Conteúdos
O Desenvolvimento das Cidades: Transporte e Trabalho.
Objetivos
• Entender as relações econômicas e culturais entre África e o Brasil a partir da chegada dos Portugueses à Ásia ocidental.
• Entrar em contato com a história e cultura africana anterior á escravidão na América.
• Discutir as condições de vida e de trabalho dos negros, escravos na América portuguesa.
• Reconhecer que os escravos africanos trouxeram, além da força de trabalho, valores, costumes e hábitos, hoje incorporados a cultura brasileira.
Antes dar inicio às Etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.
1ª Etapa: Fechamento II.
Levante a seguinte questão com os alunos e abra uma discussão, onde todos participem. Explore as respostas de forma crítica.
• As mudanças na cidade proporcionaram melhorias para a população? Por quê?
É importante chamar atenção para o crescimento das cidades e o quanto isso modificou a vida das pessoas que moram nela:
Facilidades:
• Mais transporte e mais rápidos.
• Mais acesso aos bens de consumo.
• Mais moradias.
Problemas:
• Poluição
• Trânsito
• Violência
• Falta de espaço.
Peça aos alunos que façam uma lista da mudanças ocorridas na vida da população. Compare as hipóteses e discuta sobre elas com os alunos.
2ª Etapa: Quem trabalha na sua cidade.
Abra discussão sobre quem mora e trabalha na cidade onde vivem.
A partir das hipóteses dos alunos, elabore com eles, questões para a entrevista de um adulto sobre a profissão que ele exerce.
Valorize a curiosidade dos alunos. Eles poderão entrevistar pessoas com quem convivem a certa distância, como um jornaleiro, médico do posto de saúde, um funcionário da escola, sempre com o acompanhamento de um adulto responsável.
Veja a sugestão de roteiro para entrevista:
• Nome do entrevistador.
• Nome do entrevistado e idade.
• Data da entrevista.
• Qual o nome da sua profissão?
• Quais as funções desta profissão?
• Essa profissão sofreu mudança nos últimos anos? Quais?
• Você gosta de fazer o que faz? Por quê?
• Você gostaria de trabalhar em outra coisa? O que o impede de fazê-lo?
• Você conheceu alguma profissão que existia há alguns anos e hoje não existe mais? Qual (is)?
Organize a apresentação das entrevistas e discuta as respostas quando necessário.
3ª Etapa: Profissões do passado e do presente.
Organize imagens de profissões que não existem mais em São Paulo (link 1).
Compartilhe com os alunos e discuta sobre:
• Porque estas ocupações desapareceram?
• Elas foram substituídas? Por quê?/Por quem?
Peça aos alunos que pesquisem com a família, profissões novas, que não existiam na infância de seus pais. Eles deverão fazer uma pequena lista e compartilhá-la em sala.
Será importante discutir com os alunos as mudanças e as permanências nas profissões. Elas mudam de acordo com as novas necessidades que surgem nas cidades. Profissões antes muito importantes, hoje desapareceram completamente, como o acendedor de lampiões, por exemplo. Outras profissões apareceram com a invenção de novas tecnologias, como os técnicos em computação.
Peça aos alunos que ilustrem as profissões que conhecem e que gostariam de exercer quando adultos.
Exponha as ilustrações.
4ª Etapa: Meios de transporte.
Aproveite as imagens do link 3 e discuta com os alunos sobre os meios de transporte que existiam no passado das cidades.
Pergunte aos alunos o que as pessoas usavam para locomoverem-se de um lugar para o outro no passado e atualmente. Eles deverão organizar duas pequenas listas. Veja a sugestão:
Meios de transporte do passado | Meios de transporte do presente |
5ª Etapa: Funcionalidade dos meios de transporte.
Mostre aos alunos uma imagem onde apareçam pelos menos três meios de transporte (sugestão no link 2). Faça uma reflexão coletiva sobre a imagem:
• O que as pessoas usam para locomover-se de um ponto ao outro?
• Na imagem há um barco de passeio, mas existem barcos enormes chamados cargueiros. O que você acha que eles transportam?
• Para que servem os automóveis, os navios, os barcos, os aviões? E o metrô? Como eles contribuem para a vida das pessoas?
Auxilie os alunos a perceber que navios transportam pessoas e mercadorias. Também é importante que percebam que os meios de transporte avançaram para tornar as viagens mais rápidas, facilitando o transporte de mercadorias necessárias ao mundo.
Comente também o papel do trem e do metrô. O trem no nosso país é usado hoje quase que somente para transporte de carga, porém no passado era o principal meio de transporte já que poucos tinham carro. Vale lembrar que é um transporte atual em outros países.
Indague ainda a diferença dos meios de transporte individuais e coletivos. Como a opção pelo transporte individual (carro) impacta as cidades?
6ª Etapa: Fechamento I.
Os alunos deverão realizar, em grupos, cartazes sobre cidades urbanizadas e transportes, utilizando imagens (revistas, livros, internet…).
Os cartazes deverão conter imagens atuais de:
• construções antigas e modernas;
• trabalhadores atuais;
• meios de transporte atuais.
Os cartazes deverão ser expostos.
Materiais Relacionados
1. Para observar imagens de antigas profissões, acesse:
Profissões antigas resistem ao tempo em São Paulo.
Outros tempos e profissões.
Imagens de profissões.
Fotografias de São Paulo.
2. Clique aqui para observar imagem com meios de transporte atuais.
Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: O Desenvolvimento das Cidades: Transporte e Trabalho. Profa. Edileine Lima Souza.