do curta, inicie o debate ouvindo dos jovens quais foram suas principais impressões. Lembre-se de levantar questões pertinentes à idade das turmas. O  professor pode iniciar o debate com foco no  protagonista: como ele é? Qual a sua motivação? Como ele inicia os diálogos com as respectivas patentes para conseguir o seu banho? Há posicionamento político por parte do autor? Qual é a sua intenção ao retratar o drama de um presidiário negro que chega ao extremo para conseguir algo tão simples? Conforme as patentes são requisitadas, o quê cada militar está fazendo? Como o filme mescla elementos da cultura pop (King Kong, Casablanca, etc.) com os instantes em que os oficiais vão sendo gradativamente requisitados para lidar com a situação? 

 

Aprofundando, pode-se apontar a visão crítica do diretor acerca da visão dos militares, dos direitos dos encarcerados. Esses temas são, em geral, pouco aprofundados com os jovens, muitas vezes eles têm visões simplistas e/ou estereotipadas (“todo pobre é vagabundo”, por exemplo). Há que ter um cuidado especial pois a intenção da atividade não é engessar as opiniões trazidas pelos estudantes, mas refletir sobre o contexto a partir da tentativa do diretor de fazer o público simpatizar com o drama de Dorival. É a partir daí que o diretor pretende romper  os preconceitos sobre os temas levantados. Será que consegue? 

 

O contexto do curta remete propositadamente ao regime militar. Atual, a sua denúncia é clara e objetiva. Em tempo de manifestações de onda nacionalista e conservadora, cabe ao educador elucidar a origem e as consequências das reinvindicações que cultuam a ditadura militar e o autoritarismo.

 

3ª Etapa: História do Brasil

Trabalhos de pesquisa sobre os “anos de chumbo” podem ajudar a entender a conjuntura política e social, cenários para o golpe militar de 1964. Pesquisar sobre os movimentos de apoio e de resistência ao golpe, os grupos e os personagens fundamentais no período, a relação do período da ditadura civil-militar com movimentos e grupos da atualidade. Como os resquícios desse período transitam por nossa modernidade? Enfim, são muitas as possibilidades de reflexão e pesquisa. 

Nas manifestações populares de rua, em junho de 2013, pudemos assistir à repressão da polícia militar ao movimento juvenil que teve, como início, a não aceitação do aumento das passagens de ônibus. Tal violência gerou grande repercussão na imprensa.  No entanto, na periferia das cidades, ainda há denúncias sobre a violência policial desmedida, especialmente contra jovens negros, ferindo os direitos humanos essenciais garantidos por lei. Compreender as raízes desta violência, conhecer as políticas de segurança de outros países e as possibilidades de mudança podem ser o foco de uma pesquisa. 

 

Abordar o sistema carcerário é outra temática relevante. Pesquisar e refletir sobre a lógica penitenciária, desde questões como o objetivo de recuperação dos detentos até os números de penitenciárias construídas desde a segunda metade do século XX. Como relacionar a dinâmica social vigente com um país que conta com a quarta maior população carcerária do mundo? A condição dos presídios e o seu propósito na recuperação de pessoas infratoras contribuem para a construção da cidadania?  

4ª Etapa: Ciências Humanas - Filosofia

Pode-se propor reflexões acerca de temas como liberdade, hierarquias, livre arbítrio a partir da saga de Dorival. . Vale lembrar que um dos oficiais se humaniza com o estado de Dorival e lhe oferece um cigarro.  O que aconteceu ali? Qual foi o elemento em comum que aproximou esses dois personagens? Houve uma transformação no oficial que oferece o cigarro já aceso? Como podemos olhar a história da luta desigual de um homem contra um sistema sem lógica e sem humanidade a partir de Dorival? 

Materiais Relacionados

1. O filme pode ser encontrado no youtube, sem necessidade de legenda, por meio do seguinte link.

 
2. No link há uma análise interessante sobre a obra em questão.
 
3. É possível saber mais sobre o autor no link.
 
Ficha Técnica
 
Gênero: Ficção  Diretor: Jorge Furtado e José Pedro Goulart;  Elenco: João Acaiabe, Pedro Santos, Zé Adão Barbosa; Duração: 14 min Ano: 1986     Formato: 35mm  País: Brasil/Rio Grande do Sul Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre  Cor: Colorido  
 
O dia em que Dorival encarou a guarda
 
Sinopse: Dorival precisa de um banho. Faz muito calor e todos os personagens demonstram isso em suas roupas suadas. Ao chamar o guarda pela primeira vez, o homem pede com educação ao companheiro que gentilmente o libere para o chuveiro. Esse é seu único objetivo durante toda a película. Com sua voz imponente, propositadamente lembrando um vilão de faroeste, é impossível não sentir simpatia pela figura do preso. Ao ver negado seu pedido, Dorival ameaça fazer um escândalo e quebrar todo o prédio se o guarda não chamar seu superior. O guarda, intimidado pela atitude, chama o cabo, que com a repetição da cena anterior se vê obrigado a chamar seu superior e assim o curta segue até seu desfecho. 
 

Arquivos anexados

  1. O dia em que Dorival encarou a guarda

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.