Conteúdos

O Desenvolvimento das Cidades: Transporte e Trabalho.

Objetivos

• Entender as relações econômicas e culturais entre África e o Brasil a partir da chegada dos Portugueses à Ásia ocidental.

• Entrar em contato com a história e cultura africana anterior á escravidão na América.

• Discutir as condições de vida e de trabalho dos negros, escravos na América portuguesa.

• Reconhecer que os escravos africanos trouxeram, além da força de trabalho, valores, costumes e hábitos, hoje incorporados a cultura brasileira.

Antes dar inicio às Etapas consulte a aba “Para Saber Mais”.

 

1ª Etapa: Fechamento II.

Levante a seguinte questão com os alunos e abra uma discussão, onde todos participem. Explore as respostas de forma crítica.



• As mudanças na cidade proporcionaram melhorias para a população? Por quê?



É importante chamar atenção para o crescimento das cidades e o quanto isso modificou a vida das pessoas que moram nela:



Facilidades:

• Mais transporte e mais rápidos.

• Mais acesso aos bens de consumo.

• Mais moradias.



Problemas:

• Poluição

• Trânsito

• Violência

• Falta de espaço.

Peça aos alunos que façam uma lista da mudanças ocorridas na vida da população. Compare as hipóteses e discuta sobre elas com os alunos.



 

 

 

2ª Etapa: Quem trabalha na sua cidade.

Abra discussão sobre quem mora e trabalha na cidade onde vivem.



A partir das hipóteses dos alunos, elabore com eles, questões para a entrevista de um adulto sobre a profissão que ele exerce.



Valorize a curiosidade dos alunos. Eles poderão entrevistar pessoas com quem convivem a certa distância, como um jornaleiro, médico do posto de saúde, um funcionário da escola, sempre com o acompanhamento de um adulto responsável.



Veja a sugestão de roteiro para entrevista:

• Nome do entrevistador.

• Nome do entrevistado e idade.

• Data da entrevista.

• Qual o nome da sua profissão?

• Quais as funções desta profissão?

• Essa profissão sofreu mudança nos últimos anos? Quais?

• Você gosta de fazer o que faz? Por quê?

• Você gostaria de trabalhar em outra coisa? O que o impede de fazê-lo?

• Você conheceu alguma profissão que existia há alguns anos e hoje não existe mais? Qual (is)?



Organize a apresentação das entrevistas e discuta as respostas quando necessário.



 

3ª Etapa: Profissões do passado e do presente.

Organize imagens de profissões que não existem mais em São Paulo (link 1).

Compartilhe com os alunos e discuta sobre:

• Porque estas ocupações desapareceram?

• Elas foram substituídas? Por quê?/Por quem?



Peça aos alunos que pesquisem com a família, profissões novas, que não existiam na infância de seus pais. Eles deverão fazer uma pequena lista e compartilhá-la em sala.



Será importante discutir com os alunos as mudanças e as permanências nas profissões. Elas mudam de acordo com as novas necessidades que surgem nas cidades. Profissões antes muito importantes, hoje desapareceram completamente, como o acendedor de lampiões, por exemplo. Outras profissões apareceram com a invenção de novas tecnologias, como os técnicos em computação.



Peça aos alunos que ilustrem as profissões que conhecem e que gostariam de exercer quando adultos.

Exponha as ilustrações.



 

4ª Etapa: Meios de transporte.

Aproveite as imagens do link 3 e discuta com os alunos sobre os meios de transporte que existiam no passado das cidades.

Pergunte aos alunos o que as pessoas usavam para locomoverem-se de um lugar para o outro no passado e atualmente. Eles deverão organizar duas pequenas listas. Veja a sugestão:



 








Meios de transporte do passado  Meios de transporte do presente
   
   
   
   








 

5ª Etapa: Funcionalidade dos meios de transporte.

Mostre aos alunos uma imagem onde apareçam pelos menos três meios de transporte (sugestão no link 2). Faça uma reflexão coletiva sobre a imagem:



• O que as pessoas usam para locomover-se de um ponto ao outro?

• Na imagem há um barco de passeio, mas existem barcos enormes chamados cargueiros. O que você acha que eles transportam?

• Para que servem os automóveis, os navios, os barcos, os aviões? E o metrô? Como eles contribuem para a vida das pessoas?



Auxilie os alunos a perceber que navios transportam pessoas e mercadorias. Também é importante que percebam que os meios de transporte avançaram para tornar as viagens mais rápidas, facilitando o transporte de mercadorias necessárias ao mundo.



Comente também o papel do trem e do metrô. O trem no nosso país é usado hoje quase que somente para transporte de carga, porém no passado era o principal meio de transporte já que poucos tinham carro. Vale lembrar que é um transporte atual em outros países. 



Indague ainda a diferença dos meios de transporte individuais e coletivos. Como a opção pelo transporte individual (carro) impacta as cidades?



 

6ª Etapa: Fechamento I.

Os alunos deverão realizar, em grupos, cartazes sobre cidades urbanizadas e transportes, utilizando imagens (revistas, livros, internet…).



Os cartazes deverão conter imagens atuais de:



• construções antigas e modernas;

• trabalhadores atuais;

• meios de transporte atuais.



Os cartazes deverão ser expostos.

 

Materiais Relacionados

1. Para observar imagens de antigas profissões, acesse:

Profissões antigas resistem ao tempo em São Paulo.
Outros tempos e profissões.
Imagens de profissões.
Fotografias de São Paulo.

2. Clique aqui para observar imagem com meios de transporte atuais.

Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO | Plano de aula: O Desenvolvimento das Cidades: Transporte e Trabalho. Profa. Edileine Lima Souza.

Arquivos anexados

  1. O Desenvolvimento das Cidades: Transporte e Trabalho

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.